A retrospectiva 2021 no Ecommerce conta com fatos relevantes e acontecimentos significativos. Aliás, o mercado não para de expandir nos últimos anos, atraindo cada vez mais consumidores e lojistas para o comércio online.
O 1º semestre de 2021 foi positivo para o setor. Segundo o relatório Webshoppers 44, realizado pela Ebit | Nielsen em parceria com o Bexs, as vendas online registraram um faturamento de R$ 53,4 bilhões no período, valor que representa um marco histórico para o Ecommerce. Comparado ao 1º semestre de 2020, as vendas no setor cresceram 31%.
De acordo com uma pesquisa feita pela Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), hoje as vendas feitas pela internet já correspondem 11,6% de todo o setor varejista do país…
Logo, não há como negar que o setor é promissor e altamente lucrativo, e 2021 apenas comprovou isso. Nesse sentido, o ato de investir nas vendas digitais tem sido uma excelente escolha por parte dos pequenos e médios empreendedores de todo Brasil…
Para você ter uma ideia, 41% dos brasileiros passaram comprar PMEs em 2021, segundo pesquisa feita pela empresa de hospedagem de sites Locaweb. Assim, não há como negar que 2021 foi transformador para o Ecommerce e para os empreendedores quando o assunto é faturamento, não é mesmo?
Entretanto, é interessante mencionar que o ano também foi bom para as empresas, que realizaram importantes aquisições, investimentos e cresceram no meio digital. Para acompanhar e saber mais detalhes sobre a retrospectiva 2021 no Ecommerce, continue a leitura do artigo…
2021 começou com a notícia sobre o fechamento das fábricas da Ford no Brasil. Depois de mais de 100 anos produzindo no país, a empresa anunciou o encerramento das atividades de suas fábricas. A companhia ressaltou que acumulou perdas significativas desde a crise na Economia em 2013…
Desde então, a matriz, que fica nos Estados Unidos, vinha auxiliando nas demandas de caixa da empresa, o que já não estava mais sendo sustentável para a montadora. Com isso, a Ford representou mais uma grande empresa deixando de investir no Brasil.
Por outro lado, janeiro apresentou notícias positivas. Uma delas é o título de novo unicórnio brasileiro concedido ao MadeiraMadeira, marketplace de móveis e de itens do segmento de Casa e Decoração. Após receber um aporte de quase US$ 200 milhões, a empresa conseguiu atingir o valor de mercado de US$ 1 bilhão e entrou nesse seleto grupo de empresas unicórnios.
Além disso, janeiro foi o mês de consolidação do Ecommerce. O relatório Global Outlook, desenvolvido pelo Mastercard e divulgado no mês de janeiro, afirmou que aproximadamente 30% das empresas que investiram na criação de lojas virtuais em 2020 pretendem continuar trabalhando no ambiente digital.
No segundo mês de 2021, as empresas realizaram investimentos significativos. A primeira delas foi a Via, que até então recebia o nome de Via Varejo. A companhia não ignorou importância dos investimentos em logística e anunciou uma plataforma de logística própria para o seu marketplace.
O Envvias, como ficou conhecido, é responsável hoje pela coleta, postagem e entrega dos produtos, auxiliando o lojista parceiros na operação e gestão de suas entregas
Mais uma empresa que não perdeu tempo para ganhar mais espaço no mercado foi a Uber. Em fevereiro, a empresa ampliou o serviço de entregas por todo o Brasil. O Uber Flash, modalidade de envio de encomendas da Uber, passou a funcionar em todas as regiões em que a companhia já atua e não restrito apenas às cidades de São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte.
Ainda em fevereiro, um relatório chamado Mapa da Fraude, realizado pelo ClearSale, empresa especializada em soluções antifraude, apontou que os celulares foram os maiores alvos de fraudes no Ecommerce.
Um acontecimento interessante do mês de março foi o resultado atingido pelas empresas no Dia do Consumidor 2021. De acordo com o Relatório Dia do Consumidor 2021, idealizado pela Social Miner, os números registrados na data foram bem positivos…
O faturamento do Ecommerce chegou a R$592 milhões, valor expressivo e que representa cerca de 10% do total alcançado na primeira metade do mês de março.
Além disso, a transformação digital ficou cada vez mais presente em março. De acordo com um estudo desenvolvido pela Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC), em parceria com a Oasis Lab Innovation Space, houve crescimento de 87% nos investimentos direcionados à transformação digital por empresas.
Abril foi o mês das grandes aquisições por varejistas. Começando pelo B2W , que se integrou ao Americanas.com também neste mês, dando origem Americanas S.A. e que anunciou a compra da Shipp, plataforma móvel de entrega de alimentos e conveniência. A iniciativa foi crucial para marcar a entrada da varejista no segmento entregas feitas em minutos.
O Magazine Luiza fez em abril suas primeiras aquisições de 2021. A primeira delas foi compra SmartHint, companhia de tecnologia que possui um dos maiores sistemas de busca inteligente e recomendação de compra para Ecommerce no país. Com isso, o Magalu reforçou o foco em ampliar atuação também no setor.
Logo depois, o Magalu comprou o site Jovem Nerd, maior plataforma multimídia do país ligada ao público nerd e geek. Assim, o Magalu pôde apostar em um novo e forte segmento: o do público geek.
E não é só isso…
O final de abril foi marcado por outras importantes ações no mercado. A mudança de nome da Via Varejo para “Via” foi uma delas. Basicamente, a Via afirma que a alteração de nome da Via Varejo tem como objetivo a companhia ser conhecida como a “melhor Via de compras” para os consumidores brasileiros.
Além disso, no mesmo mês, a empresa anunciou a aquisição da Celer Processamento Comércio e Serviço, plataforma de soluções de pagamentos.
O mês de maio contou com os resultados dos balanços do 1º semestre de algumas empresas…
A primeira delas é o Mercado Livre. A companhia divulgou os resultados do seu 1º trimestre de 2021, que apontou um prejuízo líquido de US$ 34 milhões, representando uma perda de US$ 0,68 por ação. Porém, a receita líquida foi de US$ 1,4 bilhão, marcando um crescimento ano a ano de 111,4% em dólares e 158,4% em moeda constante.
Além disso, o balanço referente ao 1º trimestre da B2W, que hoje é a Americanas S.S., apontou que a companhia também obteve um prejuízo significativo, mesmo com um crescimento de 90% nas vendas. A empresa encerrou o 1º tri com um prejuízo de R$ 163,6 milhões, em relação a um prejuízo de R$ 108 milhões computados no mesmo período de 2020.
Ainda em maio, o Magalu foi apontado como a empresa que mais dá retorno aos seus acionistas. A informação foi dada pelo levantamento “The 2021 Value Creators Rankings”, realizado pelo Boston Consulting Group (BCG), empresa de consultoria empresarial.
Junho é o mês do Dia dos Namorados e a data é promissora para o varejo como um todo. Neste ano não foi diferente, o Dia dos Namorados 2021 teve um crescimento de vendas no Ecommerce elevado e gerou resultados bem animadores.
De acordo com o relatório da Social Miner, que contou com a participação das empresas Clearsale e Octadesk, as compras por cartões de crédito no Dia dos Namorados foram responsáveis por uma alta de 28% das vendas no Ecommerce, resultando em um faturamento de R$ 3,3 bilhões.
Além disso, o mês também foi marcante para o Magazine Luiza, que anunciou abertura de lojas físicas no Rio de Janeiro. A companhia investiu cerca de R$ 100 milhões para a inauguração dos espaços. De início, 23 lojas foram inauguradas, mas a varejista anunciou que até o final do ano 50 estabelecimentos estariam funcionando.
As iniciativas não param quando o assunto é Magazine Luiza e julho foi marcante para a varejista. Para você ter uma ideia, somente nesse mês a companhia comprou mais 3 empresas…
A primeira delas foi a startup de tecnologia Juni Marketing Digital Ltda, a companhia é especializada em utilizar informações dos clientes como base para aumentar as vendas feitas em sites e aplicativos de Ecommerce.
Apenas alguns dias depois, o Magalu anunciou mais uma aquisição. A varejista comprou KaBuM! pelo valor de R$ 1 bilhão. A empresa é uma das pioneiras no segmento de tecnologia e games no Brasil e foi fundamental para o Magalu crescer no mercado de jogos eletrônicos.
Em seguida, o Magazine Luiza comprou plataforma de entregas Sode e deu mais um passo para aprimorar os serviços de logística. Com isso, a meta da varejista é continuar realizando entregas ultra rápidas.
Agosto foi um dos meses mais cheios da retrospectiva 2021. Logo no início do mês, a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) entrou em vigor. Basicamente, a lei é responsável por definir direitos aos titulares de dados e o propósito do uso dos registros.
Na semana seguinte, a Câmara dos Deputados aprovou o projeto de lei para privatização dos Correios. Assunto que estava em pauta há alguns meses pelo Governo.
Mas não só isso…
Foi no mesmo mês que o AliExpress finalmente abriu as portas do marketplace aos vendedores do país. Com isso, os sellers brasileiros passaram ter oportunidade de aproveitar todo o alto tráfego e os milhões de usuários de um dos maiores marketplaces do mundo.
O Mercado Livre também realizou iniciativas importantes, concluindo aquisição integral da Kangu, empresa brasileira de serviços logísticos, algo crucial para fortalecer a logística da plataforma. Além disso, no mesmo mês, o Mercado Livre anunciou em comunicado feito à imprensa, a chegada de quase 100 lojas oficiais no marketplace durante os últimos 3 meses.
Vale mencionar ainda que o faturamento do Ecommerce em agosto de 2021 teve uma alta de 20,04% em relação ao mesmo período de 2020, de acordo com os resultados apresentados no índice MCC-ENET feito pela Neotrust | Movimento Compre & Confie.
Foi em setembro que a Amazon deu mais um passo para expansão de suas operações no Brasil e inaugurou seu 1º centro de distribuição no Rio de Janeiro. O espaço fica situado em São João de Meriti, no Rio de Janeiro e foi o 10º CD da varejista no país.
No mesmo mês, Luiza Trajano, presidente do conselho de administração do Magazine Luiza, foi nomeada uma das 100 pessoas mais influentes do mundo pela revista norte-americana Time. A empresária foi listada na categoria Titãs, que destaca pessoas que são referência em suas áreas de atuação e é a única representante do Brasil na lista.
Outubro talvez seja o mês mais marcante na retrospectiva 2021 do varejo. Logo no início do mês Frederico Trajano, CEO do Magazine Luiza, administrador de empresas e executivo brasileiro, foi considerado o CEO mais influente do país, de acordo com um levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo & Mercado de Consumo (Ibevar).
Em seguida, o Assaí Atacadista anunciou o acordo de compra de 71 lojas Extra Hiper do Grupo Pão de Açúcar. A aquisição custou R$ 5,2 bilhões e a medida impulsiona o aumento das lojas do Assaí, que pretende ultrapassar a meta de 300 unidades em 2023.
No dia 26 de outubro, a Nuvemshop lançou o Nuvem Pago e marcou entrada no setor de pagamentos. O serviço integra pequenas e médias empresas e possibilita aos lojistas a transacionar vendas com segurança e a preços competitivos.
Outubro também foi marcante para a Shopee, que superou marca de 1 milhão de vendedores parceiros no marketplace. A quantidade abrange as micro, pequenas e médias empresas, além de grandes marcas que vendem na plataforma.
No final do período, o Facebook mudou nome para Meta. O que motivou troca de nome foi o novo foco do Facebook de construir o Metaverso na empresa. Basicamente, o metaverso consiste em um espaço virtual compartilhado, criado pela junção da internet, realidade virtual e realidade aumentada, fazendo com que os usuários possam interagir com esses ambientes em tempo real.
Novembro também foi marcado por fatos que valem a pena serem listados na retrospectiva 2021. Algumas ações do Mercado Livre merecem destaque nesse sentido. A primeira delas é que a empresa, junto com a fintech Mercado Pago, lançou função de compra, venda e armazenamento de criptomoedas.
Outro ponto importante é a abertura do 1º centro de distribuição da empresa voltado para o armazenamento de produtos de grande porte. O espaço conta com 800 mil m², tem capacidade média para armazenar 200 mil produtos e está localizado na Grande São Paulo.
E quando o assunto é centro de distribuição, a Shopee não quis ficar para trás. A empresa anunciou a inauguração de seu 1º CD no Brasil. O galpão está sendo construído em São Paulo, no município de Barueri.
O mês de novembro também foi marcado pelo lançamento do marketplace do Nubank. O banco digital entrou para o segmento de marketplace, permitindo a comercialização de produtos e serviços de sellers em sua nova plataforma. A iniciativa já começa contando com parceiros importantes, como Magazine Luiza e AliExpress.
Não tem como falar do mês de novembro e muito menos da retrospectiva 2021 sem mencionar a Black Friday, não é mesmo?
O evento mais esperado do varejo não deixou a desejar e trouxe bons resultados para o Ecommerce. Prova disso é que, segundo relatório feito pela empresa de análise de dados Neotrust, o Ecommerce faturou R$ 5,4 bilhões na Black Friday 2021. A quantia representa um aumento de 5,8% na comparação anual.
Além disso, o cenário também foi otimista para as pequenas e médias empresas brasileiras que faturaram R$ 74,7 milhões durante o evento, de acordo com dados da Nuvemshop.
E mais do que isso…
Novembro também foi marcado pelos resultados do 3º trimestre das varejistas. Empresas como a Americanas, Magazine Luiza e Via atingiram números animadores no período de julho a setembro.
O último mês de 2021 foi bem movimentado para o varejo. Na primeira semana de dezembro, a Nuvemshop anunciou aquisição do Ecommerce na Prática, a maior Escola de Ecommerce do Brasil. A união das empresas faz com que a Nuvemshop dê mais um passo importante na missão de motivar, potencializar e ensinar as pessoas que querem desenvolver ou criar um negócio.
Em seguida, as empresas do setor de atacado se renderam às vendas pela internet em uma iniciativa nova no mercado. Assim como o comércio varejista, o setor de atacado está começando a digitalizar as vendas com foco em atender outras regiões do país.
E mais:
Dezembro também marcou a estreia do Nubank na Bolsa de Valores de Nova York. De acordo com dados Economatica, ferramenta analítica, o valor do Nubank na Bolsa é de US$ 41,5 bilhões, o que corresponde a R$ 230 bilhões.
Além disso, o mês foi otimista para as grandes varejistas. A Casas Bahia ganhou o título de melhor marketplace do ano pelo Prêmio ABComm de Inovação Digital 2021 e o Magazine Luiza foi consagrado como Mais Dominante Empresa e E-commerce do Universo Digital Brasileiro pelo Prêmio iBest 2021.
Diante de todos esses acontecimentos, não há como negar que 2021 representa um ano marcante para o mercado de Ecommerce. Segundo pesquisa feita pela Confederação Nacional do Comércio (CNC), a estimativa de faturamento para o Ecommerce brasileiro é de R$ 304 bilhões até o final de 2021.
Além disso, as expectativas e tendências para o futuro do Ecommerce são animadoras, principalmente se os hábitos dos consumidores e o crescimento expansivo do setor forem levados em consideração.
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