8 Dicas para Vender no Instagram

Última atualização em 7 de outubro de 2021 por

O Instagram é uma ferramenta extremamente popular e com muitos usuários. Se ela for usada da maneira certa, pode ser uma grande diferencial para o seu Ecommerce. Hoje, eu trouxe 8 Dicas para você finalmente conseguir vender bem mais nessa rede social.

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Por que vender no Instagram?

Se existe um lugar perfeito para fazer vendas, é pelo Instagram.

No ano passado, um levantamento feito pela Nuvem Shop mostrou que 70% das vendas feitas em 2018 pelas redes sociais foram através do Instagram.

Sem dizer que ela já atingiu 1 Bilhão de usuários ativos pelo mundo inteiro e possui 15 vezes mais interação do que outras redes sociais.

Impressionante, não?

Consegue imaginar a quantidade de pessoas que é possível atingir? Sem dúvidas é um mar de oportunidades.

Mesmo assim, muitas pessoas ainda encontram dificuldades ao usar a rede social de maneira correta.

Trouxe, então, essas 8 dicas que vão te direcionar melhor para usar o Instagram e impulsionar suas vendas de vez.

Leia mais: Empresária começa no Instagram e faz R$60 mil/mês com brechó de luxo

1. Tenha um perfil comercial

Qualquer conta do Instagram pode se tornar um perfil comercial facilmente.

Vá nas configurações de perfil e selecione o ícone “alternar para perfil comercial”. Para concluir, coloque o link para sua fanpage no Facebook e pronto!

Por que não devo usar o perfil comum?

O comercial te dá insight sobre a sua performance de vendas, já que ela te oferece vários análise de dados, métricas e disponibiliza o acesso ao link nos Stories.

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2. Tenha uma boa descrição

A sua BIO é a primeira informação que o usuário tem ao entrar na sua loja.

Você tem apenas 150 caracteres para fazer uma descrição interessante e direta sobre a sua loja.

Se não tiver uma boa descrição, o usuário pode perder rapidamente o interesse na sua página.

Mas, tenha cuidado para não colocar todas as informações em um único bloco de texto, o que pode deixar o texto cansativo e a página poluída.

Divida as informações em tópicos, linhas e espaçamento.

Além disso, caso tenha um link importante, como o para a sua loja virtual, por exemplo, a BIO do Instagram é o único lugar que você pode colocá-lo.

Os posts normais não deixam que você coloque links, por isso, sempre que precisar, coloque na BIO.

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3. Use imagens bonitas

O foco do Instagram são as boas imagens e conseguir elas são bem mais fácil do que parece.

As fotos são a representação da sua empresa, portanto, um perfil profissional com imagens de boa qualidades certamente vão impactar em como o cliente vê a sua loja e, o mais importante, como ele vê o produto que quer comprar.

Elas passam confiança e credibilidade ao seu consumidor, por isso é importante que seu perfil tenha boas imagens.

Leia mais: Banco de Imagens Grátis: Veja Lista com os 7 Melhores

Também use ferramentas como o Canva para editar as suas fotos.

Caso queira anunciar uma promoção, seria interessante colocar uma chamada na própria imagem, assim capta rapidamente a atenção do consumidor.

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4. Escreva bem e abuse das Hashtags

Por mais que o Instagram seja um aplicativo de foto, quando se trata em vendas, o ideal é botar todos os detalhes possíveis na legenda da foto dos seus produtos.

Seja claro e direto nas informações dos seus produtos, mas também pode e deve trabalhar com a criatividade.

Quanto mais criativo seu texto for, maiores as chances de você chamar atenção das pessoas e a convencer de comprar o seu produto.

Leia mais: 3 Técnicas de Persuasão que você PRECISA Conhecer

Além disso, suas postagens não podem ficar sem Hashtags.

Elas são as melhores formas de gerar alcance nas suas postagens e que elas sejam encontradas facilmente.

Quando um usuário pesquisa #saias, o Instagram o oferece basicamente uma pasta com todas as postagens que contém essa palavra-chave.

Dessa forma, ao usar as Hashtags, você deixa o seu post facilmente visível as pessoas que já estão interessadas no seu conteúdo.

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5. Vídeos, Live e Stories: use tudo

Os vídeos no Instagram tem um limite máximo de 60 segundos. Mesmo parecendo pouco, é tempo suficiente para dar bastante informação ao seu consumidor.

Além disso, segundo um estudo da Invodo, mais de 57% dos compradores se sentem mais seguros ao fazer uma compra depois de ver um vídeo sobre o produto.

Leia mais: Vídeos aumentam a conversão do seu ecommerce?

O Storie é uma ótima oportunidade para vender bem.

Quando se atinge 10 mil seguidores, o Instagram permite que você adicione link aos seus Stories.

Dessa forma, é possível criar histórias criativas sobre o seu produto e rapidamente oferecer o link para a compra.

E mesmo que você não tenha 10 mil seguidores, é uma ótima chance de manter um bom relacionamento com o seu cliente e criar engajamento.

Faça perguntas, enquetes, mostre os bastidores do seu Ecommerce, conte novidades por lá… mantenha contato!

Leia mais: Instagram Stories para Ecommerce: como ter resultados reais?

A Live também é uma fantástica maneira de se conectar com o público.

Pode ser usada para anunciar novidades, resultados de um sorteio, fazer um comunicado…

Além disso, o Instagram avisa aos seus seguidores quando você está fazendo um vídeo ao vivo.

6. Instagram Ads

Uma maneira fantástica de impulsionar suas vendas é por anúncios.

É possível anunciar seus post em formato de fotos, vídeos, carrossel e muito mais. Para criá-los, é necessário fazer direto pela sua conta no Facebook.

É um ótimo jeito de conseguir visibilidade em um curto prazo de tempo na sua página e conseguir vender mais.

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7. Ofertas e Sorteios

Ofertas são maneiras excelentes de gerar valor aos seus clientes e chamar atenção de novos.

Você pode criar posts promocionais, sorteios e brindes para os seguidores.

Em promoções e sorteios, é comum que as pessoas marquem seus amigos para poderem aproveitar.

Seu alcance pode aumentar bastante com a estratégia certa e um bom planejamento para esses descontos.

Leia mais: Como Fazer Sorteio nas Redes Sociais

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8. Mantenha um relacionamento com os clientes

É muito comum clientes tirarem dúvidas sobre o produto pelo “chat” do Instagram, conhecido como Direct.

Separe um tempo do seu dia para conseguir responder todas as dúvidas. Muitas vezes vendas podem ser fechadas no meio das conversas.

Além disso, responda os comentários nos seus post, curta e até comente nas postagens dos seus seguidores.

Isso gera fidelização os seus clientes e, hoje em dia, um bom relacionamento com eles podem fazer toda a diferença no seu negócio.

As redes sociais surgiram para conectar as pessoas. Para vender, não poderia ser diferente.

Leia mais: Fidelização de clientes: porque isso é importante para seu ecommerce

Aprenda ainda mais no Ecommerce

Agora que você já pegou as melhores dicas para vender no Instagram, já está por dentro de como é a vida no Ecommerce.

Ter sua independência financeira, trabalhar no seu próprio tempo, poder ficar mais com a família… ou seja, ter controle da própria vida.

Mas, para chegar a essa realidade, saiba que ainda tem muito chão pela frente…

O mercado online está sempre em movimento, inúmeras novidades chegam todos os dias e às vezes fica difícil de acompanhar todo esse movimento.

Sabemos o quanto isso pode ser difícil e é justamente por isso que queremos te ajudar o máximo possível!

O Bruno de Oliveira, com 18 anos de experiência em Ecommerce, criou esta aula 100% gratuita para ensinar a você como criar um negócio sólido e ficar por dentro das melhores estratégias.

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