Principais Fatores na Decisão de Compra no Ecommerce

Última atualização em 10 de novembro de 2020 por Maria Alice Medeiros

Os hábitos de consumo dos brasileiros estão sendo modificados muito rapidamente. Segundo o Ecommerce Trends 2018, as prioridades dos consumidores variaram bastante no último ano. Saiba quais são os principais fatores na decisão de compra no Ecommerce brasileiro:

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Decisão de Compra: Fatores Positivos

Segundo o levantamento, o principal fator que leva o consumidor a concluir uma transação online é o preço mais barato do que a loja física.

Com a diminuição de custos (não precisa de tantos funcionários, estrutura física, contas de água e energia…) a operação no Ecommerce é muito mais barata do que em uma loja física.

Assim sendo, é comum que o preço dos produtos seja menor.

Essa também é a percepção dos consumidores, que gostam de sentir que estão “economizando” naquele produto que já tinham a intenção de comprar, mas que está mais barato online.

Ranking dos Fatores positivos

No Top 5 de fatores que influenciam positivamente na decisão de compra estão:

1 – Preços Mais Baratos que os das Lojas Físicas (70,2%)
2 – Facilidade de Comparar Preços e Produtos (69.2%)
3 – Mais Comodidade (67.1%)
4 – Possibilidade de Ver Reviews e Comentários (46,6%)
5 – Apresentar Descrições Completas (38,5%)

Além deles, também foram citados outros pontos que são bem vistos pelos consumidores, como Cupons de Desconto, Indicação e Ser o Único Lugar em que o Produto está Disponível.

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O que mudou em 1 ano

Todos os dados apresentados até agora são referentes à pesquisa referente a 2018.

Quando comparados aos resultados de 2017, a principal mudança de comportamento é que os 4 primeiros fatores foram levemente menos citados ano passado do que há dois anos.

Em contrapartida, Descrições, Indicações e Ser o Único Lugar disponível apresentaram um pequeno crescimento.

Decisão de Compra: Fatores Negativos

Dentre os fatores que influenciam a decisão de compra de forma negativa, os campeões foram: Taxa de Frete Cara (55,6%), Impossibilidade de Experimentar e Tocar o Produto (44,4%) e Falta de Confiança (33,3%).

Outros pontos citados que também atrapalham a concretização da venda foram Impossibilidade de Negociar Preços e Tempo de Entrega Muito Longo.

A questão do frete é sempre a mais delicada, uma vez que se o lojista absorver o custo da entrega, terá que aumentar o preço do produto, perdendo competitividade.

A ideia é balancear preço ofertado e frete, além de buscar alternativas logísticas e tentar baratear o custo do transporte.

Fazer um contrato com os Correios ou encontrar outros operadores (especialmente para entregas locais) pode ser uma alternativa interessante.

Leia mais: 5 Alternativas criativas para dar frete grátis sem sair no prejuízo

Ranking dos Fatores Negativos

Esses são os fatores citados que influenciam negativamente a decisão de compra:

1 – Frete Caro (55,6%)
2 – Impossibilidade de Experimentar e Tocar o Produto (44,4%)
3 – Falta de Confiança (33,3%)
4 – Impossibilidade de Negociar Preços (22,2%)
5 – Tempo de Entrega Muito Longo (11,1%)
6 – Outro (11,1%)

decisao de compra frete

O que mudou em 1 ano

Ao comparar os dados referentes a 2018 e 2017, é fácil perceber que o consumidor realmente está mudando suas prioridades em relação à decisão de compra.

O motivo “Impossibilidade de Experimentar e Tocar o Produto” caiu 27%, o que mostra que os brasileiros estão se acostumando com as compras online.

A questão do frete subiu 41,3% e a falta de confiança foi citada 9% mais. É possível aferir que os compradores estão tomando decisões mais informadas em relação ao Ecommerce, pesquisando e buscando marcas com as quais se sentem seguras, mas que continuam considerando o preço como algo fundamental.

Os três últimos fatores foram citados pela primeira vez em 2018.

Isso só reforça a importância que o mercado digital deve dar às novas demandas que vão surgir à medida que o consumidor vai criando novos hábitos de consumo.

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As mudanças nos hábitos de consumo e nos fatores que influenciam a decisão de compra dos brasileiros vão continuar a aparecer.

Os negócios que estiverem despreparados e não prestarem atenção nas prioridades do seu público correm o sério risco de fracassar.

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