6 formas Recuperação de Carrinho para o E-commerce

Última atualização em 6 de novembro de 2020 por Maria Alice Medeiros

Existem diversos motivos que levam o consumidor a desistir da compra. No Brasil, a taxa média de abandono de carrinho é de 82%, segundo um levantamento da  E-Commerce Radar. Por isso, a recuperação de carrinho é uma preocupação recorrente dentro do Ecommerce… Afinal, uma venda não realizada significa menos dinheiro entrando para a empresa.

O que pode interferir na decisão de compra do cliente?

Alguns fatores interferem diretamente na decisão de compra do cliente: desde preços e condições de pagamento, até a estrutura do site que pode estar atrapalhando. 

Para o empreendedor traçar estratégias e evitar que o cliente desista da compra, primeiro deve entender em quais momentos ocorrem o abandono do carrinho. 

Após entender quais são os problemas, deve-se criar um conjunto de ações para atrair de novo aquelas pessoas que começaram a compra, mas não terminaram. Ou seja: deve trabalhar na recuperação do carrinho desses clientes. 

É bom lembrar que, independente do segmento da sua empresa, todo E-commerce pode sofrer em algum momento com esse tipo de situação. Portanto, selecionamos algumas formas de se prevenir e tentar reverter um abandono de carrinho.

Formas de Recuperação de Carrinho

1 – E-mail Marketing

Se você já tem uma loja virtual, seu cliente provavelmente informou o e-mail em algum momento da navegação pelo seu site. A partir disso, é possível programar um e-mail marketing com mensagem personalizada, relembrando o cliente sobre o carrinho que deixou para trás.  

O e-mail marketing pode ser usado para lembrar o cliente sobre o carrinho, mas também pode ser usado para enviar promoções, vouchers de descontos, notícias, campanhas exclusivas…

Esse tipo de estratégia também estimula o consumidor a acessar sua loja virtual e realizar mais compras.

Dica: Algumas plataformas de lojas virtuais já integram esse tipo de ferramenta e mandam esses e-mails de forma automática.  

2 – Remarketing

O remarketing funciona a partir de cookies para replicar anúncios personalizados da sua loja virtual em vários sites, de acordo com os interesses dos clientes.

Esse tipo de estratégia funciona para lembrar o cliente sobre o carrinho de compras abandonado através de anúncios em diferentes sites. Com isso, você consegue lembrar os consumidor sobre os produtos que tinha interesse e os estimula a adquiri-los. 

Mas não é útil apenas para recuperação do carrinho… Também é uma boa estratégia para encorajar pessoas que pesquisaram um determinado produto na sua loja, mas não fizeram a compra.

3 – Notificações Push

Essas notificações são mensagens imediatas enviadas em formato de pop-ups que contém alertas sobre ofertas e informações da loja. Para recebê-las, o cliente deve decidir se permite ou não esse tipo de aviso.

Se o consumidor permitir o push do seu site, você pode usar a ferramenta para lembrá-lo sobre o carrinho abandonado, além de enviar novidades da sua loja, promoções e cupons de desconto. 

Esse tipo de estratégia é uma forma de estreitar a comunicação e aumentar o engajamento do público com a sua marca, pois as notificações permitem enviar alertas instantâneos e personalizados sobre determinados produtos. 

Por exemplo:

  • lembrar sobre um produto visualizado;
  • anunciar o frete grátis nas compras acima de um valor específico;
  • avisar que o produto visualizado está acabando no estoque, gerando um gatilho mental de que a pessoa pode ficar sem o produto, caso não realize a compra logo;
  • dar um cupom especial de desconto para finalização da compra;
  • a oferta de um outro artigo ou brinde, na conclusão do pedido.

4 – Shopback

O Shopback usa inteligência e análise de dados para entender o comportamento do cliente, reconhecendo uma parcela significativa dos visitantes da loja virtual, mesmo que não deixem o e-mail na página.

Como funciona: com base no comportamento do visitante, o programa vasculha os produtos da loja para oferecer produtos complementares ou ofertas interessantes ao possível cliente. Caso o consumidor tenha abandonado o carrinho, o Shopback cria estratégias de e-mails para fazer com que o cliente volte e realize a compra.

Além disso, o Shopback tem ferramentas para evitar que o cliente saia do site, como o monitoramento automático do movimento do mouse do usuário. Assim, quando ele está prestes a sair do site, a ferramenta dispara um pop-up para que ele continue na página.

Essa pode ser uma boa alternativa para sua recuperação de carrinho.

5 – CartStack

Esse é um software que realiza a recuperação de carrinho abandonado, enviando e-mails personalizados em tempo real com a intenção de persuadir o visitante a fechar uma compra. Esse programa também permite personalizar o conteúdo e programa o disparo de diferentes mensagens com um diversas ofertas e produtos.

Com ele, você pode realizar testes a fim de entender que tipos de assuntos ou abordagem trazem melhores retornos para o E-commerce. Além disso, disponibiliza relatórios detalhados para otimização de anúncios e melhorias que devem ser feitas na comunicação com os clientes.

6 – Carrinho Salvo

Essa estratégia permite que os produtos adicionados ao carrinho não se percam, mesmo que o cliente tenha saído do site e não tenha feito o login. Ao voltar para o site, o não precisará adicionar os produtos novamente.

Se você tem um público que vem muito de aplicativos de redes sociais, por exemplo, essa pode ser uma boa solução para recuperação de carrinho. Assim, caso tenham que fechar o aplicativo por alguma razão antes de concluir a compra, conseguem ter acesso aos mesmos produtos sem problemas.

Como melhorar sua conversão

Os principais indicadores da loja – como a taxa de abandono, ponto de partida do usuário, número de conversões, entre outros – devem ser avaliados constantemente, pois contém informações úteis que podem trazer insights de melhorias no seu negócio.

Como os hábitos de compra estão mudando, é fundamental que as estratégias de ação estejam a par das tendências de mercado. Além disso, é preciso entender que só essas ferramentas citadas não farão nada sozinhas, por isso é preciso fazer as análises do comportamento do seu cliente para criar estratégias mais eficientes.

Uma das ferramentas mais inteligentes para avaliar o seu negócio é o Feedback dos seus clientes.

Com ele, o consumidor pode te contar como foi a experiência dele de comprar com você, quais são os pontos positivos e negativos. Esse tipo de retorno, se usado de forma eficaz, tem tudo para melhorar o seu negócio.

Veja aqui algumas dicas importantes sobre o como conseguir feedback dos Clientes


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