7 Dicas para vender moda online

Última atualização em 10 de novembro de 2020 por Maria Alice Medeiros

Cada vez mais o mercado de moda cresce e se torna uma oportunidade para empresários e empresárias que desejam ter o negócio próprio. Aprenda aqui as 7 dicas para vender moda online e ter um sucesso de vendas.

vender moda online 7 dicas

O mercado de moda

Sempre dizemos que o Ecommerce não apenas sobreviveu à crise, como também a superou. Com o mercado de moda online, não poderia ser diferente.

Segundo o Ebit, moda é o segundo maior mercado de Ecommerce e por muito tempo foi o primeiro em volume de pedidos.

Hoje tem muitas lojas surgindo o tempo todo e novas marcas nascendo no Instagram, Facebook em Marketplaces….

Ou seja, é um mercado gigantesco, oportunidades não faltam. Mas é necessário seguir algumas instruções valiosas para se destacar e fazer vendas.

Por isso, para você não ficar por fora, separamos 7 dicas para você vender moda online arrebentar nas vendas.

Vamos às dicas.

vender moda marca

1 – Crie a sua marca

Investir na criação da sua marca é essencial se você quiser manter clientes por perto e ter um diferencial.

A sua loja ter uma marca significa que ela tem personalidade. Isso chama muito a atenção dos consumidores e os deixa mais propensos a comprar de você.

Além disso, gera maior confiabilidade, mais interesse e eles podem virar verdadeiros fãs da sua marca.

O primeiro passo para a criação da marca é estabelecer sua filosofia. Qual vai ser a sua essência, o que ela representa, com quem ela fala…

E o Matheus Almeida, especialista em Ecommerce de Moda e dono da Pormenor, criou um método para auxiliar nisso. Esse é o método 20/20.

Funciona da seguinte forma:

Método 20/20

  • Palavras

Pegue um papel e escreva nele e escreva 20 palavras que você deseja que sejam associadas a sua marca.

Exemplo: determinação, roxo, carioca… e por aí vai.

  • Perguntas

Agora, você vai se perguntar para cada palavra o porquê de você ter escolhido elas.

  • Respostas

Por fim, você vai dizer as respostas para as 20 perguntas que você fez. Fique por um bom tempo nessa etapa para não trazer respostas simples. Faça pesquisas, brainstorm e descubra porque você escolheu aquelas palavras.

vender moda estoque

2 – Variedade ou Quantidade no Estoque?

É muito importante entender que estoque de loja física é completamente diferente de loja virtual.

Na loja física, é comum que uma roupa da vitrine não tenha todos os tamanhos disponiveis na loja, porque o estoque é focado em variedade. Isso acontece porque os consumidores gostam de ter várias opções diferentes e de “dar uma olhada” até escolher a peça ideal.

No mundo virtual, os consumidores chegam até a sua oferta por um produto específico. Por isso, no Ecommerce o estoque deve ser focado em quantidade.

Leia mais: Como montar o estoque do seu ecommerce (Quantidade x Variedade)

Se o seu cliente for atrás do seu produto na loja virtual e ele não estiver disponível, você provavelmente vai perder a venda e o cliente. 

Assim, ao comprar seu estoque de roupas, invista em quantidade em vez de variedade.

Mas talvez você fique em dúvida sobre qual roupa deve comprar em mais quantidade.

Aí entra um conhecimento primordial quando vai vender online: o estudo da persona.

Não tem como comprar um estoque sem saber para quem você está vendendo. 

A persona é uma imagem fictícia do seu cliente ideal, algo que vai além das informações demográficas e geográficas do público-alvo. Quando se estuda a persona, você busca conhecer o psicológico e emocional da mesma.

Uma ótima maneira de definir sua persona é utilizando o mapa da empatia. Baixe aqui o modelo.

Mapa da empatia

Para criar o seu mapa, você deve fazer 6 perguntas:

  1. O que sua persona pensa e sente?
  2. O que sua persona escuta?
  3. O que sua persona fala e faz?
  4. O que sua persona vê?
  5. Quais são as dores da sua persona?
  6. Quais são os objetivos da sua persona?

Respondendo todas elas, você vai traçar uma personalidade nessa persona e é pra ela quem você deve vender.

vender moda rede social

3 – Use a abuse das redes sociais

Não existe a menor possibilidade de você querer vender moda online sem usar as redes sociais.

Elas servem para você manter um relacionamento com a sua audiência, gerar engajamento e, sim, vender! 

Existem muitas pessoas que vendem exclusivamente pelas redes sociais e isso dá muito certo.

Abaixo, vou te mostrar três razões pelas quais as redes sociais são tão importantes:

Leia mais: Como vender no instagram: jovem de 23 anos já vende 500 peças/mês

Relacionamento com Audiência

As redes sociais chegaram para conectar as pessoas e o mundo. Você precisa usar essa oportunidade para o seu negócio.

Através da sua página, seja no Instagram, no Facebook, Youtube ou em qualquer outra plataforma, deixe a sua caixa de mensagens abertas. Disponibilize os chats para as pessoas entrarem em contato com você e tirarem dúvidas. 

Quanto mais você olhar para as pessoas que se conectam com você, maior é a confiança que elas terão na sua marca.

Engajamento

Conversando sempre com os seus clientes, uma parte do engajamento já vai ser feita.

Outra parte é postar conteúdos de valor na sua página. Com isso, quero dizer: dicas, informações, notícias, macetes, vídeos… tudo o que diz respeito ao universo daquela persona e que se conecte com a sua marca. 

Esses conteúdos fazem com que os clientes interajam cada vez mais com a sua fanpage e, consequentemente, fiquem propensos a comprar mais de você.

Leia mais: Marketing Online: 6 ideias de conteúdo que vão fazer sua fanpage bombar

Estratégias para vender mais

Como eu disse, as redes sociais podem ser seu único meio de vendas de moda se você quiser. Mas, caso você queira expandir, os Marketplaces também podem ser interessantes para você colocar seus produtos.

De todas as redes sociais, recomendo o Instagram para vender moda. Afinal, ele é uma plataforma visual e, com uma simples foto do seu produto, o cliente pode se interessar. 

Isso sem contar as estratégias que pode usar para alcançar mais pessoas, como usar hashtags, impulsionar publicações e fazer parcerias com influenciadores digitais. 

Por falar em influenciadores, o Instagram está repleto deles e grande parte está relacionado à moda. Como o próprio nome já diz, eles influenciam pessoas a realizarem compras e até a mudarem o estilo de vida! 

Leia mais: 8 Dicas para Vender no Instagram

vender moda marketing digital

4 – Abuse do Marketing digital

Para vender bem moda online, o marketing digital não pode ficar de lado. Afinal, se você não fizer nada, ninguém vai conhecer a sua loja e você não vai ter vendas.

Para isso, você pode gerar tráfego orgânico ou pago.

Tráfego orgânico é o que chamamos de tráfego gratuito e ele é muito simples de fazer. Você pode criar conteúdo de valor, conforme falei anteriormente, de modo a criar engajamento.

Mas, caso você precise impulsionar uma audiência de fato, misture seu tráfego orgânico com o tráfego pago (anúncios). Assim, suas postagens vão alcançar mais pessoas e as chances de acontecer uma venda vão aumentar de forma considerável. 

Leia mais: Quatro ferramentas de marketing digital que vão alavancar sua loja virtual

vender moda atendimento

5 – Tenha um bom atendimento

O atendimento pode fazer toda a diferença na hora da venda, principalmente em Ecommerce.

Se coloque no lugar do seu consumidor: você entra em uma loja de roupas online, sem pode experimentar, sem saber se o caimento está bom e sem saber se é de confiança.

Ou seja, é normal que as pessoas fiquem receosas e queriam tirar dúvidas com você.

E é através do atendimento que você vai gerar confiança e fazer com que o consumidor feche a compra.

Por isso, tenha paciência para tirar todas as dúvidas. Seja ágil para responder e não enrole o cliente nunca, demonstre interesse e preocupação com o cliente. Isso faz com que ele se sinta especial e gera fidelização. 

Um bom atendimento é um atendimento que resolve os problemas. Se algo deu errado com o seu cliente, é sua responsabilidade de consertar. 

Leia mais: Técnicas de vendas e atendimento que você pode aplicar em seu negócio hoje

vender moda fotos

6 – Tire boas fotos dos seus produtos

É muito importante que as fotos das suas roupas sejam de boa qualidade. Afinal, se o cliente não pode experimentar, o mínimo que ele precisa saber é como o produto é de verdade. 

Você não precisa se preocupar em ser um fotógrafo profissional, porque é possível tirar fotos de qualidade mesmo com o celular, basta que siga algumas dicas, como:

  • utilizar fundos sem distrações, 
  • remover o flash para evitar reflexos e sombras, 
  • variar os ângulos para mostrar vários detalhes do seu produto.

E, claro, pense no seu cliente. Ele gostaria da foto que você tirou? É possível ver todos os detalhes importantes? Vale a pena colocar algum objeto acompanhando o seu produto?

Leia mais: Como fazer um mini estúdio fotográfico caseiro? Passo a passo

vender moda se capacitar

7 – Busque capacitação constante

Uma coisa natural de todo empreendedor e empresário de sucesso é o seguinte: a busca pela capacitação é constante. Assim, esteja sempre se atualizando sobre o mercado e buscando novas formas de vender e impulsionar o seu negócio.

Sempre enfatizo isso porque as pessoas tendem a achar que uma vez que o negócio está criado, nada mais precisa ser feito e aprimorado. Isso, na realidade, é uma visão míope e que pode levar ao fracasso da sua empresa.

Por isso, busque a capacitação constante!

Se você quer saber mais sobre como vender moda online, seguindo um passo a passo criado por um especialista que já está neste mercado há mais de 8 anos, preste atenção ao que vou te falar agora:

O Matheus Almeida, fundador da Pormenor, criou um método infalível de como ter o próprio negócio de uma maneira segura e consolidada.

Essas dicas foram retiradas deste método, mas ele completo está disponível no treinamento Ecommerce de Moda do Zero.

No Treinamento, ele conta com mais detalhes a estratégia dos 4 pilares da construção de uma loja de roupas online de sucesso:

  • Planejamento
  • Estrutura (Física e Online)
  • Marketing
  • Relacionamento (Atendimento e Vendas)

Para conhecer o método, basta acessar a página do Treinamento clicando no botão aqui embaixo.

 

[button_2 color=”green” align=”center” href=”https://clkdmg.site/campaign/8e087403-c600-459f-9545-5ca321ce0b2d” new_window=”Y”]QUERO TER MEU ECOMMERCE DE MODA[/button_2]

RECEBA CONTEÚDO EXCLUSIVO NO SEU EMAIL (GRÁTIS)

Inscreva-se gratuitamente e receba as Principais Notícias do Mercado no seu e-mail toda semana!

Mais Lidas

Confira outros conteúdos:

Artboard 2 copy 2

O Ecommerce de Sucesso é um portal de informações sobre o Mercado de Ecommerce. Aqui são abordadas notícias e informações sobre os assuntos Economia, Marketing, Comércio Eletrônico, Varejo, Negócios, Mercados, Política e Tecnologia. Conteúdo independente interpretado com a visão dos nossos especialistas.

ECOMMERCE DE SUCESSO © 2020.