É Fácil Montar uma Loja de Roupas na Internet?

Última atualização em 6 de abril de 2021 por Larissa Bittencourt

Se você está pensando em como fazer para montar uma loja de roupas do zero, investir no online pode ser uma ótima opção. Principalmente porque o Ecommerce está ganhando cada vez mais espaço entre os consumidores… 

Prova disso é que, só no ano passado, o setor registrou uma alta de 41%, atingindo um faturamento de R$ 87,4 bilhões.

Diante disso, se você está querendo investir no meio digital para montar sua loja de roupas na internet, saiba que isso é totalmente possível…

Neste artigo, separamos algumas dicas do que é preciso para abrir uma loja de roupas virtual que vão te ajudar muito a se destacar no mercado. Confira!

loja de roupas
Imagem: (Pexels)

Saiba Quem é o Seu Público

Na hora de começar uma loja de roupas virtual, definir qual público você deseja atingir vai te ajudar a atrair os clientes certos

Por exemplo: se o seu público alvo são adultos do sexo feminino procure saber como esses consumidores agem, quais os hábitos deles…

Como fazer isso? Definido muito bem a sua persona

É por meio da sua persona que você vai conseguir elaborar estratégia de marketing digital e, consequentemente, atingir as pessoas que realmente estejam interessadas em comprar os seus produtos. 

Além disso, o Google Trends também é uma ótima ferramenta para saber o que as pessoas estão buscando no Google. A ferramenta gratuita te mostra o que está em alta e, a partir disso, você sabe o que tem forte potencial para chamar a atenção dos seus clientes na hora de produzir conteúdo relevante.

Depois de definir exatamente quem você quer atrair para a sua loja de roupas virtual, chegou a hora de aprofundar no assunto sobre criação de uma loja de roupas…

Escolha Sua Plataforma

Se você quer começar a vender roupas onlines é preciso definir em qual plataforma irá criar sua loja. Saiba que montar sua própria loja de roupas virtual vai deixar sua marca mais profissional e atraente para os potenciais clientes

Dentre as várias opções de plataforma de Ecommerce, existe a wBuy, que oferece uma estrutura de vendas em que os planos mensais variam entre R$ 39 e R$ 299 por mês…

Outra opção também é a Loja Integrada, uma plataforma em que é possível escolher entre os planos Pro 1, que custa R$ 49, até o plano Pro MAX no valor de R$ 499 mensais.

Contudo, é preciso dizer que apesar de ser uma boa opção ter uma loja virtual própria, é mais difícil conseguir atrair tráfego de visitantes para o seu site no início do negócio. E por isso talvez seja melhor pensar em ter uma loja virtual quando sua empresa estiver um pouco mais madura, com produtos já validados…

Assim, há uma outra alternativa a se considerar na hora de montar sua loja de roupas online: os marketplaces!

Vendendo nos Marketplaces

De acordo com os dados divulgados pelo EbitNielsen, as vendas através dos marketplaces cresceram mais de 50% em 2020.

Ou seja, se você busca mais praticidade na hora de vender e atrair clientes, os marketplaces podem ser a escolha certa!

Caso você não saiba, os marketplaces funcionam como um shopping online com uma grande variedade de produtos anunciados. Isto é, esses canais de vendas já contam com uma forte audiência de pessoas interessadas nos produtos vendidos na plataforma…

E por isso você não precisará se preocupar tanto em atrair clientes na hora de vender. 

Na prática, existem diversas opções de marketplaces disponíveis para sua loja virtual de roupas e preparamos uma lista para te auxiliar na hora de definir o ideal para o seu negócio:

Dafiti

De acordo com a Dafiti, aproximadamente 30% dos brasileiros acessam a plataforma mensalmente, o que já dá uma visibilidade importante para você que está começando, certo?

Quanto mais clientes ativos, mais chances da sua empresa ser vista e seus lucros aumentarem…

Além disso, a Dafiti possui uma variedade de categorias para você investir, como:

  • Moda feminina;
  • Moda Masculina;
  • Moda Infantil;
  • Roupas;
  • Calçados;
  • Acessórios. 

Assim, para vender na Dafiti basta cadastrar sua loja e seus produtos, informando o nome da sua empresa, CNPJ, a categoria que sua loja está inserida, seu site, email e telefone… 

E uma das vantagens desse marketplace é o Dafiti Envios, que entrega seu pedido para todo o Brasil seu custo adicional. 

Zattini

Lançada em 2014, a Zattini é uma empresa do grupo Netshoes e possui mais de 5 milhões de visitantes por mês… 

É uma outra ótima opção de marketplace para gerar mais visibilidade para sua loja de roupas, já que é o segundo maior canal de moda do país. 

Assim como a Dafiti, a Zattini também possui diversas categorias de produtos, como:

  • Moda adulto e infantil;
  • Roupas;
  • Acessórios;
  • Calçados;
  • Beleza;
  • Moda Plus Size.

A grande vantagem dessa empresa, é a antecipação dos recebimentos, que permite ao vendedor antecipar o recebimento de um valor de venda que só chegaria no final do mês, por exemplo. 

Ficou interessado? Para vender na Zattini, basta preencher o formulário e aguardar a avaliação da empresa. 

Mercado Livre

Se você deseja facilidade na hora de vender roupas online, o Mercado Livre pode ser uma excelente opção para você. 

Com o posto de maior companhia da América Latina, o marketplace também possui diversas categorias e você pode achar a que melhor se encaixa com a sua empresa:

  • Moda feminina;
  • Moda masculina;
  • Moda infantil; 
  • Calçados;
  • Acessórios;
  • Bolsas;
  • E várias outras…

Assim, para vender no Mercado Livre, basta preencher o cadastro informando seu nome, sobrenome, CPF, email e senha. Depois disso, você poderá criar seu primeiro anúncio grátis ou pago…

Na prática, com os anúncios você consegue atingir exatamente seu público alvo. E dá para começar investindo em valores baixos e obtendo resultados bons para o seu negócio. 

E mais..

Criar boas descrições para os seus produtos nas plataformas de marketplace é super importante para chamar a atenção do seu consumidor e passar confiança na hora da compra. Informe os tamanhos corretos das roupas, de qual material é feito ou como lavar, em qual ocasião usar etc.

Diante disso, é preciso dizer que você está enganado se pensa que acabaram as opções para vender roupas online… As redes sociais são CRUCIAIS na hora de montar uma loja de roupas na internet.

Invista nas Redes Sociais

Hoje em dia as redes sociais estão ganhando cada vez mais espaço quando o assunto é vender online. Um dos principais motivos é porque, ao navegar por esses canais, se o cliente gostar de um produto, basta apenas um clique e ele será levado para a página de venda para concluir a compra.

Para você ter uma ideia, segundo a plataforma Hootsuite, o Social Commerce, uma prática que envolve as vendas feitas diretamente pelas redes sociais, atingiu US$ 89,4 milhões em novembro de 2020. E a expectativa é que esse mercado continue crescendo!

Um bom exemplo do poder de venda das redes sociais é o Instagram. Por lá, existe o recurso do Instagram Shopping, que permite aos empreendedores inserirem links de compras para os seus itens publicados nas fotos do feed ou dos stories… 

Fora o fato de que o hoje instagram possui 95 milhões de usuários no Brasil, de acordo com o relatório da Socialbakers… Um lugar perfeito para começar um negócio!

Sendo assim, fica claro que investir na divulgação e venda da sua loja de roupas virtual através das redes sociais pode ser uma estratégia positiva para atrair potenciais clientes e aumentar o lucro do seu negócio…

Mas se você estiver com dúvidas, vamos esclarecer mais alguns pontos essenciais sobre o assunto…

Devo Investir Em Uma Loja de Roupas Virtual?

A verdade é que investir no online é uma excelente opção para começar diversos negócios, inclusive os ligados ao setor de moda. 

No cenário atual em que as compras pela internet estão ganhando mais espaço no gosto do consumidor, apostar no Ecommerce pode te ajudar a lucrar muito mais do que você espera…

Para você ter uma ideia, as vendas online de roupas cresceram mais de 90% durante a pandemia, de acordo com o levantamento publicado pela Fashion Network

E mais do que isso… A tendência é esse cenário ficar ainda melhor, isso porque a expectativa de faturamento do Ecommerce esse ano é de mais de R$ 100 bilhões, segundo a pesquisa realizada pela EbitNielsen.

Portanto, é importante que você analise todas as informações que demos ao longo deste artigo e escolha a melhor plataforma para começar o seu negócio, claro. E saiba que vender com uma loja virtual própria, por marketplaces ou através das redes sociais, não é uma tarefa fácil…

Mas está longe de ser impossível!

Será preciso ter dedicação para acompanhar o ritmo em que o setor cresce e saber usar todas as estratégias possíveis ao seu favor.  

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