Por que o Estoque Parado Está Acabando com o seu Negócio?

Última atualização em 29 de outubro de 2021 por Ana Júlia Parreira

Se você empreende no Ecommerce, certamente teve que lidar com a situação de ter estoque parado. Esse problema impede o bom funcionamento das lojas, sejam físicas ou virtuais, e afeta diretamente a lucratividade dos negócios.

Esse cenário acontece principalmente porque alguns comerciantes não sabem controlar adequadamente o armazenamento de produtos e acabam comprando mais itens do que o demandado… 

Entretanto, existem algumas medidas eficazes para ajudar a evitar o estoque parado. Para saber sobre isso em detalhes, continue a leitura do artigo…

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(Imagem: Pexels)

Principais Consequências do Estoque Parado

Perda de Produtos por Validade ou Sazonalidade

Ao ficarem muito tempo no estoque, produtos perecíveis podem sofrer possíveis danos ao atingirem a data de validade, o que inviabiliza a comercialização e causa prejuízos ao lojista…

Além disso, a sazonalidade pode afetar a venda das mercadorias, levando prejuízos ao comerciante. As datas comemorativas são um exemplo disso. Nelas, as vendas tendem a disparar, fator que leva alguns comerciantes a estocarem mais produtos do que o necessário e depois ficarem com esses itens parados no armazenamento.  

Estoque Parado Causa Baixa Liquidez 

Liquidez é a facilidade com que um ativo é convertido em dinheiro, sem que haja perda significativa em seu valor. Ou seja, é o faturamento do negócio

Nesse caso, o estoque parado colabora para que o empreendimento tenha baixa liquidez. Justamente porque os produtos não têm saída e o valor investido na compra, não é recuperado e não gera lucro ao lojista. 

Ou seja, um grande problema…

Custos com Manutenção de Estoque

A manutenção de estoque em si já gera gastos, principalmente porque exige uma boa estrutura física e, em alguns casos, funcionários especializados na organização daquela área. 

Com o estoque parado, os gastos com essa manutenção podem ser ainda maiores, principalmente porque um estoque cheio demanda de mais espaço e até mesmo de mais pessoas focadas na organização.

Além disso, dependendo do tipo de mercadoria, alguns custos de armazenamento específicos podem gerar mais gastos ao negócio, como itens perecíveis que necessitam de refrigeração, por exemplo…

No entanto, existem algumas medidas para livrar os negócios do estoque parado. Confira a seguir… 

Como Evitar o Estoque Parado?

Promova uma Boa Gestão do seu Negócio

Realizar uma gestão de negócios eficiente é um passo importante para impedir o estoque parado. Através disso, é possível manter a organização nas operações, definir métricas, tomar decisões e alcançar bons resultados em vendas.

Um sistema ERP pode ser muito eficiente para auxiliar nessa missão. Trata-se de um sistema de gestão que facilita a vida de muitos lojistas ao integrar diversas áreas de uma empresa, centralizando informações de diferentes setores. O ERP é eficaz para:

  • Promover gestão financeira;
  • Emitir notas fiscais;
  • Controlar o estoque;
  • Integrar sistemas;
  • Controlar gestão de pedidos.

No Ecommerce, o uso do ERP é ideal independentemente do tamanho do empreendimento. Afinal, manter a organização de todas as atividades é fundamental.

Pesquise Sobre o Produto no Mercado

Para evitar estoque parado, é interessante realizar pesquisas sobre cada produto que é vendido na loja virtual. Principalmente porque o comércio está sempre mudando… 

Um item pode estar em alta hoje, mas amanhã pode dar lugar a outro e assim sucessivamente. Portanto, é preciso estar informado e acompanhar sempre o mercado de Ecommerce. Isso ajuda na hora de comprar a quantidade certa de produtos, para que atendam a demanda necessária e tenham boa saída. 

Conheça os Interesses do Clientes Para Evitar o Estoque Parado

Para que os produtos sejam vendidos com frequência e o estoque parado não seja mais uma realidade, o empreendedor precisa conhecer os interesses dos consumidores

Ter conhecimento sobre os gostos e preferências dos clientes, ajuda o comerciante a saber exatamente quais produtos têm mais saída de venda e quais saem menos. Então, tenha uma persona bem definida e faça uma análise do histórico de compras dessas pessoas. Isso vai ajudar a criar táticas de saída mais eficazes.

Invista em Estratégias de Venda

Ao perceber que a loja virtual está com o estoque parado, pense em técnicas de venda que possam movimentar as mercadorias e chamar atenção dos clientes. Realize promoções, implemente frete grátis por um curto período de tempo, ofereça descontos

Além disso, não esqueça de se dedicar à divulgação da loja virtual para que essas táticas deem certo. Uma dica é investir em tráfego pago, promovendo anúncios em redes sociais como o Instagram e Facebook, por exemplo.

Não Ignore Realizar Uma Boa Gestão de Estoque 

Para evitar que problemas como estoque parado apareçam com frequência no cotidiano do seu negócio, você não pode deixar de promover uma gestão de estoque eficiente. Isso é a base para o bom funcionamento de qualquer empreendimento.

A intenção da gestão de estoque é justamente evitar a falta ou o excesso de mercadorias. A partir dela, é possível garantir a excelência no planejamento, a execução e o controle de todas as mercadorias da empresa…

Além disso, essa prática também garante o bom desenvolvimento das operações e a otimização dos recursos disponíveis, o que ajuda na redução de custos e no aumento da produtividade. Ou seja, a gestão de estoque é eficaz para impulsionar todo o processo da empresa, para organizar as atividades e gerar mais retorno.

Vale mencionar, ainda, que essa prática possibilita que todas as demandas da loja sejam atendidas, inclusive em períodos de baixa ou de alta procura dos produtos. Por isso, não tem jeito: a gestão de armazenamento é indispensável não apenas para evitar o estoque parado, mas também para permitir o andamento das vendas!


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