Clique e Retire: Entenda o Modelo em Alta nos Grandes Players do Mercado

Última atualização em 12 de agosto de 2021 por Ana Júlia Parreira

O clique e retire é uma inovação no modelo de entregas que tem sido cada vez mais adotado pelas empresas de varejo. É definido como uma forma simples de os consumidores adquirirem produtos online e fazerem a retirada de forma rápida e simples, sem se preocuparem com frete ou prazos de entrega… 

Ou seja, fatores cruciais para quem está comprando e, obviamente, também para quem está vendendo.

Com isso, muitas lojas no Brasil já disponibilizam o clique e retire em suas vendas. Uma delas é a Lojas Americanas, uma das primeiras varejistas a apostar na modalidade e que já está colhendo bons frutos, visto que, somente no 1º semestre de 2021 o serviço de clique e retire teve aumento de 363% na rede.

Ao longo deste artigo, vamos explicar em detalhes como funciona o serviço de clique e retire, suas vantagens e como os vendedores de marketplace podem sair ganhando com essa iniciativa. Veja!

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(Imagem: Pexels)

O que é o Clique e Retire?

O sistema clique e retire é algo que vem acontecendo há algum tempo já e engloba tanto o online quanto o físico. Basicamente, o clique e retire permite que o consumidor, ao realizar uma compra online, escolha um local, dia e horário de sua preferência para retirar o produto em uma unidade física.

Para isso, o comprador fecha a compra no site, escolhe o clique e retire como opção de entrega e, após a confirmação de pagamento, uma notificação é enviada para esse cliente com informações para retirada da mercadoria em um ponto fixo.

Esse ponto pode ser uma loja física da rede, uma agência dos Correios ou em lockers – armários inteligentes que são distribuídos em locais estratégicos de uma cidade ou região.

Ou seja, estratégias que facilitam ainda mais a vida dos consumidores e aumentam as chances de venda dos empreendedores… 

Por que as Varejistas Estão Apostando no Clique e Retire?

No 1º semestre de 2021, o Ecommerce atingiu o maior número de vendas em toda história, segundo o relatório WebShoppers 44 realizado Ebit | Nielsen.

Ao todo, houve um crescimento de 31% em comparação ao 1º semestre de 2020, registrando o total de R$ 53,4 bilhões. Além disso, outro ponto interessante que a pesquisa mostrou é que 78% dos consumidores têm preferência pela modalidade de frete grátis.

Diante disso, adaptar a logística de uma empresa a novas estratégias, como o clique e retire, que é gratuito para o comprador, acaba sendo algo fundamental para lidar com tantas mudanças nos hábitos dos consumidores.

Principalmente em meio a lógica que domina o mercado hoje, que é a de quem vende mais rápido, vende mais.

Vantagens do Clique e Retire

Está claro que o serviço de clique e retire está se tornando cada vez mais presente no varejo de forma geral, certo? A razão para isso são as vantagens que essa estratégia representa, tanto para o cliente, quanto para as empresas em si. Confira a seguir algumas delas!

1 – Retirada Mais Rápida do Produto

Na maioria das vezes, os produtos que estão disponíveis na modalidade clique e retire sempre estão em estoque nas lojas ou em locais próximos do consumidor… 

Logo, quando a opção clique e retire é escolhida, o período entre a conclusão da aquisição, liberação e entrega do item acaba sendo menor do que o tempo em todo o processo de entrega feito pelos Correios ou transportadoras, por exemplo. 

Ou seja, o consumidor fica com o pedido em mãos de forma mais rápida, algo extremamente importante quando o assunto é a satisfação do cliente e o aumento das vendas de um negócio – como explicamos melhor a seguir…

2 – Maior Conversão de Vendas ao Utilizar o Clique e Retire

Uma vantagem direta para os empreendedores online que possuem lojas físicas é que o clique e retire possibilita o aumento das vendas

Aliás, quando um cliente escolhe retirar a mercadoria em uma loja física, a possibilidade desse consumidor conferir outros produtos dessa loja e, consequentemente, comprar outros dispostos nas prateleiras é bem maior.

3 – Elimina do Frete

Você sabia que 82% dos brasileiros já desistiram de uma compra pelo valor do frete? É o que afirma a pesquisa E-commerce Trends.

Isto é, por muita das vezes, o custo e o prazo do frete são fatores determinantes que interferem diretamente na decisão de compra de um cliente…

Além disso, o clique e retire evita eventuais problemas que podem surgir nas entregas, por exemplo. na prática, o processo fica mais rápido, pois o produto estará “esperando” o comprador ir buscá-lo no dia e horário que for mais conveniente.

4 – Satisfação do Cliente 

Não há como ignorar que a satisfação do cliente gera uma imagem positiva ao seu negócio. Aliás, cliente satisfeito é cliente fidelizado, diga-se de passagem… 

Por isso, oferecer ao consumidor diversas formas de entrega, incluindo a modalidade clique e retire, pode promover o seu Ecommerce e gerar ainda credibilidade à sua marca em meio ao mercado como um todo.

Resumindo?

Apostar no clique e retire fica possível conquistar uma maior satisfação dos clientes e, ao mesmo tempo, também tem tudo para aumentar o faturamento do seu negócio online.

Mas, Afinal, o Compre e Retire Beneficia os Sellers?

Para quem quer ou já vende online os marketplaces devem ser vistos como um poderoso canal de vendas, visto que há uma forte audiência dentro desses grandes shoppings virtuais…

Com isso, tendo o clique e retire disponível em marketplaces como as Lojas Americanas, Amazon e Mercado Livre, os lojistas que vendem por lá acabam sendo amplamente beneficiados por toda essa rapidez e agilidade nas entregas…

Aliás, clique e retire promove aumento considerável no número de vendas e gera mais reconhecimento para os sellers

Logo, tenha em mente que os grandes players do mercado não estão perdendo tempo quando o assunto é faturar cada vez mais no Ecommerce. E, com isso, a chance do seu negócio faturar alto nesses espaços é bem grande…

Afinal de contas, são diversos os investimentos em logística que estão sendo feitos nos últimos meses pelas grandes varejistas. E quem ignora isso está, simplesmente, desperdiçando valiosas oportunidades de venda.

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