Americanas Expande Frota Ecoeficiente com Novos Carros Elétricos

Última atualização em 14 de julho de 2021 por Felipe Vannucci

As varejistas não param de apostar em medidas para proteger o ecossistema. Após a B2W anunciar o uso de tuc-tucs elétricos com o objetivo de acelerar entregas, a Americanas S.A. faz mais um anúncio sobre o assunto…

A empresa, que anunciou recentemente fusão com o Grupo B2W, dono de marcas como Submarino e Shoptime, está ampliando sua frota ecoeficiente com novos carros elétricos. Com o investimento, a Americanas deve encerrar o ano com um total de 500 veículos ecologicamente corretos

americanas
(Imagem: Divulgação)

Logística da Americanas com Carros Elétricos Inicia em Julho 

O propósito da Americanas S.A. é usar os automóveis elétricos na última milha da logística, também conhecida como last mile, ainda no mês de julho.

Além do investimento nesse tipo de carro, a frota da Americanas para a fase final da entrega de mercadorias pretende ser ainda maior com:

  • 150 tuc-tucs;
  • 170 bicicletas comuns e elétricas.

A aplicação de recursos financeiros da companhia foi vital para a compra de veículos, locação de carregadores e carros elétricos, software de gestão, equipe de motoristas, gestão de frota e adequação da estrutura…

Além disso, a Americanas S.A. fez adaptações em 21 hubs do last mile nas cidades atendidas pela frota ecologicamente correta. As modificações envolvem cabeamento de média tensão de energia nos centros de distribuição e implementação de tecnologia para o gerenciamento da nova frota.

Vale lembrar que a empresa tem um projeto de ESG, sigla que em português significa Ambiental, Social e Governança, para amenizar as consequências das mudanças climáticas. O tema faz parte do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 13 da Agenda 2030 da ONU. 

De forma geral, as metas da iniciativa da Americanas são:

  • Ter 10% do total de entregas coeficientes em 2021;
  • Eliminar as emissões de carbono de toda a empresa até 2025.

A princípio, os 80 carros elétricos especializados em transporte de carga vão circular nas áreas metropolitanas de São Paulo, Campinas e Ribeirão Preto, assim como na capital do Rio de Janeiro. A entrega com automóveis ecoeficientes passa a atender as regiões de Belo Horizonte, Curitiba, Recife e Porto Alegre com mais 100 carros

A Americanas fez testes para a nova frota e identificou que os carros podem percorrer entre 200 km a 250 km com a carga completa da bateria. A distância, em média, é o bastante para atender um dia e meio de serviços. E Welington Souza, diretor da plataforma de logística da Americanas, compreende o impacto ambiental dessa mudança:

Além dos ganhos ao meio ambiente, os veículos elétricos têm um custo menor de operação. Os gastos com ‘combustível’ chegam a uma redução de 90%, dependendo da faixa de horário do carregamento“, conta.

Assim, até as manutenções nos automóveis serão reduzidas em comparação aos veículos movidos à gás. Como os carros são elétricos, não há uso de peças mecânicas, óleo e atrito, por exemplo.

A Americanas ainda destaca que haverá uma equipe responsável por coordenar todo o funcionamento desses veículos…

A implementação da nova frota vai gerar em torno de 200 vagas de emprego diretas e indiretas. Além disso, os motoristas vão receber treinamento apropriado para dirigir os carros elétricos, que são mais confortáveis e otimizam o serviço dos profissionais.

As iniciativas sustentáveis da lojas Americanas definitivamente demonstram conscientização em relação às questões ambientais. Algo extremamente importante em meio a alta absurda do Ecommerce nos últimos meses… 

Tanto que é um movimento de todo o mercado…

Empresas Estão Investimentos em Medidas Sustentáveis 

Companhias como Mercado Livre e B2W têm apostado no uso de caminhões movidos à gás, como biometano e GNV. Enquanto isso, a Via incluiu 10 veículos elétricos em sua frota para aprimorar a gestão do frete

Tudo isso é importante, pois cada vez mais brasileiros estão comprando em Ecommerces e, querendo ou não, todo esse crescimento gera impacto ao meio ambiente de alguma forma.

Por isso, nota-se que a Americanas S.A. realmente deu um passo importante nesse aspecto. Sobre isso, Souza ainda ressalta:

Os veículos elétricos são mais um importante passo na estratégia de sustentabilidade da companhia e uma alternativa logística para a redução das emissões de carbono, contribuindo para o movimento de transição para uma economia de baixo carbono” afirma o executivo.

Na prática, o objetivo da empresa é evitar a emissão de cerca de 350 toneladas de CO² no meio ambiente durante o segundo semestre de 2021.

Diante disso, é perceptível que os recentes projetos das lojas Americanas são em prol da proteção das fontes de recursos renováveis e das ameaças ao ecossistema…

E todos são de grande importância visto que as propostas têm o poder de não só elevar a reputação da Americanas S.A. em meio ao mercado. Mas deixá-la no mesmo caminho de outras gigantes do setor… 

Hoje, não há muito como fugir: considerando o quanto as vendas online estão crescendo no país e no mundo, olhar para questões socioambientais é um caso de responsabilidade por parte das empresas de varejo.

Leia também: Serviço de Retirada em Lojas Físicas das Americanas Cresce 363%. Entenda!

RECEBA CONTEÚDO EXCLUSIVO NO SEU EMAIL (GRÁTIS)

Inscreva-se gratuitamente e receba as Principais Notícias do Mercado no seu e-mail toda semana!

Mais Lidas

Confira outros conteúdos:

Artboard 2 copy 2

O Ecommerce de Sucesso é um portal de informações sobre o Mercado de Ecommerce. Aqui são abordadas notícias e informações sobre os assuntos Economia, Marketing, Comércio Eletrônico, Varejo, Negócios, Mercados, Política e Tecnologia. Conteúdo independente interpretado com a visão dos nossos especialistas.

ECOMMERCE DE SUCESSO © 2020.