Dia do Consumidor: Ecommerce Atinge Faturamento de R$6,3 Bilhões

Última atualização em 26 de março de 2021 por Juliana Santos

O dia do consumidor já passou, foi no dia 15 de março. E agora é chegado o momento de contabilizar os resultados desta data tão importante para o mercado de varejo. Muitos lojistas se anteciparam e ofereceram descontos para seus clientes desde o início do mês…

De acordo com o Relatório Dia do Consumidor 2021, idealizado pela AlliN e Social Miner, os números registrados na data foram bem positivos…

Os consumidores foram bastante engajados com o evento até mesmo antes da data chegar. Isso mostra que os brasileiros estão cada vez mais atentos a esses tipos de eventos na hora de comprar!

E como será que foi o Dia do Consumidor para os lojistas e como que o Ecommerce se comportou nessa data comemorativa?

É o que você vai descobrir ao longo deste artigo. Também vamos mostrar quais foram os setores mais procurados pelas pessoas. Confira!

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(Imagem: Freepik)

Dia do Consumidor: Ecommerce Teve Pico de Visitas no Início de Março

Os consumidores começaram a procurar pelas ofertas antes mesmo do Dia do Consumidor. Os primeiros picos de visitas e vendas no Ecommerce aconteceram logo no início do mês e foram se intensificando com a proximidade do evento…

O resultado disso para o Ecommerce não poderia ser melhor:

As lojas virtuais registraram R$6,3 bilhões somente entre os dias 02 e 15 deste mês. O valor representa uma alta de 85% quando comparado ao mesmo período de 2020.

E os números positivos não pararam por aí…

No próprio Dia do Consumidor, o faturamento do Ecommerce chegou aos R$592 milhões, um valor surpreendente e que representa cerca de 10% do total alcançado na primeira metade do mês de março.

Além disso, o faturamento do setor analisado por gênero atingiu 50% tanto para homens quanto para mulheres. E isso aconteceu mesmo com o sexo masculino tendo um maior ticket médio

Diante disso, o relatório levanta uma questão importante: quais categorias foram as mais buscadas no Dia do Consumidor pelos brasileiros?

Moda e Eletrônicos Foram os Mais Procurados

As categorias mais procuradas pelos compradores foram Moda e Eletrônicos, com 26% e 21%, respectivamente. Porém, na comparação com o período anterior ao evento, ambas sofreram uma queda…

A categoria de Moda teve diminuição de 13%, enquanto os Eletrônicos, 9%…

Em contrapartida, Beleza teve um crescimento de 36% durante o evento e Farmácia e Saúde, uma alta de 22%. Esses aumentos podem ser explicados pela maior disponibilidade dos produtos dos segmentos nesse período. 

Lembrando que esses valores – tanto de queda quanto de alta – são referentes à comparação antes do evento, entre os dias 16 de fevereiro e 01 de março: 

(Imagem: Relatório Dia do Consumidor 2021)

Outra informação relevante do relatório é o número de visitas no Ecommerce por região. Veja abaixo como ficou dividido as buscas no país:

  • Sudeste: 57%;
  • Sul: 19%;
  • Nordeste: 14%;
  • Centro-Oeste: 7%;
  • Norte: 3%.

Além disso, 70% dos consumidores realizaram as pesquisas das ofertas pelo computador, enquanto o mobile ficou com a preferência de 30% dos brasileiros…

Esses dados mostram que as opções de dispositivos usados pelas pessoas se mantiveram estáveis em um comparativo com o período anterior ao Dia do Consumidor.

E mais: o evento permitiu que os empresários se conectassem com novos clientes…

Varejistas Usaram a Data para se Conectar com Novos Leads

O aumento de cadastros de clientes foi registrado de forma gradual, conforme o evento foi se aproximando…

E é claro que no próprio Dia do Consumidor, houve um pico de cadastros, com alta de 6,04%, no período do estudo.  

(Imagem: Relatório Dia do Consumidor 2021)

E por mais que esses cadastros não tenham adquirido nenhum produto, é possível encaminhá-los para uma nova jornada de compra…

Isto é: uma boa estratégia é realizar ofertas pontuais e personalizadas, de acordo com o perfil de comportamento dos seus consumidores. Dessa forma, seu público será reengajado por meio das estratégias de retenção.

Além disso, as redes sociais podem ter contribuído para o aumento de cadastros dos consumidores em novas lojas…

De acordo com o relatório, houve uma alta no volume de agendamentos de campanhas nas redes sociais de 29,3% – no comparativo ao período anterior, de 19 de fevereiro a 15 de março.

A quantidade de publicações patrocinadas cresceu em 17,3% e os valores de mídia paga tiveram um aumento de 21%. 

Assim, vale destacar que as redes sociais têm tido grande importância, principalmente no último ano. O estudo “A opinião do consumidor sobre experiências omnichannel”, da AlliN, Social Miner e Opinion Box, mostrou que 27% dos consumidores optam por usar o Instagram para realizar as compras, enquanto 22% recorrem ao Facebook.

Diante disso, o Dia do Consumidor teve um bom desempenho de forma geral e seguiu o ritmo dos últimos eventos importantes para o varejo…

Datas Comemorativas Batem RECORDES no Ecommerce

Quem atua no setor sabe que as datas comemorativas são CRUCIAIS para vender mais. O nosso calendário do Ecommerce 2021 mostra bem isso…

Para você ter uma ideia, só no ano passado, o Dia dos Pais teve o seu melhor ano em vendas onlines. O  faturamento foi de R$3,5 bilhões, marcando uma alta de 41% em relação a 2019.

A Black Friday também não ficou para trás e atingiu um faturamento de R$4 bilhões nos dias 26 e 27 de novembro. O valor foi 25,1% superior ao de 2019. E somente na sexta-feira, data oficial do evento, o Ecommerce faturou R$3,1 bilhões, representando uma alta de 24,8%.

Mas, passado o Dia do Consumidor, os lojistas agora precisam pensar na próxima data importante para o varejo: a Páscoa!

De acordo com o estudo Consumer Insights, da Kantar, 72% dos brasileiros irão adquirir os chocolates pelo Ecommerce este ano…

Ou seja: a oportunidade perfeita para lucrar mais! 

Dessa forma, os empresários também precisam se adiantar para alavancar as vendas na Páscoa. Uma dica é focar em um bom atendimento para que as pessoas comprem da sua loja e indiquem o seu negócio para amigos e familiares…

Além disso, vale a pena usar todo o potencial de venda das redes sociais. O Instagram e Whatsapp, são ótimas ferramentas para alavancar as vendas…

E não se esqueça de preparar o seu estoque para ter a quantidade suficiente de produtos para oferecer aos seus clientes. Veja o que é mais procurado e reforce o seu depósito!

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