O Futuro do Ecommerce é Agora? Entenda as Principais Tendências

Última atualização em 22 de setembro de 2021 por Ana Júlia Parreira

O debate sobre o futuro do Ecommerce nunca esteve tão em voga. Isso porque estar por dentro das tendências para o setor é essencial para quem empreende no setor.

Na prática, acompanhar e saber como utilizar cada uma delas para as vendas online é importante quando o assunto é o bom desempenho dos negócios

Isso ganhou ainda mais evidência diante da pandemia da Covid-19, período em que as vendas online em todo país estão sendo fortemente impulsionadas, trazendo fortes mudanças nos hábitos dos consumidores e desafios para os lojistas.

Logo, para aproveitar todas as oportunidades em meio ao crescimento do setor, saber tudo sobre o futuro do Ecommerce é o básico para quem empreende online, certo? Acompanhe os próximos tópicos para entender o tema em mais detalhes…

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(Imagem: Freepik)

O Cenário Atual do Ecommerce no Brasil 

Não é novidade que o setor de Ecommerce tem apresentado um crescimento disparado nos últimos meses… 

De acordo com o relatório Webshoppers 44, realizado pela Ebit | Nielsen em parceria com o Bexs, as vendas online registraram um faturamento de R$ 53,4 bilhões no 1º semestre de 2021…

Quantia que representa uma alta de 31% em comparação ao mesmo período do ano passado. Ou seja: um patamar histórico de vendas no Ecommerce.

Diante disso, esses números acabam deixando claro algo que vem sendo amplamente debatido há algum bom tempo: o Ecommerce simplesmente não para de crescer

E quem empreende no setor precisa acompanhar não só o que está acontecendo no momento, mas, obviamente, as tendências. Isto é, o que está por vir em relação ao mercado em geral… 

7 Tendências do Ecommerce Para o Futuro

1 – Logística Reforçada

Empresas por todo país não têm poupado investimentos e recursos quando o assunto é logística de entrega. Isso porque o envio de encomendas cada vez mais rápido é algo que vai ficar ainda mais forte quando o assunto é o futuro do Ecommerce.

Companhias como a Americanas, por exemplo, têm apostado em implementação de veículos especiais para a realização de entregas ultra rápidas, algumas em poucas horas após a confirmação da compra…

Outro exemplo é o Mercado Livre,  comprou a Kangu, empresa especializada em serviços logísticos, com o objetivo de otimizar ainda mais as entregas de seu marketplace.

Além disso, o Magazine Luiza recebeu recentemente o direito de dizer que tem a entrega mais rápida do Brasil. Aliás, isso não aconteceu por acaso, visto que a gigante varejista afirma realizar entregas em até 60 minutos.

Mas não só isso…

Iniciativas mais diferentes, como a adoção de Smart Lockers, também prometem ser uma opção ainda mais forte na gestão de logística de alguns marketplaces no Brasil. A Americanas, inclusive, já disponibilizou esses armários inteligentes como modo de entrega no país.

2 – Entrega Por Drones É Tendência para o Futuro do Ecommerce

A entrega por drones promete ser uma forte tendência para o futuro do Ecommerce e já acontece regularmente em alguns países como China e Estados Unidos.

No Brasil, a Speedbird, empresa especialista em logística com drones, foi a primeira companhia a receber o Certificado de Autorização de Voo Experimental (Cave), concedido pela Anac… 

Com isso, o Ifood não perdeu tempo e tomou à frente da concorrência sendo a primeira empresa no Brasil a iniciar a realização de testes por drones entregadores.

Logo, a iniciativa promete revolucionar o futuro do Ecommerce e apresenta vantagens como: 

  • Maior agilidade e flexibilidade;
  • Redução de emissões de CO2;
  • Baixo risco de acidentes de trânsito;
  • Garantia de satisfação dos clientes.

Ou seja: algo importante para ficar no radar das empresas do setor…

3 – Crescimento Ainda Mais Forte do Live Commerce

O Live Commerce é uma estratégia que consiste no uso de transmissões ao vivo para vendas de produtos. 

A iniciativa ganhou força nos últimos meses entre algumas empresas do Ecommerce no Brasil e já é muito comum ao redor do mundo, principalmente na China, onde tem movimentado bilhões de dólares

Por isso, as marcas não devem abrir mão de testar o Live Commerce em suas estratégias de venda. Principalmente porque a iniciativa tem tudo para crescer ainda mais aqui no Brasil quando o assunto é o futuro do Ecommerce…

Para você ter uma ideia, de acordo com o Meio & Mensagem, desde o ano passado, a Americanas realiza lives com digital influencers conhecidos pelo público e, com isso, chegou a conquistar um lucro 10 vezes maior do que o habitual

Além disso, a Riachuelo e a Renner também foram outras comoanhias nacionais que aderiram à tendência e conquistaram bons resultados.  

4 – Personalização da Experiência do Cliente

A personalização da experiência do cliente já é realidade quando o assunto são as vendas online. Mas o tema promete ser uma exigência ainda mais forte no futuro do Ecommerce…

Afinal, os consumidores prezam cada vez mais por um atendimento diferenciado e individualizado na hora que conhecem, se interessam e compram em uma loja.

Assim, focar no relacionamento com o cliente e na experiência de compra é crucial para otimizar a experiência de compra do consumidor, assim como aumentar as vendas e o alcance da marca.

Algumas dicas para isso são: manter contato com o comprador sempre que possível, oferecer suporte constante, estar presente nas redes sociais e focar na jornada do cliente

O uso de chatbots pode ser uma boa alternativa nesse sentido também. 

5 – Pagamentos Cada Vez Mais Rápidos e Dinâmicos

Oferecer diversas opções diversas de meios de pagamento para os consumidores é algo que já acontece e vai ficar cada vez mais forte para o futuro do Ecommerce. Principalmente pagamentos rápidos que tornam o processo de compra mais prático…

Na prática, quando uma loja virtual não oferece essa diversidade de formas de pagamento para os clientes, maiores são as chances de redução nas vendas.

Além disso, um fator que impede a realização de compras dos consumidores é fazer uso de meios de pagamento ultrapassados. Para você ter uma ideia, 80% dos brasileiros desistem de comprar em uma loja virtual devido à limitação das formas de pagamento

Logo, uma boa alternativa para as lojas virtuais pode ser a implementação do PIX como meio de pagamento. O sistema de pagamento instantâneo do Banco Central é rápido, moderno, eficaz e reduz custos tanto para o comprador, quanto para a empresa. E representa a maioria das transações bancárias feitas no Brasil hoje.

6 – Ascensão do M-commerce

Segundo pesquisa realizada em agosto de 2020 pelo Panorama Mobile Time, em parceria com a Opinion Box, 91% dos brasileiros que possuem smartphone já compraram online através do dispositivo

Por isso, não existem dúvidas que o M-commerce é uma poderosa tendência para o futuro do Ecommerce. 

Afinal, a iniciativa promete: 

  • Compras mais rápidas;
  • Melhor experiência do cliente;
  • Maior mobilidade;
  • Atração de novos consumidores;
  • Conexão com clientes.

Diante dessas vantagens, não é difícil imaginar que o M-commerce só tende a crescer nos próximos meses, não é mesmo? Hoje, o consumidor moderno quer otimizar tempo. Pense nisso!

7 – Aumento de Busca Por Voz 

A busca por voz (ou voice commerce, em inglês) é uma tendência que cresce cada vez mais no ambiente digital. Isto é, um formato de comando em que uma pessoa fala o que deseja pesquisar, em vez de digitar… 

E no Ecommerce não é diferente. Cada vez mais consumidores estão preferindo pesquisar e comprar produtos por meio de comandos de voz.  

Para você ter uma ideia,  uma pesquisa realizada pela Ilumeo, consultoria de Data Science, afirma que 87% dos entrevistados declararam já ter usado algum assistente virtual comandado por voz

A partir da busca por voz, o consumidor tem maior facilidade para encontrar o que precisa e a loja virtual ganha uma boa vantagem nesse sentido. Por isso, essa é uma tendência bem promissora para o futuro do Ecommerce… 

E outro detalhe importante: nos Estados Unidos, o voice commerce é o canal de vendas que mais cresce entre os consumidores. Ou seja, algo para ficar no radar dos empresários brasileiros..

8 – Preocupação com Questões Ambientais 

Empresas que demonstram interesse em questões que envolvem a redução de emissão de gases poluentes ao meio ambiente ganham a admiração e preferência de muitos consumidores. E não tem jeito: é, de fato, uma tendência do futuro do Ecommerce…

Diante disso, companhias como a Americanas e o Mercado Livre têm investido em atitudes com pegada ecologicamente correta…

Recentemente, a Americanas anunciou a expansão de sua frota ecoeficiente com novos carros elétricos para diminuir a emissão CO2 no meio ambiente. Já o Mercado Livre, vem apostando em frota com caminhões movidos a gás para gerar mais sustentabilidade na realização de suas entregas.

Sendo assim, essas atitudes comprovam a preocupação das grandes varejistas quanto aos impactos causados ao meio ambiente, principalmente diante do crescimento das vendas online…

E reforma o quanto o tema vai continuar seguindo firme na pauta das grandes e pequenas empresas nos próximos anos.

Quem Vende Apenas no Varejo Físico Deve Redobrar a Atenção nas Tendências

Como mencionado anteriormente, o Ecommerce é um setor que tem apresentado um crescimento disparado nos últimos meses. Diante disso, é importante ter em mente que, para quem atua no varejo físico, começar a investir nas vendas é uma questão de sobrevivência dos negócios…

Isso porque com a pandemia, os hábitos dos consumidores foram fortemente impactados e, mesmo depois da redução das medidas de isolamento social, é esperado que os consumidores continuem comprando online. 

Além disso, as vantagens do Ecommerce para quem já atua no varejo físico são muitas, como:

Desaa forma, não há dúvidas que investir no Ecommerce é importante para comerciantes do varejo em geral diante do cenário atual. Então, não ignore essa possibilidade.

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