Marketplace

Crescimento das Vendas em Marketplace Supera o Total do Ecommerce

Não é novidade para ninguém que as vendas em Marketplace cresceram de forma AVASSALADORA nos últimos meses. Na verdade, todo o setor de Ecommerce apresentou uma forte alta ao longo dos trimestres de 2020 vividos em meio à pandemia.

Mas o fato é que, em uma análise sobre o último ano, o comércio eletrônico alcançou um marco histórico

E, em meio a esse cenário extremamente animador, não teve jeito: o destaque foi os marketplaces!

Ao longo deste artigo, vamos apresentar detalhes sobre o crescimento tanto do Marketplace quanto do Ecommerce em geral, segundo dados da Ebit/Nielsen, concedidos durante o Marketplace Conference 2021, realizado pelo E-Commerce Brasil. Acompanhe!

(Imagem: Freepik)

Marketplace Cresceu Mais de 50% em 2020

As vendas em marketplaces cresceram 52% no ano passado, registrando um total de R$ 73,2 bilhões…

O bom desempenho foi em virtude dos 148,6 milhões de pedidos realizados nesses canais. Uma alta de 38% em relação a 2019.

Além disso, o ticket médio dos marketplaces ficou em R$ 493, marcando um crescimento de 10% em relação ao mesmo período do ano anterior.

É válido ressaltar apenas que a pesquisa não incluiu nomes do segmento, como: Mercado Livre, Enjoei e Elo7

De qualquer forma, não dá para ignorar que os resultados obtidos ao longo do ano passado foram bem expressivos..

(Imagem: Ebit/Nielsen)

(Imagem: Ebit/Nielsen) 

E mais do que isso…

O crescimento das vendas feitas em marketplaces foi superior ao total registrado pelo Ecommerce em geral…

Marketplace Cresce Mais que o Total do Ecommerce

Ainda de acordo com as informações concedidas durante o evento online, o Ecommerce atingiu números históricos em 2020.

Ao longo do ano, as vendas online atingiram R$ 87 bilhões, o que marca uma alta de 41% em um comparativo com 2019…

E é verdade mesmo: o setor bateu verdadeiros recordes no que diz respeito ao faturamento no ano passado. As datas comemorativas comprovam bem isso:

E mais…

O desempenho da categoria em geral foi superior ao do Ecommerce, que cresceu 41% em 2020, enquanto os marketplaces cresceram 52%, como vimos anteriormente. 

A razão dessa alta nos marketplaces foi a chegada de novos consumidores, representando um total de 13 milhões dos 80 milhões registrados em 2020

E, em meio a esse cenário positivo, alguns marketplaces ficaram mais em evidência no gosto do consumidor…

Quais Marketplaces Foram Destaque?

Ainda de acordo com os dados da Ebit/Nielsen, varejistas como Americanas.com, Mercado Livre e Magazine Luiza estão entre os mais procurados pelos compradores online…

A Amazon, por sua vez, não fica de fora na hora da compra dos consumidores. A varejista teve um salto de 28% para 55% ao longo do ano. 

(Imagem: Ebit/Nielsen)

(Imagem: Ebit/Nielsen)

Na sequência, Netshoes, Casas Bahia (do Grupo Via Varejo) e outros também se destacaram pela alta procura dos consumidores…

Mas outro ponto que chamou a atenção nos dados apresentados: o quanto a experiência de compras em marketplaces foi algo positivo ao longo do ano passado…

Quase 100% dos Consumidores Afirmaram Terem Tido uma Experiência Positiva

Ao todo, 90% das pessoas que compraram pela internet durante 2020 afirmaram que a experiência foi boa ou ótima

O levantamento ainda aponta que a pontuação ou reputação da empresa dentro do marketplace é algo decisivo para a decisão de compra de produtos.

Além disso, o melhor preço e a confiança são questões cruciais para a escolha de uma marketplace…

(Imagem: Ebit/Nielsen)

Sobre essa questão da confiabilidade, Marcelo Osanai, gerente comercial da Ebit/Nielsen, destacou durante o evento que o trabalho dos sellers pode fazer diferença nesse sentido:

“Se esses sellers não estão fazendo um bom trabalho ou se a plataforma não oferece a oportunidade de feedback, isso pode impactar negativamente as vendas do vendedor”, ressalta o executivo. 

Assim, com todo o crescimento da categoria e do setor de Ecommerce em geral, há muitos empreendedores interessados em vender por esses canais…

Vale a Pena Mesmo Vender em Marketplace?

É preciso avaliar qual desses canais melhor se encaixa ao seu negócio…

Mas, no geral, SIM, vale a pena vender em marketplace!

Algo que você tem que ter em mente é que não é indicado começar vendendo em todos ao mesmo tempo. Escolha um e, com o tempo e amadurecimento do negócio, aposte em outros canais que façam sentido ao que você quer para a sua empresa…

Não dá para ignorar: se você deseja vender pela internet, mas não sabe por onde começar, os marketplaces são ideais!

Isso porque há inúmeras vantagens, como:

  • Aumentar as vendas;
  • Conquistar novos clientes;
  • Baixo investimento;
  • Boa infraestrutura;
  • Estratégias de SEO;
  • E muito mais.

Portanto, tenha em mente:

O importante é você acompanhar o mercado, traçar as estratégias certas e trabalhar pesado para vender cada vez mais nesses canais. 

Gostou do artigo? Para não perder essas e outras dicas, inscreva-se AGORA MESMO em nossa newsletter e receba mais artigos como este! É só clicar no box abaixo.

Maria Alice Medeiros

Maria Alice Medeiros é formada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo. Desde 2013 atua com produção de conteúdo em diversas áreas, como: Cultura, Direito, Empreendedorismo e Educação. Hoje, é Editora do Portal Ecommerce de Sucesso, e busca levar notícias e conteúdos diários para empreendedores, profissionais e investidores, sempre com uma perspectiva fundamentada e imparcial, apontando as implicações reais de cada nova informação dentro do mundo dos negócios.

Share
Published by
Maria Alice Medeiros

Recent Posts

Ecommerce na Prática Lança ‘Jornada Loja Virtual do Zero’

Quem trabalha ou apenas acompanha o mercado de e-commerce sabe que o cenário atual nunca…

1 ano ago

Lojistas de Shoppings Pedem Redução de Funcionamento Diante ao Avanço da Ômicron

A Associação Brasileira dos Lojistas Satélites (Ablos) anunciou recentemente que levará um pedido aos shoppings…

1 ano ago

Twitter Inicia Testes de Reação em Vídeo e Foto Para Tweets

O Twitter iniciou recentemente a fase de testes de uma nova função para a rede…

1 ano ago

França Multa Google e Facebook Por Gestão de Dados de Usuários

A Comissão Nacional de Tecnologia da Informação e Liberdade (CNIL) da França multou recentemente o…

1 ano ago

Nubank Adere ao Pacto Global da ONU

A plataforma digital de serviços financeiros Nubank recentemente se tornou membro da Rede Brasil do…

1 ano ago

Uber Eats Encerra Entregas de Restaurantes no Brasil

A Uber anunciou nesta quinta-feira (6) o encerramento das entregas de restaurantes pelo aplicativo Uber…

1 ano ago