Olist é o Mais Novo Unicórnio Brasileiro

Última atualização em 15 de dezembro de 2021 por Maria Alice Medeiros

O Olist, startup que atua no segmento de Ecommerce ajudando empreendedores a vender online, acaba de se tornar o mais novo unicórnio brasileiro após captar US$ 186 milhões (valor equivalente a R$ 1 bilhão) em uma rodada de investimentos.

O título veio após a conclusão de uma captação série E liderada pela Wellington Management, empresa de gestão de investimentos. A ação também contou com participações de bancos e fundos como Corton Capital, Globo Ventures, SoftBank, Goldman, Valor Capital Group etc.

olist
(Imagem: Julia Yazbek/Endeavor Brazil)

É interessante destacar que a nova captação acontece 1 ano após o Olist receber aporte de mais de R$ 300 milhões em rodada de investimento liderada pelo SoftBank. E alguns meses depois da captação série D pela empresa, no valor de R$ 144 milhões.

Com isso, a Olist vem realizando diversas aquisições de negócios ao longo do ano. Bons exemplos foram a compra da Tiny, empresa de sistema de gestão, que disponibiliza sistema ERP para os clientes da plataforma, e a aquisição da Vnda, plataforma de Ecommerce, que oferece recursos omnichannel para os clientes.

A atração dos investidores pelo Olist pode ser explicada pelo mercado de atuação da companhia e pelo crescimento disparado da startup nos últimos meses. Para você ter uma ideia, em abril deste ano, o Olist tinha a meta de crescer 2,5 vezes na comparação entre 2020 e 2021. Porém, a projeção foi superada e a empresa já cresceu 3 vezes neste ano.

Assim, com a captação e o título de novo unicórnio brasileiro, o Olist quer ir além das plataformas de Ecommerce…

Olist Pretende Fazer Investimentos Com Nova Captação

O Olist afirma ter interesse em realizar novos investimentos e aquisições para ajudar uma base de mais de aproximadamente 45 mil lojistas a ter ferramentas mais avançadas de logística e entregas. 

Além disso, em 2022 a startup vai inaugurar um centro de distribuição em Barueri, no interior de São Paulo. O objetivo da estratégia é ajudar os vendedores a acelerar as entregas de produtos, fazendo com que os itens cheguem mais rápido aos centros de distribuição menores da empresa espalhados pelo país. 

Outra meta do Olist para os próximos meses é fornecer mais serviços financeiros. Hoje, os vendedores parceiros já podem contratar crédito para capital de giro, mas a companhia pretende lançar outros modelos de crédito eficientes para acelerar vendas a partir do ecossistema do Olist. 

Vale mencionar ainda que a startup visa expandir operações para outros países. O México, por exemplo, já conta com os serviços da plataforma, mas outros países estão no radar da empresa também.

Portanto, fica claro que o Olist não esconde o objetivo de crescer ainda mais como opção para vendedores por todo o país e aumentar a reputação no mercado. E o título de novo unicórnio brasileiro mostra que a empresa está no caminho certo para que isso aconteça. 

RECEBA CONTEÚDO EXCLUSIVO NO SEU EMAIL (GRÁTIS)

Inscreva-se gratuitamente e receba as Principais Notícias do Mercado no seu e-mail toda semana!

Mais Lidas

Confira outros conteúdos:

Artboard 2 copy 2

O Ecommerce de Sucesso é um portal de informações sobre o Mercado de Ecommerce. Aqui são abordadas notícias e informações sobre os assuntos Economia, Marketing, Comércio Eletrônico, Varejo, Negócios, Mercados, Política e Tecnologia. Conteúdo independente interpretado com a visão dos nossos especialistas.

ECOMMERCE DE SUCESSO © 2020.