45% dos Lojistas Dedicam Maior Parte dos Esforços aos Marketplaces, Aponta Pesquisa

Última atualização em 16 de dezembro de 2021 por Felipe Vannucci

Uma pesquisa feita pela startup de solução de vendas online Olist aponta que 45% dos lojistas concentram a maior parte dos esforços nos marketplaces. O empenho dos vendedores nesse sentido está relacionado à equipe, tempo e recursos utilizados para vender nas plataformas.

Nesse contexto, 29% disseram estar em múltiplas plataformas. No que diz respeito a anúncios pagos, 20% responderam investir nesse recurso e 8% dispõem de campanhas bem ranqueadas nos marketplaces. Além disso, 16% dos criaram um relacionamento próximo com os consumidores e 12% informaram que a loja física tem uma boa localização. 

marketplaces
(Imagem: Freepik)

O levantamento ainda aponta a satisfação dos lojistas no que diz respeito às operações nessas plataformas:

  • 33% dos participantes disseram que a experiência é satisfatória;
  • 20% afirmaram ter problemas com as vendas;
  • 4% estão insatisfeitos com os marketplaces. Inclusive, 12% dos respondentes contaram estar à procura de novos canais de vendas

Além disso, o levantamento também mostra que 25% dos participantes afirmaram que boa parte da sua dedicação reside no Ecommerce próprio, enquanto 20% disseram focar nas operações de loja física. Já 8% dos respondentes concentram seus empenhos em vendas pelas redes sociais.

Lojistas Também Focam em Criar Engajamento nas Redes Sociais

Entre os participantes da pesquisa, 33% responderam que o principal propósito das redes sociais para seu negócio é criar engajamento com o consumidor final

Na prática, 25% dos sellers utilizam as redes sociais com foco na criação de conteúdo sobre loja, marca e produtos. Já 20% dos respondentes afirmaram usar as plataformas para ter presença de marca e transmitir confiança aos compradores. 

Uma das perguntas aos indivíduos que participaram do estudo é sobre a experiência com as plataformas. Assim, 47% disseram sentir que não exploram todo o potencial que as redes têm a oferecer para o seu empreendimento…

Enquanto 16% contaram estar satisfeitos e 12% querem ampliar a exposição do seu negócio nas redes. Por outro lado, 8% ainda não usam esses canais…

Falta de Tempo é Dificuldade dos Lojistas de Marketplaces

No que se refere à dificuldade dos vendedores na hora de vender online, 25% indicam a falta de tempo para se dedicar às operações para vender no marketplace. Além de:

  • Administrar as ferramentas da loja, como plataformas de marketplaces, ERP, Ecommerce próprio, redes sociais (20%);
  • Falta de mais informações estratégicas para ajudar na tomada de decisões (20%).

O levantamento ainda indica que 16% dos participantes disseram que não vendem a quantidade desejada. E cerca de 4% compartilharam as dificuldades referentes à logística, falta de suporte para o negócio e coordenação de múltiplos canais de venda.

Apesar das frustrações mencionadas pelos participantes da pesquisa, os marketplaces são considerados extremamente rentáveis para os empreendedores que desejam entrar no mercado de Ecommerce…

Afinal, os lojistas podem tirar proveito da reputação de grandes companhias, como Mercado Livre, Magazine Luiza e Americanas, que permitem a inserção de anúncios de lojas parceiras. Mas não apenas da performance dessas empresas…

A quantidade de marketplaces com atuação no mercado nacional tem crescido gradativamente ao longo dos meses. E, geralmente, as plataformas oferecem soluções, como Central de Vendedores, serviço de Ads e qualificações, que ajudam os sellers a se destacarem nas plataformas. 

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