3 Técnicas de Persuasão que você PRECISA Conhecer

Última atualização em 11 de novembro de 2020 por Maria Alice Medeiros

Quer aprender como vender mais? Conheça 3 Técnicas de Persuasão incríveis:

técnicas de persuasão

Técnicas de Persuasão

O mundo dos negócios é extremamente concorrido.

Com tanta informação, tantos produtos disponíveis e a correria do dia a dia, é fundamental atrair o máximo de clientes possível (e fazer com que eles comprem o quanto antes).

E é por isso que as técnicas de persuasão são tão poderosas.

Elas não apenas aumentam o interesse do possível cliente no que você tem a dizer, mas também o deixam mais inclinado a realizar a compra NA HORA.

Conheça, abaixo, três técnicas de persuasão incríveis para começar a usar no seu negócio.

técnicas de persuasão

1 – Storytelling

Storytelling é um recurso extremamente poderoso.

Com ele, você consegue dramatizar a sua mensagem, tornando-a muito mais atraente para o público.

A ideia é criar uma narrativa que aproxime a sua marca (e os seus produtos) das pessoas.

Esse conceito já é muito usado na publicidade e no marketing de conteúdo, mas talvez você ainda não esteja aproveitando o seu potencial.

Por exemplo: imagine que você venda produtos de emagrecimento.

Em resumo, seu produto faz as pessoas perderem peso e se sentirem mais bonitas. Provavelmente, você poderia pensar em utilizar uma pessoa que usou o produto e teve bons resultados…

Ficaria algo como:

Paula perdeu 20kg em um mês

Tenho certeza que você já viu vários tipos de anúncios parecidos com esse.

Agora, com um pouco de storytelling, você poderia deixar esse conteúdo muito mais rico.

Paula tinha dificuldades de encontrar roupas que servissem e que a vestissem bem. Ela estava ficando deprimida com isso e os problemas de autoestima estavam atrapalhando o seu relacionamento e a sua vida.

Ela estava tentando milhares de receitas milagrosas, pílulas e cremes há anos… Mas continuava muito acima do peso.

A Paula pensou até em desistir, mas conheceu o *Seu Produto* e viu os resultados aparecerem.

Ela perdeu 20kg sem fazer esforço e hoje acorda se sentindo bonita TODOS OS DIAS!

Por mais que o segundo exemplo não seja o anúncio mais incrível do mundo, podemos concordar que ele é muito melhor (e mais eficaz) do que o primeiro, certo?

Isso acontece porque as pessoas se identificam muito mais com histórias. Heróis, heroínas, desafios, superação…

Tudo que faz um bom filme/livro/série se destacar também pode ser usado para aumentar as suas vendas.

É isso que faz o storytelling ser uma das técnicas de persuasão mais poderosas: é algo humano, infalível.

Se você conseguir desenvolver uma narrativa interessante, pode ter certeza que os resultados serão muito melhores do que um anúncio descritivo.

técnicas de persuasão storytelling

2 – Técnica do SIM

Técnicas de persuasão sempre visam trazer uma reação positiva no seu cliente.

E, no caso das vendas, uma das reações mais positivas que existe é o ato de dizer “Sim!”.

Por isso, o objetivo desse recurso é fazer perguntas em que o possível cliente responda OBRIGATORIAMENTE “sim” para as suas perguntas.

Você vai começar perguntando coisas mais óbvias para as quais você sabe que terá retorno positivo.

Dessa forma, vai aproximando a pessoa de você, deixando-a muito mais inclinada a responder “sim” na hora em que a verdadeira oferta for apresentada.

Vou dar um exemplo para ilustrar…

Vamos dizer que você queira vender ração para cachorros. Neste caso, uma possível aplicação da técnica seria:

  • Você ama o seu cachorro?
  • Quer o melhor para ele SEMPRE?
  • Quer que ele se alimente bem?
  • Quer que ele tenha uma vida longa e saudável?
  • Então compre a *Ração De Cachorro*

Ou seja: desde o início do texto, você já sabia que as respostas seriam “sim”.

Caso alguém responda “não”, significa que essa pessoa não está dentro do seu público-alvo, portanto deve ser ignorada.

O importante é fazer perguntas com resposta positiva GARANTIDA e que tenham relação direta com o seu produto e com o seu prospecto.

Certamente, essa é uma das das técnicas de persuasão mais fáceis de usar. E o melhor é que pode trazer resultados incríveis para o seu negócio.

Leia Mais: Marketing Online – 6 ideias de conteúdo que vão fazer sua fanpage bombar

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3 – Autoridade

Fechando a lista das técnicas de persuasão que você pode usar no seu negócio, está a autoridade.

Uma forma incrível de se diferenciar é criar autoridade para sua marca e o seu produto.

Quando falo em aumentar a relevância da sua marca, trata-se de uma ação de longo prazo.

Aos poucos, você vai elevando sua marca (e a sua própria imagem pessoal, caso decida aparecer).

Mas existem formas de reforçar a autoridade da empresa de forma bem mais rápida:

Utilizar pessoas e que já estão estabelecidas.

Por exemplo: se você conseguir um atleta famoso para respaldar os tênis de corrida que você vende, será muito mais fácil que ele decida comprar.

Um atleta é especialista naquela área, por isso transmite mais confiança. O mesmo vale para médicos indicando remédios, professores recomendando cursos…

Celebridades e Digital Influencers também são formas de dar autoridade a um produto.

Mesmo que a pessoa em questão não seja referência naquele tópico em específico, o público sempre tem interesse em saber o que os famosos estão fazendo e em acompanhar as tendências.

Outra maneira de explorar a autoridade é mostrar certificações, selos de aprovação, prêmios, etc.

Se você vende um produto que tenha sido validado pelo órgão responsável (como pastas de dente aprovadas pelo Conselho Federal de Odontologia, por exemplo), é algo que o seu público vai considerar importante.

O mesmo vale para caso algum produto seu tenha sido eleito o melhor em alguma categoria em algum tipo de competição, etc.

Usar a Autoridade é uma excelente forma de persuadir o seu cliente a confiar (e comprar) de você.

Na hora de escolher quais das técnicas de persuasão vai usar em sua comunicação, lembre-se que não é necessário se limitar a apenas uma.

É possível uni-las para criar uma comunicação ainda mais poderosa.

Faça testes e veja quais são os fatores mais importantes para o seu público.

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