Se você tem uma loja física, mas ainda não empreende no Ecommerce, saiba que muitas oportunidades de crescimento podem estar sendo desperdiçadas. Afinal, o setor é promissor e não para de crescer.
Prova disso é que, só nos primeiros seis meses de 2021, as vendas online, registraram um faturamento de R$ 53,4 bilhões. A quantia simplesmente representa um recorde de vendas no setor, segundo dados do relatório Webshoppers 44, realizado pela Ebit | Nielsen em parceria com o Bexs.
Logo, não há muito para onde fugir…
É fundamental que empresas que possuem loja física também passem a investir no ambiente virtual o mais rápido possível. E, se você ainda tem dúvidas se a sua loja física se encaixa no Ecommerce, acompanhe a leitura deste artigo para entender isso de uma vez por todas…
Uma coisa não dá para negar: atualmente o Ecommerce e o varejo físico precisam caminhar lado a lado.
Por conta do fechamento de centenas de lojas físicas graças à pandemia, muitas empresas se viram obrigadas a migrar para o digital com o objetivo de garantir a sobrevivência dos negócios…
Isso tudo aconteceu em meio à forte mudança nos hábitos dos consumidores, que passaram a comprar muito mais pela internet no período mais restrito do isolamento social.
Mas isso não foi só no início da pandemia. Hoje, já com as medidas mais flexíveis, as vendas online continuam no gosto do consumidor. E, ao que tudo indica, a tendência é esse comportamento seguir acontecendo não só no Brasil, mas ao redor de todo mundo…
Um levantamento feito pela EbitNielsen feito com consumidores ao longo do 4º trimestre do ano passado aponta exatamente isso. Para 2021, estima-se que o Ecommerce deva crescer 26%, registrando um faturamento de R$ 110 bilhões.
Diante disso, integrar loja física e vendas online é a medida ideal para atender às expectativas dos clientes, conseguir maior alcance e autoridade para uma marca. Principalmente porque o consumidor moderno hoje exige uma experiência completa, e atender a isso é fundamental para o sucesso de todo negócio.
As vantagens de investir no Ecommerce quando já se tem uma loja física são muitas e você precisa estar atento a isso na hora de entender se o seu negócio físico se encaixa no digital…
A partir do Ecommerce é possível oferecer maior praticidade aos clientes. Isso porque o ambiente digital permite um processo de compra mais rápido e possibilita que os consumidores façam pesquisas e comparações de preço com maior agilidade e precisão.
Além disso, um fator interessante é que uma loja virtual está aberta 24 horas por dia, 7 dias por semana. O que significa que os clientes podem acessar os produtos e realizar compras quando e onde desejarem.
Estar presente no Ecommerce promove maior visibilidade para um uma marca, o que, automaticamente, aumenta as chances de vender mais. Afinal, milhares de consumidores navegam pela internet todos os dias…
Assim, uma dica para otimizar ainda mais as vendas no Ecommerce é utilizar estratégias de marketing digital. Isto é, um conjunto de medidas que, quando utilizadas de maneira correta, promovem o crescimento de uma marca.
Entretanto, não pense que o aumento das vendas se concentra somente no ambiente online. Saiba que, quando uma loja física passa a empreender também no Ecommerce, maiores podem ser as possibilidades das vendas físicas aumentarem…
E você sabe por quê?
Porque, com o modelo Clique e Retire em alta, os clientes podem optar por comprar no site e retirar o produto na loja física, por exemplo. Dessa forma, maiores são as chances de eles se interessarem por outros produtos da loja física e realizarem mais aquisições.
Vender no Ecommerce possibilita a integração do seu negócio online com outros canais de venda, como os marketplaces e as redes sociais.
Com isso, a empresa pode estar presente em mais plataformas virtuais simultaneamente. E ainda é possível organizar a gestão de pedidos da loja física e da loja virtual em um mesmo painel, com o auxílio de ferramentas como um sistema ERP, por exemplo.
Diferente de uma loja física, no Ecommerce é possível monitorar os consumidores do seu negócio com mais facilidade…
Na prática, é possível ter acesso ao histórico de navegação dos clientes que visitaram o site, saber se visualizaram um produto do catálogo e até mesmo se abandonaram o carrinho ou não efetuaram a compra.
Uma dica de ouro é utilizar o Google Analytics, ferramenta disponibilizada pelo Google que ajuda na análise de dados de sites, tornando possível descobrir as ações dos usuários que navegam por eles…
Para você ter uma ideia, alguns dados que o Google Analytics permite que você descubra são:
Essas são apenas algumas vantagens de investir no Ecommerce quando já se tem loja física. Saiba que o universo das vendas online pode trazer muitos benefícios para o empreendedor. Contudo, é interessante levar em consideração alguns detalhes na hora de saber se a sua loja física se encaixa no digital…
Como você viu neste artigo, é importante estar presente no Ecommerce quando se tem uma loja física. Entretanto, o ambiente digital também possui algumas questões que você precisa ficar atento…
Nesse sentido, a gestão de logística do seu negócio virtual merece uma atenção especial. Isto é, qualquer falha nesse processo pode comprometer satisfação do consumidor, assim como a avaliação do cliente quanto ao serviço prestado por sua loja.
Outro ponto importante é que uma loja virtual exige um bom desenvolvimento de estratégias de marketing digital, como mencionado anteriormente. Por isso, estude sobre o assunto e aprenda como aprimorar isso no seu negócio. Isso vai ser crucial na hora de criar conteúdo relevante para atrair e engajar as pessoas…
Diante disso, não tem jeito: tenha atenção e um bom planejamento ao optar por vender não só na loja física, mas também no Ecommerce. Afinal, é importante ter controle de todo empreendimento que está sendo feito.
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