Não é novidade para ninguém que as vendas em Marketplace cresceram de forma AVASSALADORA nos últimos meses. Na verdade, todo o setor de Ecommerce apresentou uma forte alta ao longo dos trimestres de 2020 vividos em meio à pandemia.
Mas o fato é que, em uma análise sobre o último ano, o comércio eletrônico alcançou um marco histórico…
E, em meio a esse cenário extremamente animador, não teve jeito: o destaque foi os marketplaces!
Ao longo deste artigo, vamos apresentar detalhes sobre o crescimento tanto do Marketplace quanto do Ecommerce em geral, segundo dados da Ebit/Nielsen, concedidos durante o Marketplace Conference 2021, realizado pelo E-Commerce Brasil. Acompanhe!
As vendas em marketplaces cresceram 52% no ano passado, registrando um total de R$ 73,2 bilhões…
O bom desempenho foi em virtude dos 148,6 milhões de pedidos realizados nesses canais. Uma alta de 38% em relação a 2019.
Além disso, o ticket médio dos marketplaces ficou em R$ 493, marcando um crescimento de 10% em relação ao mesmo período do ano anterior.
É válido ressaltar apenas que a pesquisa não incluiu nomes do segmento, como: Mercado Livre, Enjoei e Elo7…
De qualquer forma, não dá para ignorar que os resultados obtidos ao longo do ano passado foram bem expressivos..
(Imagem: Ebit/Nielsen)
E mais do que isso…
O crescimento das vendas feitas em marketplaces foi superior ao total registrado pelo Ecommerce em geral…
Ainda de acordo com as informações concedidas durante o evento online, o Ecommerce atingiu números históricos em 2020.
Ao longo do ano, as vendas online atingiram R$ 87 bilhões, o que marca uma alta de 41% em um comparativo com 2019…
E é verdade mesmo: o setor bateu verdadeiros recordes no que diz respeito ao faturamento no ano passado. As datas comemorativas comprovam bem isso:
E mais…
O desempenho da categoria em geral foi superior ao do Ecommerce, que cresceu 41% em 2020, enquanto os marketplaces cresceram 52%, como vimos anteriormente.
A razão dessa alta nos marketplaces foi a chegada de novos consumidores, representando um total de 13 milhões dos 80 milhões registrados em 2020…
E, em meio a esse cenário positivo, alguns marketplaces ficaram mais em evidência no gosto do consumidor…
Ainda de acordo com os dados da Ebit/Nielsen, varejistas como Americanas.com, Mercado Livre e Magazine Luiza estão entre os mais procurados pelos compradores online…
A Amazon, por sua vez, não fica de fora na hora da compra dos consumidores. A varejista teve um salto de 28% para 55% ao longo do ano.
(Imagem: Ebit/Nielsen)
Na sequência, Netshoes, Casas Bahia (do Grupo Via Varejo) e outros também se destacaram pela alta procura dos consumidores…
Mas outro ponto que chamou a atenção nos dados apresentados: o quanto a experiência de compras em marketplaces foi algo positivo ao longo do ano passado…
Ao todo, 90% das pessoas que compraram pela internet durante 2020 afirmaram que a experiência foi boa ou ótima…
O levantamento ainda aponta que a pontuação ou reputação da empresa dentro do marketplace é algo decisivo para a decisão de compra de produtos.
Além disso, o melhor preço e a confiança são questões cruciais para a escolha de uma marketplace…
Sobre essa questão da confiabilidade, Marcelo Osanai, gerente comercial da Ebit/Nielsen, destacou durante o evento que o trabalho dos sellers pode fazer diferença nesse sentido:
“Se esses sellers não estão fazendo um bom trabalho ou se a plataforma não oferece a oportunidade de feedback, isso pode impactar negativamente as vendas do vendedor”, ressalta o executivo.
Assim, com todo o crescimento da categoria e do setor de Ecommerce em geral, há muitos empreendedores interessados em vender por esses canais…
É preciso avaliar qual desses canais melhor se encaixa ao seu negócio…
Mas, no geral, SIM, vale a pena vender em marketplace!
Algo que você tem que ter em mente é que não é indicado começar vendendo em todos ao mesmo tempo. Escolha um e, com o tempo e amadurecimento do negócio, aposte em outros canais que façam sentido ao que você quer para a sua empresa…
Não dá para ignorar: se você deseja vender pela internet, mas não sabe por onde começar, os marketplaces são ideais!
Isso porque há inúmeras vantagens, como:
Portanto, tenha em mente:
O importante é você acompanhar o mercado, traçar as estratégias certas e trabalhar pesado para vender cada vez mais nesses canais.
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