19 Dicas Cruciais Para Você Montar sua Loja Virtual de Cosméticos

Última atualização em 21 de dezembro de 2021 por

Um erro comum dos empresários iniciantes no Ecommerce é começar sem um método, com pouco ou quase nenhum estudo sobre o assunto. Acredite, isso não pode acontecer se você quer montar uma loja virtual de cosméticos de sucesso. 

Então, é preciso que você tenha em mente que existem etapas a serem realizadas para tudo dar certo nos negócios. E sabe por que elas são importantes? Porque a concorrência é bem grande…

Segundo o provedor de pesquisa do mercado Euromonitor International, o Brasil é o 4º maior mercado de beleza e cuidados pessoais do mundo. O país só fica atrás nessa lista dos Estados Unidos, China e Japão. Na categoria de fragrâncias, inclusive, os brasileiros estão em 2º lugar, atrás apenas dos americanos.

Além disso, é esperado um crescimento de 4,76% no setor até 2030 no Brasil, segundo previsão da consultoria de mercado americana Goldstein Research. Logo, não há como negar o potencial da comercialização de cosméticos no país…

Então, para te ajudar nisso, elaboramos uma lista com algumas dicas ESSENCIAIS para a sua loja ser um verdadeiro sucesso na internet. Dá só uma olhada!

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Como Montar uma Loja Virtual de Cosméticos?

1 – Faça um Plano de Negócios

Ao pensar em como montar uma loja virtual de cosméticos, saiba que o plano de negócio é a base de todo o seu empreendimento. Na prática, é um documento em que você vai escrever informações importantes sobre a sua empresa, desde pontos cruciais para o crescimento até questões que podem dificultar o sucesso do seu negócio… 

Por exemplo: quantidade ideal para cada produto no estoque, nomes dos fornecedores, capital de giro, meios de pagamentos disponíveis, se vai optar pelos Correios ou transportadoras na hora da entrega, profissional responsável por tirar fotos dos produtos, quem vai criar o site etc. 

Pense assim…

Faça um plano de negócios bem completo para evitar eventuais riscos e surpresas desagradáveis que possam aparecer pelo caminho.

2 – Você Não Precisa de Uma Loja Virtual

Sim, é verdade. Por mais que essa frase pareça estranha, esta é a nossa primeira dica para quem pensa em como montar uma loja virtual e vender cosméticos pela internet. Vou explicar…

Apesar de o senso comum afirmar que um site é fundamental para começar no Ecommerce, isso não é verdade. 

Uma boa maneira de começar é utilizando as redes sociais e os Marketplaces, como Mercado Livre, Amazon, Magazine Luiza e tantos outros. Eles vão te ajudar a gerar tráfego para a sua futura loja virtual. 

Quanto às redes sociais, o Instagram é uma plataforma a ser considerada por quem vende online, devido às funcionalidades disponíveis. Por exemplo, o Instagram Shopping, que permite a criação de uma loja integrada ao seu perfil na rede.

Adotando essa estratégia, você simplifica a operação e tem a oportunidade de testar seus produtos, garantindo que exista uma demanda real para eles…

Só algum tempo depois, com mais confiança e vendas diárias, é que você precisará consolidar a operação e construir a sua loja virtual de cosméticos.

3 – Tenha Personalidade na Hora de Pensar em Como Montar uma Loja Virtual

Não adianta montar uma loja virtual de cosméticos para ser apenas mais um negócio na internet… Se vai fazer, se esforce para ter um diferencial e se destacar no segmento.

Mercados como esse são excelentes para quem tem “algo a dizer”. Então, defina um público-alvo, isto é, pense na sua persona e levante a bandeira desse grupo. Venda produtos e crie conteúdos relevantes, que envolvam os seus clientes e também resolvam os seus problemas e necessidades.

Lembrando que você pode trabalhar com cosméticos naturais, sustentáveis, de luxo, populares etc. São muitas opções!

4 – Faça uma Identidade Visual Para a Sua Loja

A realização da identidade visual é tão importante quanto a escolha do nome de uma marca na hora de montar uma loja virtual de cosméticos…… 

Por isso, logo de início, escolha as cores que vão compor a sua marca e o logotipo

É muito importante que você defina isso tudo para que, na hora de montar a sua loja virtual do zero, você siga esses padrões…

Uma identidade visual bem definida passa confiança ao cliente quando ele acessa a sua loja virtual. Dá uma aparência mais profissional, entende?

Para isso, você pode contratar um designer para criar o logotipo da sua marca. Mas, caso não seja possível, a dica é que você use o Canva, uma excelente ferramenta de criação de artes. 

5 – Faça Excelentes Fotos dos Produtos

Desde que o mundo é mundo, as fotografias são importantes para vender produtos e serviços. Porém, o fator “estética” torna-se ainda mais importante quando falamos de mercados como o da moda ou o de cosméticos.

Vai fotografar os seus produtos? 

Então, conheça o mínimo sobre o tema. Isto é, preste atenção aos seguintes pontos:

  • Use boa boa luz (de preferência, a natural);
  • Faça bons enquadramentos das peças;
  • Tenha atenção ao foco da imagem;
  • Utilize acessórios de apoio;
  • Edite as fotos.

Não tem como arcar com os custos de um profissional? Tudo bem! Dá para tirar fotos de produtos com o celular em casa ou no escritório da sua empresa. Basta ter um smartphone com uma boa câmera!

E saiba: Mini Estúdio Fotográfico: Saiba Como Fazer Fotos de Produtos em Casa

6 – Capriche nas Descrições dos Produtos ao Aprender a Como Abrir uma Loja Online de Maquiagem

Se você está pensando em como abrir uma loja online de maquiagem, não pode se esquecer das descrições dos produtos. Assim como as fotos, a maneira como os itens vendidos no negócio estão descritos podem determinar o sucesso do seu negócio.

Nesse caso, a recomendação é incluir o máximo de detalhes possíveis, incluindo datas de fabricação e validade, cores, modelo, marca, fabricante e país de origem

Por fim, experimente ter uma visão de comprador ao se informar sobre como abrir uma loja online de maquiagem. Isto é, passe as informações necessárias com precisão para que os clientes façam compras tendo a certeza de que estarão satisfeitos com o produto recebido em casa.

7 – Forme o Seu Estoque

Quanto ao estoque, você precisará montá-lo com fornecedores de confiança que pratiquem preços competitivos….

Na verdade, bons fornecedores são essenciais para o sucesso do seu negócio. Se você tem um Ecommerce e faz uma má escolha no momento de definir os fornecedores, isso pode significar desde altos custos até escassez de produtos em momentos importantes da sua operação.

Sendo assim, é preciso estudar quanto capital disponível a empresa tem e qual será a linha inicial de produtos. Definido isso, sente-se em frente ao computador, abra o Google e comece a pesquisar por potenciais parceiros.

8 – Organize os Produtos da Sua Loja Virtual

Se você está pensando em como montar uma loja virtual, saiba que uma gestão de estoque precisa é fundamental para o sucesso do seu negócio. Uma das principais tarefas desse tipo de gerenciamento é organizar os produtos por categorias

Geralmente, os itens cosméticos são pequenos e até mesmo parecidos, por isso, tenha bastante cuidado na etapa da organização. É uma fase importante que vai ajudar você a evitar contratempos na hora de despachar os produtos para os clientes.

Por isso, o indicado é sempre organizá-los em subdivisões como marcas, coleções ou linhas de produtos. Não se esqueça também de acompanhar o prazo de validade…

Assim, você não sai no prejuízo, mantém a rotatividade do estoque e ainda garante a satisfação dos consumidores. Acredite, isso é imprescindível na hora de pensar em como montar uma loja virtual e cosméticos.

9 – Descubra o Diferencial da sua Marca

Chegou a hora de pensar nos diferenciais da sua empresa. Afinal, por que os consumidores deveriam comprar com você e não com os seus concorrentes?

Você terá:

  • Preço mais baixo?
  • Qualidade superior?
  • Entrega rápida?
  • Programa de fidelidade?
  • Bom atendimento?
  • Produtos exclusivos?

Todos podem ser fatores de diferenciação para o seu negócio… 

Aliás, sobre isso, temos um outro artigo em que você pode aprender em detalhes a como criar um diferencial para o seu Ecommerce.

10 – Obtenha um Certificado Digital

O certificado digital é uma licença para que você possa emitir notas fiscais eletrônicas das vendas que você faz em sua loja. 

Ou seja, é um documento obrigatório para o seu negócio! É com esse certificado que você vai despachar os seus produtos…

É, basicamente, um arquivo eletrônico que garante a autenticidade e proteção das informações trocadas entre você e seu cliente

E saiba: o contrato desse certificado é feito por um período de, no mínimo, 1 ano.

11 – Divulgue a sua Loja Virtual

Na hora de montar uma loja virtual, saiba que a divulgação dela, hoje, é um dos fatores essenciais para que o público conheça a sua marca. 

Afinal, as pessoas precisam saber que a sua loja virtual existe, certo? Para isso, invista em anúncios, marketing digital e redes sociais.

Procure usar as redes sociais do seu negócio para  apresentar os produtos novos aos seguidores. Lá, você também pode direcionar a sua audiência para a sua loja virtual…

Você também pode usar as técnicas de SEO para que as pessoas que buscam produtos no Google encontrem a sua loja de forma mais rápida. É uma estratégia que leva um tempinho para dar resultados, mas vale muito a pena. 

12 Crie Vídeos Para o seu Negócio

Uma das melhores ideias para loja de maquiagem online é criar conteúdo em vídeo. Assim como as fotos, esse tipo de material também pode aumentar a visibilidade da sua loja, principalmente nas redes sociais…

Na prática, você pode engajar o público por meio de vídeos interativos, ou seja, que estimulem as pessoas a comentar e compartilhar as postagens. Outra sugestão interessante para quem está buscando como montar uma loja de cosméticos online é criar vídeos apresentando os itens do catálogo, como:

  • Criando tutoriais de maquiagem;
  • Contando os benefícios de cada produto aos seguidores;
  • Fechando parcerias com outras lojas que produzem um conteúdo parecido.

O ideal para o empreendedor que deseja aumentar o volume de vendas é publicar material em vídeo no TikTok. A plataforma de vídeos tem mais de 1 bilhão de usuários ativos e é uma das principais redes sociais para vender produtos pela internet. Por isso, você deve pensar em criar um conteúdo estratégico para conquistar novos consumidores.

Dessa forma, é possível despertar o interesse de potenciais clientes, ou seja, essa é uma medida que pode colaborar positivamente com o faturamento da sua loja virtual. Agora, cabe ao empreendedor decidir se vai fazer os vídeos por conta própria ou apostar no marketing de influência para disparar o volume de acessos do seu Ecommerce. 

13 – Aposte em Promoções 

Não tem jeito, todo consumidor compra mais quando tem acesso a algum cupom de desconto ou oferta. E investir nos mais variados tipos de promoções pode ser uma excelente estratégia para o seu negócio, principalmente na fase inicial.

Que tal disponibilizar cashback aos seus consumidores? Ou descontos por indicarem um amigo para fazer pedidos na sua loja online? O cupom de primeira compra também pode ser um grande diferencial para atrair cada vez mais clientes para o seu negócio…

Por último, elabore um calendário de promoções com foco nas datas comemorativas. Essa é uma técnica quase infalível quando aplicada do jeito certo, ou seja, deve fazer parte do seu planejamento de como montar uma loja virtual…

Afinal, os clientes amam presentear amigos e entes queridos, logo, você precisa aproveitar momentos como Dia dos Pais, Dia das Mães, Dia dos Namorados e disparar o faturamento do seu negócio. 

14 – Pense na Logística Quando for Montar uma Loja Virtual de Cosméticos

Pensar no envio da encomenda até a casa do cliente é o básico, certo? Entregas feitas dentro do prazo é algo determinante para as pessoas comprarem novamente com você…

Por isso, para que tudo ocorra bem nesse sentido, é preciso seguir as algumas etapas básicas de logística:

  • Aquisição dos produtos que serão vendidos;
  • Contato com Fornecedores; 
  • Armazenamento e controle do estoque de produtos; 
  • Preparo dos pedidos; 
  • Embalagens das Encomendas;
  • Envio dos produtos para os clientes; 
  • Rastreio dos pedidos enviados. 

Sendo assim, manter tudo organizado vai te ajudar a ter o controle sobre as suas vendas de cosméticos e chegar ao seu objetivo final, que é garantir que consumidores fiquem satisfeitos com as compras!

15 – Teste o Funcionamento da sua Loja Virtual de Cosméticos 

Assim que os empreendedores concluírem os passos de como montar uma loja virtual de cosméticos, os clientes vão acessar as páginas. Mas será que tudo está funcionando apropriadamente?

A melhor maneira de descobrir isso é testando todos os recursos da sua loja virtual. Acesse todas as páginas e verifique se os conteúdos estão sendo exibidos adequadamente. Faça buscas, insira produtos no carrinho e finalize um pedido.

Se houver algum problema, entre em contato imediatamente com o desenvolvedor da página ou plataforma de Ecommerce. O essencial é que os consumidores consigam navegar pelo seu site sem dificuldades.

16 – Preze por um Bom Atendimento

Fazer um atendimento adequado é crucial. Mas isso não é só na hora de o cliente comprar, mas sim antes e também depois da compra! Atualmente, o setor de pós-venda de uma empresa é um dos mais importantes para reter e fidelizar os clientes

Sabe por quê?

Porque caso aconteça algum problema com a venda, o consumidor tem que ser atendido de forma rápida e eficiente. É isso que vai fazer com que ele não fique insatisfeito e retorne mais vezes para comprar na sua loja virtual…

17 – Peça Avaliações dos Clientes Sobre Seu Ecommerce de Maquiagem

Mesmo que você não tenha uma loja virtual, ainda assim é possível saber a opinião dos consumidores acerca do seu empreendimento. 

Caso você venda pelas redes sociais, experimente criar postagens incentivando os seguidores a comentar sobre a experiência de compra no seu Ecommerce de maquiagem. 

É comum que os compradores avaliem e pontuem fatores como:

  • Atendimento;
  • Qualidade dos produtos;
  • Envio das encomendas.

Inclusive, os indivíduos também aproveitam esse momento para fazer críticas construtivas. Ou seja, depoimentos que podem ser utilizados pelo empreendedor para aprimorar as operações da sua loja.

Vale destacar que essa é uma dica fundamental para os empreendedores interessados em como montar uma loja de maquiagem virtual, bem como em fidelizar seus clientes

De tal forma, os consumidores colaboram com a expansão do seu negócio. Por esta razão, aproveite ao máximo o que eles têm a dizer nas avaliações para manter sua loja virtual em alta.

18 – Cuide da Reputação da sua Loja Virtual de Cosméticos 

Mesmo que você esteja começando a aprender como montar uma loja de cosméticos virtual, saiba que a reputação é um assunto muito sério no mercado de Ecommerce.

No geral, o sucesso do seu negócio depende de pontos, como:

  • O serviço oferecido aos consumidores;
  • O atendimento ao cliente;
  • Entregas feitas dentro do prazo.

Caso o empreendedor não dê a devida atenção a um desses fatores, a reputação da sua loja virtual pode estar comprometida. Nesse caso, reavalie as estratégias do seu negócio, seja respondendo as dúvidas dos compradores em menos tempo ou entregando os produtos até antes do prazo, se possível.

Assim, há fortes chances dos consumidores elogiarem o seu Ecommerce de maquiagem para amigos e colegas. Isto é, elevando a reputação e a popularidade do seu negócio, bem como aumentando as chances de você ficar à frente das concorrentes do seu nicho.

19 – Aposte no Live Commerce na Hora de Saber Como Montar uma Loja Virtual de Maquiagem

Uma das tendências que deve ser acompanhada de perto pelos profissionais que querem aprender a como montar uma loja virtual de maquiagem são as transmissões ao vivo. O conceito, que se chama Live Commerce, é sobre a comercialização de itens a partir de uma apresentação ao vivo em plataformas digitais.

Na prática, os profissionais podem contar detalhes dos cosméticos à venda na sua loja virtual, interagir com quem está assistindo e ainda oferecer descontos especiais para quem estiver acompanhando a live.

No Brasil, companhias como Americanas e Mercado Livre estão fazendo transmissões ao vivo para aumentar as vendas do produto. Em um contexto global, o Live Commerce é muito forte, principalmente na China. 

De forma geral, é uma das dicas de como montar uma loja virtual de maquiagem que você não pode esquecer. Afinal, há a possibilidade da consolidação dessa estratégia no país nos próximos anos.

Vale a Pena Montar Uma Loja Virtual de Cosméticos?

Se você quer vender pela internet e se identifica com o segmento de cosméticos, por quê não?

Tudo vai depender da sua vontade de ter um negócio online e da disposição para fazer o negócio ter sucesso!

Como vimos anteriormente, o Brasil está entre os principais mercados de beleza e cuidados pessoais do mundo. E, levando em consideração a alta ABSURDA do Ecommerce nos últimos meses, certamente você achará excelentes oportunidades de vendas…

A verdade é que as pessoas hoje estão muito mais habituadas às compras online do que antes…

Por isso, não perca tempo: trace as estratégias certas quando for montar a loja virtual de cosméticos e não hesite em pôr a mão na massa!

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