41% dos Brasileiros Passaram a Comprar de PMEs em 2021, Segundo Pesquisa

Última atualização em 8 de dezembro de 2021 por Felipe Vannucci

Uma pesquisa feita pela empresa de hospedagem de sites Locaweb aponta que 41% dos brasileiros passaram a comprar de pequenas e médias empresas em 2021. Nesse contexto, 66% dos respondentes afirmaram que compram na internet porque os preços são mais baixos do que no varejo físico.

Outras vantagens que os consumidores encontram no Ecommerce nas PMEs são as promoções, a facilidade de não precisar sair de casa para fazer compras e comparar preços, além do acesso a itens disponíveis em outras regiões. 

pmes
(Imagem: iStock)

Além disso, 32% dos indivíduos afirmam comprar igualmente de PMEs e de companhias. No que diz respeito ao consumo exclusivo, 41% dos brasileiros dizem que passaram a comprar nas PMEs, contra 30% nas grandes empresas.

O levantamento, que contou com cerca de 2 mil entrevistados, também aponta as principais razões pelas quais os participantes optam por comprar em pequenas e médias empresas, estão:

  • Frete Grátis: (54%);
  • Preços Mais Baixos: (53%);
  • Qualidade Maior dos Produtos: (44%).

Vale destacar que o crescimento dos marketplaces no Brasil impulsionou o desempenho das pequenas e médias empresas. Prova disso é o fato de 63% dos participantes fazerem compras por esse tipo de plataforma.

PMEs Apostam na Digitalização Para se Manter em Alta no Mercado

Ainda de acordo com o relatório, as PMEs foram digitalizadas para continuar vendendo após o fechamento das lojas físicas durante a pandemia. Ou seja, logo em um período em que o Ecommerce começou a crescer de forma exponencial no Brasil.

Ainda em 2020, a quantidade de pequenas empresas que migraram para o digital cresceu 208% em comparação com 2019, segundo o recente estudo Recovery Insights: Small Business Reset feito pela Mastercard…

Já o ano seguinte continua promissor para os empreendedores, tendo em vista que as PMEs atingiram um faturamento bilionário no Ecommerce no 1º semestre. De acordo com um estudo realizado pela plataforma de Ecommerce Nuvemshop, as PMEs faturaram mais de R$ 1 bilhão e venderam 20 milhões de itens nos primeiros seis meses de 2021.

Diante desse crescimento significativo, é notável que as PMEs estão bastante inseridas nesse movimento de digitalização que tem acontecido em grande escala no mercado. E, em meio à popularização de marketplaces no Brasil, o Ecommerce se mantém como o espaço apropriado para os empreendedores iniciarem o próprio negócio e venderem produtos pela internet.

RECEBA CONTEÚDO EXCLUSIVO NO SEU EMAIL (GRÁTIS)

Inscreva-se gratuitamente e receba as Principais Notícias do Mercado no seu e-mail toda semana!

Mais Lidas

Confira outros conteúdos:

Artboard 2 copy 2

O Ecommerce de Sucesso é um portal de informações sobre o Mercado de Ecommerce. Aqui são abordadas notícias e informações sobre os assuntos Economia, Marketing, Comércio Eletrônico, Varejo, Negócios, Mercados, Política e Tecnologia. Conteúdo independente interpretado com a visão dos nossos especialistas.

ECOMMERCE DE SUCESSO © 2020.