Last Mile Delivery, chamado de Entrega de Última Milha, em português, se refere à fase final da entrega do produto. Ou seja, o momento em que o consumidor recebe em domicílio o item comprado no Ecommerce.
Apesar de o conceito ser de fácil compreensão, concluir a última etapa da logística com amplo sucesso requer bastante atenção e cautela em relação aos problemas que podem surgir nesse sentido.
O termo Last Mile se refere ao momento em que a mercadoria é levada do centro de distribuição até o endereço do comprador. Essa etapa é a última indicada no rastreamento para os consumidores, que aguardam pela chegada do produto comprado pela internet.
Claro que até o processo logístico ser finalizado há outras demandas que acontecem antes do Last Mile, como a separação dos itens no estoque e o preparo do envio até a transportadora ou Correios…
Entretanto, o Last Mile pode ser visto como um dos estágios mais complexos da operação logística. Isso acontece devido a uma série de cuidados que devem ser tomados para não apenas garantir que a entrega seja concluída, mas que o desempenho do processo siga um alto padrão de qualidade.
O fato de o Last Mile ser tão importante para os empresários é a sua relação com a satisfação do consumidor. Isso porque todo indivíduo tem interesse em receber suas encomendas dentro do prazo ou, se possível, até antes. Na prática, o tempo de entrega é um dos fatores que mais chamam a atenção dos compradores.
De acordo com uma pesquisa feita pela empresa global especializada em comunicações em nuvem Sinch, 73% dos consumidores acreditam que a entrega é a parte mais importante da experiência de compra.
Por esta razão, os empreendedores devem se esforçar para alcançar uma avaliação positiva nesse sentido. Afinal, esses depoimentos são fundamentais para a reputação do negócio…
Ou seja, é essencial entender os obstáculos que podem causar impacto negativo na eficiência da entrega. Veja nos próximos tópicos quais são os mais comuns…
Assim que o consumidor recebe a notificação de que o produto saiu para o destino final, o ideal é que a encomenda chegue nas próximas horas e, quem sabe, até mesmo, no mesmo dia.
Caso ocorra algum imprevisto com o entregador, por exemplo, o indivíduo pode ficar insatisfeito com a empresa em que fez a compra e chegar a fazer reclamações em plataformas de defesa do consumidor.
Por isso, cumprir o prazo acordado deve ser uma das prioridades da lista de critérios de uma entrega de last mile bem executada. É uma forma de evitar inconvenientes com os consumidores que confiaram no seu negócio para fazer compras.
Outro fator importante é entregar os produtos no local correto e para a pessoa que fez a compra. Não adianta ser ágil durante o Last Mile se a encomenda não chegar até o consumidor que fez o pedido online…
Nesse caso, certifique-se de combinar um horário estimado que o indivíduo esteja em casa para receber os produtos. Se necessário, entre em contato com o comprador para informá-lo que está a caminho, seja por ligação, SMS ou Whatsapp.
O importante é ter a certeza de que a pessoa recebeu a mensagem, evitando que o entregador desperdice o tempo e possibilite que o profissional faça outras entregas na região.
Não há como negar que a falta de segurança é um dos problemas mais críticos das grandes cidades brasileiras. Segundo relatório da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo, os roubos de carga aumentaram 4,71% de janeiro a agosto de 2021, em relação ao mesmo período de 2020.
Somente na capital paulista, foram registrados 1.909 casos. No entanto, essa é uma adversidade que atinge outras capitais, como o Rio de Janeiro. De acordo com levantamento da Firjan, o estado do RJ registrou 12 roubos de carga por dia, em julho deste ano.
Há a possibilidade de alguns destes crimes terem acontecido na etapa final da entrega. Embora seja complexo mensurar uma forma de desviar desse obstáculo, é válido estudar sobre a região da entrega do produto e certificar-se de que não se trata de uma região de risco.
Nenhum consumidor ficará satisfeito em saber que um item comprado pela internet foi extraviado justamente durante a última etapa da entrega. Isto é, mais uma situação que dependendo da região pode ser ainda mais preocupante, tanto para o empreendedor do negócio, quanto para o entregador…
Em algumas circunstâncias, considere encurtar a distância entre o local do produto até o consumidor final, se for possível. Assim, a transportadora pode realizar uma entrega mais rápida e com menos probabilidades de contratempos.
O meio ambiente é um tema que também está associado ao estágio da última milha. Uma pesquisa feita pelo World Economic Forum aponta que a quantidade de veículos de entrega deve crescer em 36% até 2030.
Consequentemente, as emissões de carbono no meio ambiente aumentarão em 6 milhões de toneladas nos próximos 9 anos. Nesse contexto, há diversas empresas que atuam com delivery no país que já utilizam bicicletas e automóveis sustentáveis para colaborar com o planeta, como iFood e Uber Eats.
Inclusive, ao longo de 2021, varejistas como Americanas e Mercado Livre implementaram iniciativas nesse sentido, como a inclusão de uma frota movida à gás e o uso de veículos elétricos.
Diante desse cenário, fica claro que a entrega de última milha é crucial para o Ecommerce. Além de entender o que é last mile, os empreendedores devem buscar soluções viáveis para as dificuldades impostas por esse tipo de entrega no Brasil…
Primeiramente, o ideal é ser transparente com o consumidor e alertá-lo sobre todas as etapas do envio. Assim, ofereça um rastreamento com detalhes e tenha canais de atendimento para resolver as dúvidas que possam surgir.
Lembre-se de agendar a entrega como uma garantia de que o comprador irá recebê-la quando o entregador levar o pedido até o destino final. Utilize também serviços tecnológicos como GPS e sistemas de gestão a fim de criar rotas mais seguras.
Por último, avalie todo o processo logístico do last mile separadamente. Desse modo, você investe seu tempo somente na etapa de última milha e pode encontrar maneiras de resolver os problemas de entrega de sua região.
O importante é dar a devida atenção ao last mile. Esse estágio não é apenas mais um das operações logísticas e é, de longe, o que mais demanda cuidados que refletem no crescimento do seu negócio e no desempenho como empreendedor.
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