Última atualização em 25 de novembro de 2021 por Ana Júlia Parreira
Começar a vender moda online é o desejo de muitas pessoas. Principalmente porque o mercado de moda cresce cada vez mais e está se tornando uma ótima oportunidade para empreendedores terem o próprio negócio.
Então, se você deseja ter sucesso vendendo roupas, acessórios ou itens da moda, continue a leitura deste artigo e confira 7 dicas para vender moda online e ter sucesso nos negócios…
O Mercado de Moda Hoje
É fato que o Ecommerce não apenas sobreviveu a crise, como também a superou, apresentando um crescimento disparado nos últimos meses. No segmento de moda online, não foi diferente…
Para você ter uma ideia, o mercado de moda liderou as vendas do Ecommerce durante a pandemia. Prova disso é a pesquisa feita pelo Melhor Envio, plataforma de gestão logística, que identifica os segmentos que mais venderam no Ecommerce brasileiro em 2020.
Segundo o levantamento, que utilizou como base mais de 9 milhões de transações feitas na plataforma de janeiro a novembro de 2020, foram quase 2 milhões de produtos do segmento de moda comercializados no período.
Diante desses resultados, não há como negar que vender moda é promissor nos dias de hoje. Por isso, cada vez mais lojas estão surgindo no mercado e novas marcas nascendo em redes sociais, como Instagram e Facebook, em marketplaces e diversos outros canais de venda.
Porém, é interessante que você saiba que para empreender nesse segmento é necessário seguir algumas instruções valiosas para se destacar e fazer vendas. Pensando nisso, separamos 7 dicas cruciais para vender moda online. Confira…
1 – Crie Sua Marca
Investir na criação de uma marca própria é essencial se você deseja manter clientes por perto e ter um diferencial. Aliás, quando uma loja online tem uma marca forte, significa que ela tem credibilidade. Esse é um fator que chama a atenção dos consumidores e os deixa mais propensos a comprar do seu negócio.
Além disso, criar uma marca é essencial para gerar maior confiabilidade, mais interesse por parte dos clientes, fidelizando-os e fazendo com que eles virem verdadeiros fãs do seu Ecommerce.
Na prática, o primeiro passo para a criação da marca é estabelecer sua filosofia. Qual vai ser a sua essência, o que ela representa e com quem ela fala.
Pensando nisso, Matheus Almeida, especialista em Ecommerce de Moda e dono da Pormenor, marca de moda online, criou um método chamado “Método 20/20”. Funciona da seguinte forma:
- Palavras: Pegue um papel e escreva 20 palavras que você deseja que sejam associadas à sua marca. Exemplo: determinação, roxo, carioca etc.
- Perguntas: Pergunte para cada palavra o porquê você as escolheu.
- Respostas: Diga as respostas para as 20 perguntas que você fez. Fique por um bom tempo nessa etapa para não trazer respostas simples. Faça pesquisas, brainstorm e descubra porque você escolheu aquelas palavras.
2 – Variedade ou Quantidade no Estoque?
É muito importante entender que estoque de loja física é completamente diferente do de loja virtual…
Na loja física, é comum que uma roupa da vitrine não tenha todos os tamanhos disponíveis na loja, porque o estoque é focado em variedade. Isso acontece porque os consumidores gostam de ter várias opções diferentes e de “dar uma olhada” até escolher a peça ideal.
No mundo virtual, os consumidores chegam até a sua oferta por um produto específico. Por isso, no Ecommerce o estoque deve ser focado em quantidade.
Se uma pessoa for atrás do seu produto na loja virtual e o item não estiver disponível, você provavelmente vai perder a venda e o potencial cliente. Assim, ao comprar seu estoque de roupas, invista em quantidade em vez de variedade.
Mas talvez você fique em dúvida sobre qual roupa deve comprar em mais quantidade. Nesse caso há um conhecimento primordial quando o assunto é vender online: o estudo da persona do negócio. Não tem como comprar um estoque sem saber para quem você está vendendo, não é mesmo?
Basicamente, a persona é uma imagem fictícia do seu cliente ideal, algo que vai além das informações demográficas e geográficas do público-alvo. Quando se estuda a persona, você conhece como funciona o psicológico e o emocional dos consumidores
Uma ótima maneira de definir sua persona é utilizando o mapa da empatia. Para criar o seu mapa, você deve fazer 6 perguntas:
- O que sua persona pensa e sente?
- O que sua persona escuta?
- O que sua persona fala e faz?
- O que sua persona vê?
- Quais são as dores da sua persona?
- Quais são os objetivos da sua persona?
Ao encontrar as respostas para as perguntas, você vai conseguir traçar uma personalidade nessa persona e é pra ela quem você deve vender.
3 – Use e Abuse das Redes Sociais
Não existe a menor possibilidade de você querer vender moda online sem usar as redes sociais. Elas servem para você manter um relacionamento com a sua audiência, gerar engajamento e, consequentemente, vender!
Existem muitas pessoas que vendem exclusivamente pelas redes sociais e isso dá muito certo. É o chamado Social Commerce, que não tem crescido fortemente no Brasil…
Confira abaixo três razões pelas quais as redes sociais são tão importantes nos negócios hoje:
Relacionamento com Audiência
As redes sociais chegaram para conectar as pessoas e o mundo. Logo, você precisa usar essa oportunidade para o seu negócio.
Através da página da loja virtual, seja no Instagram, Facebook, Youtube ou em qualquer outra plataforma, deixe a sua caixa de mensagens abertas. Disponibilize chats para as pessoas entrarem em contato com você e tirarem dúvidas.
Quanto mais você olhar para as pessoas que se conectam com você, maior é a confiança que elas terão na sua marca.
Engajamento
Ao manter contato frequente com os clientes, uma parte do engajamento já vai ser feita. Outra parte é postar conteúdos de valor na sua página.
Isto é, publicar dicas, informações, notícias, macetes, vídeos etc. Tudo o que diz respeito ao universo da persona e que se conecta com a sua marca. Esses conteúdos fazem com que os clientes interajam cada vez mais com a página do seu negócio e, consequentemente, fiquem propensos a comprar mais de você.
Estratégias Para Vender Mais
Como foi dito neste artigo, as redes sociais podem ser a única plataforma de vendas do seu negócio online. Mas, caso você queira expandir, os marketplaces também podem ser interessantes para comercializar produtos.
De todas as redes sociais, o Instagram é uma das melhores para vender moda. Afinal, essa é uma plataforma visual e, com uma simples foto do seu produto, o cliente pode se interessar pela peça e comprá-la…
Isso sem contar as estratégias que podem ser usadas para alcançar mais pessoas, como as hashtags, os anúncios pagos para impulsionar publicações e as parcerias com influenciadores digitais…
Por falar em influenciadores, o Instagram está repleto deles e grande parte está relacionado à moda. Como o próprio nome já diz, esses indivíduos influenciam pessoas a realizarem compras e até a mudarem o estilo de vida.
- Saiba Mais: 8 Dicas para Vender no Instagram
4 – Abuse do Marketing Digital
Para vender bem moda online, o marketing digital não pode ficar de lado. Afinal, se você não investir em estratégias para promover a marca, ninguém vai conhecer a sua loja e você não vai ter vendas. Para isso, você pode gerar tráfego orgânico ou tráfego pago.
Tráfego orgânico é o que chamamos de tráfego gratuito. Leva um pouco mais de tempo para dar resultado, mas é simples e gera muita credibilidade para uma empresa. Basicamente, você pode criar conteúdo de valor para gerar engajamento.
Mas, caso você precise impulsionar uma audiência maior em um período de tempo mais curto, misture o tráfego orgânico com o tráfego pago, ou seja, anúncios. Assim, as postagens vão alcançar mais pessoas e as chances de acontecer uma venda vão aumentar de forma considerável.
5 – Tenha um Bom Atendimento
O atendimento pode fazer toda a diferença na hora da venda, principalmente em Ecommerce. Então, coloque-se no lugar do consumidor e esteja disposto a responder todas as dúvidas em relação aos produtos vendidos. Aliás, quando o assunto é comprar online, os clientes não conseguem tocar ou experimentar os produtos e normalmente têm mais dúvidas quanto ao tamanho, tipo de material etc.
Então, é normal que as pessoas fiquem receosas e queiram tirar dúvidas. E é através do atendimento que você vai gerar confiança e fazer com que o consumidor feche a compra.
Por isso, tenha paciência para responder perguntas. Seja ágil para responder e não enrole o cliente, demonstre interesse e preocupação durante o atendimento. Isso faz com que ele se sinta especial e gera fidelização.
Tenha em mente que um bom atendimento é aquele que resolve os problemas e gera uma boa experiência ao cliente. Se algo deu errado é sua responsabilidade consertar.
6 – Tire boas Fotos dos Produtos
É muito importante que as fotos dos produtos sejam de boa qualidade. Afinal, se o cliente não pode experimentar, o mínimo que ele precisa saber é como o produto é de verdade.
Você não precisa se preocupar em ser um fotógrafo profissional, porque também é possível tirar fotos de qualidade com o celular, basta que siga algumas dicas, como:
- Utilizar fundos sem distrações;
- Remover o flash para evitar reflexos e sombras;
- Variar os ângulos para mostrar vários detalhes do seu produto;
- Editar as fotos corretamente.
E, claro, pense no cliente. Ele gostaria da foto que você tirou? É possível ver todos os detalhes importantes? Vale a pena colocar algum objeto acompanhando o seu produto?
Leia mais: Mini Estúdio Fotográfico: Saiba Como Fazer Fotos de Produtos em Casa
7 – Busque Capacitação Constante
Uma coisa natural de todo empreendedor e empresário de sucesso é o seguinte: a busca pela capacitação profissional precisa ser constante. Assim, esteja sempre atualizado sobre o mercado e buscando novas formas de vender e impulsionar o negócio.
Faça cursos online, assista palestras, leia artigos educativos e participe de workshops. O importante é não estar desatualizado no mercado e buscar sempre o conhecimento.
É interessante enfatizar isso porque as pessoas tendem a achar que uma vez que o negócio está criado, nada mais precisa ser feito e aprimorado. Isso, na realidade, é uma visão equivocada e que pode levar ao fracasso da empresa.
Gostou do artigo? As dicas apresentadas aqui são essenciais para empreendedores alcançarem o sucesso nas vendas. Portanto, não ignore-as para faturar muito vendendo moda online.
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