Páscoa: 72% dos Brasileiros Pretendem Comprar no Ecommerce este Ano

Última atualização em 22 de março de 2021 por Juliana Santos

O mês de abril está se aproximando e, junto com ele, a Páscoa surge como a principal data para alavancar as vendas no mês. A expectativa é que assim como as últimas datas comemorativas, a Páscoa de 2021 também atinja um recorde de vendas! 

No ano passado, houve uma queda no número de vendas de 16 pontos percentuais. O que representou 9 milhões de domicílios que optaram por não comemorar a Páscoa, segundo o estudo Consumer Insights, da Kantar. Mas existe uma justificativa para isso…

A Páscoa de 2020 aconteceu em meio a um cenário de incertezas e medidas de distanciamento social. Ou seja, ainda estamos em plena pandemia, mas já um pouco mais habituados às restrições… 

Contudo, a tendência para este ano é que os ovos de chocolate tenham um desempenho positivo em relação ao ano passado…

Ao longo deste artigo, você vai saber todos os detalhes a respeito da expectativa de vendas para a Páscoa de 2021. Veja!

(Imagem: Freepik)

Páscoa 2021: Ecommerce é a Pedida!

De acordo com dados de uma pesquisa realizada pela The Insiders, empresa de Marketing, 68% dos brasileiros pretendem realizar compras de ovos de Páscoa este ano… 

Além disso, deste total, 72% dos entrevistados pretendem realizar as compras da Páscoa no ambiente digital. Um percentual bem significativo…

A pesquisa ainda mostra que grandes marcas vão enfrentar a concorrência dos pequenos empresários, que estão ganhando cada vez mais espaço no mercado…

Um dado que exemplifica isso é que 56% dos brasileiros pretendem optar por comprar chocolates caseiros em vez de escolher marcas tradicionais…

Para você ter uma uma ideia, só no ano passado, foram registradas 600 mil novas casas adquirindo os chocolates artesanais, segundo pesquisa da Kantar.

Diante disso, há uma expectativa para que o volume de vendas cresça na Páscoa 2021…

Seguindo a tendência registrada na pesquisa da kantar, os ovos de chocolate podem voltar a ser o destaque positivo na Páscoa este ano, já que as categorias de chocolate regular (barras de chocolate) e de presentes apresentaram queda em 2020…

Diante disso, fica claro que a Páscoa se apresenta como a oportunidade ideal para quem está querendo alavancar as vendas online…

E o seu negócio, está devidamente preparado para a alta demanda?

Preparare o seu Negócio Para a Páscoa

Separamos algumas dicas que podem te ajudar nesta Páscoa e nas próximas… Confira!

1) Antecipe as suas estratégias para a Páscoa 

A primeira coisa que você deve fazer é o planejamento de como será a estratégia de venda do seu negócio para essa data comemorativa. Pense em como será realizado o marketing da sua empresa…

Ou seja: realizar o planejamento com antecedência é fundamental! 

Para te ajudar a não perder nenhuma data importante, como a Páscoa, sugerimos o acompanhamento do calendário do Ecommerce de 2021. O download é gratuito!

2) Foque no Bom Atendimento

Um bom atendimento é fundamental para que as pessoas comprem de você e indique o seu negócio para amigos e familiares…

Por isso, tire todas as dúvidas do seu cliente e mostre que você se preocupa com as questões dele…

Tente evitar que o consumidor fique esperando muito tempo por uma resposta. Isso faz com que ele perca o interesse no seu produto ou serviço.

3) Utilize as Redes Sociais ao seu Favor

Você pode ir além da divulgação… 

Use todo o potencial de vendas das redes sociais, como Instagram e Whatsapp.

O Instagram, por exemplo, superou o Facebook em 31% em termos de audiência nos últimos meses de 2020. O total de interações foi quase 19 vezes maior, de acordo com o relatório da Socialbakers

A plataforma ainda conta com diversas ferramentas, como o Instagram Shopping, que permite que os empreendedores coloquem links dos produtos nas fotos publicadas no feed, stories…

Dessa forma, você consegue criar a sua loja e inserir um ícone de sacola de compras para que o consumidor possa ver o preço do produto e comprá-lo.

Sendo assim, é inegável que as datas comemorativas do ano passado ajudaram os empreendedores a aumentarem as suas vendas…

E será que teremos números ainda melhores nas vendas da Páscoa 2021?

Datas Comemorativas Batem Recordes de Vendas no Ecommerce

Ano passado foi repleto de datas comemorativas batendo verdadeiros recordes de vendas…

O Dia dos Pais teve o seu melhor ano em vendas onlines. O  faturamento foi de R$3,5 bilhões, marcando uma alta de 41% em relação a 2019…

Outro evento que também bateu recorde de vendas foi a Black Friday, que atingiu um faturamento de R$4 bilhões nos dias 26 e 27 de novembro. Esse valor foi 25,1% superior ao de 2019…

E somente na sexta-feira, data oficial do evento, o Ecommerce faturou R$3,1 bilhões, representando uma alta de 24,8%.

Além disso, a Cyber Monday também teve resultados positivos em 2020. Junto com a Black Friday o faturamento chegou a R$7,72 Bilhões, representando um crescimento de 27,7% em comparação ao mesmo período do ano passado. 

Portanto, fica claro que a expectativa para a Páscoa 2021 está bem alta…

A data no ano passado foi negativamente impactada pelo início da pandemia, momento de fortes incertezas e grande vulnerabilidade para o mercado. Hoje, ainda existem medidas de isolamento social, afinal de contas, a pandemia ainda não acabou…

Mas dá para aguardar melhores resultados, principalmente porque os hábitos dos consumidores mudaram muito – a própria alta absurda do Ecommerce nos últimos meses comprova isso. E, querendo ou não, as pessoas estão mais habituadas à pandemia de alguma forma. 

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