Marketplace

Via Varejo Aposta em Veículos Elétricos para Fazer Entregas

Parece que a Via Varejo é mais uma empresa que decidiu dar mais atenção às medidas sustentáveis. Em meio a alta produção e aos excelentes resultados obtidos trimestre após trimestre, a companhia precisou pensar em estratégias voltadas à sustentabilidade.  

E é verdade: a Via Varejo tem tido um excelente desempenho no varejo em geral…

Só no 4º trimestre do ano passado, o grupo atingiu um faturamento de R$38,8 bilhões. Ou seja: não é à toa que a empresa quer se tornar mais sustentável… 

Para saber como será a adoção de veículos elétricos em sua logística e como a iniciativa funcionará, basta acompanhar os próximos tópicos do artigo.

(Imagem: Divulgação)

Via Varejo Coloca Carros Elétricos Esse Mês Para Realizar Entregas

A Via Varejo acaba de anunciar que vai colocar em circulação 10 veículos elétricos para realização de entregas, havendo a possibilidade de dobrar esse número futuramente.

A iniciativa, que acontecerá apenas em São Paulo por enquanto, contará com caminhões e vans… Todos com as seguintes especificações:

  • Baterias duram por até 300 quilômetros;
  • Capacidade para transportar até 720 quilos.

Mas não é só isso…

Carros elétricos também serão utilizados, mas fazendo apenas entregas na Zona Sul de São Paulo.

Com essas medidas, a empresa espera atuar no varejo dando uma atenção especial para as questões de sustentabilidade…

O Foco é Ser Mais Sustentável

O principal foco da Via Varejo é reduzir as emissões de carbonos até 2025 e, claro, fazer com que seus processos de logística fiquem cada vez mais sustentáveis… 

Contudo, é preciso ressaltar que não é de hoje que a Via Varejo tem se preocupado com pautas ligadas ao meio ambiente. Hoje, a companhia já conta com um programa de economia circular e também logística reversa…

Exemplo disso é que a Via Varejo dobrou o número de lojas físicas com pontos de coletas para o descarte de eletrônicos

E, atualmente, já são 400 locais para os consumidores descartarem produtos de forma correta e segura.

Além disso, a rede varejista também faz a coleta de embalagens no ato da entrega – quando os clientes autorizam – e entrega tudo para 11 cooperativas responsáveis pela reciclagem dos materiais.

Roberto Fulcherberguer, presidente da Via Varejo, afirmou em entrevista recente à Exame que mais de 5 mil toneladas já foram recicladas e 250 famílias beneficiadas com o programa, que leva o nome de Reviva.

Dessa forma, fica claro os esforços da Via Varejo em apostar em matrizes energéticas mais limpas. Sobre isso, inclusive, o executivo ressaltou:

“Já temos todas as lojas de Minas Gerais e 57 lojas no Rio de Janeiro são abastecidas unicamente com energia solar. Fazemos isso para reduzir nosso impacto”, afirmou.

E todas essas iniciativas fazem muito sentido…

Principalmente em meio a forte alta do Ecommerce nos últimos meses, claro. Mas também porque diversas companhias do setor estão atentas à adoção de medidas mais sustentáveis…

Via Varejo Não é a Única a Investir em Sustentabilidade

Recentemente, o Mercado Livre anunciou utilização de mais de 70 carros elétricos em sua logística, sendo 51 deles destinados apenas ao Brasil…

E mais…

A companhia mais valiosa da América Latina divulgou que também irá financiar os veículos elétricos para seus entregadores.

Além disso, outra empresa que também adotou medidas mais sustentáveis foi a Amazon. A varejista norte-americana já conta com veículos elétricos em sua malha logística e pretende zerar as emissões de carbono até 2040.

Sendo assim, fica nítido que as estratégias da Via Varejo nesse sentido são coerentes e, ao mesmo tempo, também contribuem para a expansão de sua atuação no mercado… 

E a tendência é que mais empresas adotem iniciativas mais voltadas para diminuição dos impactos ao meio ambiente, já que o setor simplesmente não para de crescer. 

Gostou do artigo? Para não perder essas e outras dicas, inscreva-se AGORA MESMO em nossa newsletter e receba mais artigos como este! É só clicar no box abaixo.

Maria Alice Medeiros

Maria Alice Medeiros é formada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo. Desde 2013 atua com produção de conteúdo em diversas áreas, como: Cultura, Direito, Empreendedorismo e Educação. Hoje, é Editora do Portal Ecommerce de Sucesso, e busca levar notícias e conteúdos diários para empreendedores, profissionais e investidores, sempre com uma perspectiva fundamentada e imparcial, apontando as implicações reais de cada nova informação dentro do mundo dos negócios.

Share
Published by
Maria Alice Medeiros

Recent Posts

Ecommerce na Prática Lança ‘Jornada Loja Virtual do Zero’

Quem trabalha ou apenas acompanha o mercado de e-commerce sabe que o cenário atual nunca…

1 ano ago

Lojistas de Shoppings Pedem Redução de Funcionamento Diante ao Avanço da Ômicron

A Associação Brasileira dos Lojistas Satélites (Ablos) anunciou recentemente que levará um pedido aos shoppings…

1 ano ago

Twitter Inicia Testes de Reação em Vídeo e Foto Para Tweets

O Twitter iniciou recentemente a fase de testes de uma nova função para a rede…

1 ano ago

França Multa Google e Facebook Por Gestão de Dados de Usuários

A Comissão Nacional de Tecnologia da Informação e Liberdade (CNIL) da França multou recentemente o…

1 ano ago

Nubank Adere ao Pacto Global da ONU

A plataforma digital de serviços financeiros Nubank recentemente se tornou membro da Rede Brasil do…

1 ano ago

Uber Eats Encerra Entregas de Restaurantes no Brasil

A Uber anunciou nesta quinta-feira (6) o encerramento das entregas de restaurantes pelo aplicativo Uber…

1 ano ago