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Last Mile: Quais São os Desafios da Etapa Final da Entrega do Produto?

Last Mile Delivery, chamado de Entrega de Última Milha, em português, se refere à fase final da entrega do produto. Ou seja, o momento em que o consumidor recebe em domicílio o item comprado no Ecommerce.

Apesar de o conceito ser de fácil compreensão, concluir a última etapa da logística com amplo sucesso requer bastante atenção e cautela em relação aos problemas que podem surgir nesse sentido.

(Imagem: Can Stock Photo)

O que é Last Mile?

O termo Last Mile se refere ao momento em que a mercadoria é levada do centro de distribuição até o endereço do comprador. Essa etapa é a última indicada no rastreamento para os consumidores, que aguardam pela chegada do produto comprado pela internet.

Claro que até o processo logístico ser finalizado há outras demandas que acontecem antes do Last Mile, como a separação dos itens no estoque e o preparo do envio até a transportadora ou Correios

Entretanto, o Last Mile pode ser visto como um dos estágios mais complexos da operação logística. Isso acontece devido a uma série de cuidados que devem ser tomados para não apenas garantir que a entrega seja concluída, mas que o desempenho do processo siga um alto padrão de qualidade.

A Importância do Last Mile Para o Empreendedor

O fato de o Last Mile ser tão importante para os empresários é a sua relação com a satisfação do consumidor. Isso porque todo indivíduo tem interesse em receber suas encomendas dentro do prazo ou, se possível, até antes. Na prática, o tempo de entrega é um dos fatores que mais chamam a atenção dos compradores. 

De acordo com uma pesquisa feita pela empresa global especializada em comunicações em nuvem Sinch, 73% dos consumidores acreditam que a entrega é a parte mais importante da experiência de compra

Por esta razão, os empreendedores devem se esforçar para alcançar uma avaliação positiva nesse sentido. Afinal, esses depoimentos são fundamentais para a reputação do negócio… 

Ou seja, é essencial entender os obstáculos que podem causar impacto negativo na eficiência da entrega. Veja nos próximos tópicos quais são os mais comuns…

Desafios do Last Mile no Ecommerce

Velocidade da Entrega

Assim que o consumidor recebe a notificação de que o produto saiu para o destino final, o ideal é que a encomenda chegue nas próximas horas e, quem sabe, até mesmo, no mesmo dia

Caso ocorra algum imprevisto com o entregador, por exemplo, o indivíduo pode ficar insatisfeito com a empresa em que fez a compra e chegar a fazer reclamações em plataformas de defesa do consumidor.

Por isso, cumprir o prazo acordado deve ser uma das prioridades da lista de critérios de uma entrega de last mile bem executada. É uma forma de evitar inconvenientes com os consumidores que confiaram no seu negócio para fazer compras.

Encontrar o Consumidor

Outro fator importante é entregar os produtos no local correto e para a pessoa que fez a compra. Não adianta ser ágil durante o Last Mile se a encomenda não chegar até o consumidor que fez o pedido online…

Nesse caso, certifique-se de combinar um horário estimado que o indivíduo esteja em casa para receber os produtos. Se necessário, entre em contato com o comprador para informá-lo que está a caminho, seja por ligação, SMS ou Whatsapp

O importante é ter a certeza de que a pessoa recebeu a mensagem, evitando que o entregador desperdice o tempo e possibilite que o profissional faça outras entregas na região.

Falta de Segurança

Não há como negar que a falta de segurança é um dos problemas mais críticos das grandes cidades brasileiras. Segundo relatório da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo, os roubos de carga aumentaram 4,71% de janeiro a agosto de 2021, em relação ao mesmo período de 2020. 

Somente na capital paulista, foram registrados 1.909 casos. No entanto, essa é uma adversidade que atinge outras capitais, como o Rio de Janeiro. De acordo com levantamento da Firjan, o estado do RJ registrou 12 roubos de carga por dia, em julho deste ano. 

Há a possibilidade de alguns destes crimes terem acontecido na etapa final da entrega. Embora seja complexo mensurar uma forma de desviar desse obstáculo, é válido estudar sobre a região da entrega do produto e certificar-se de que não se trata de uma região de risco.

Extravio de Produtos

Nenhum consumidor ficará satisfeito em saber que um item comprado pela internet foi extraviado justamente durante a última etapa da entrega. Isto é, mais uma situação que dependendo da região pode ser ainda mais preocupante, tanto para o empreendedor do negócio, quanto para o entregador…

Em algumas circunstâncias, considere encurtar a distância entre o local do produto até o consumidor final, se for possível. Assim, a transportadora pode realizar uma entrega mais rápida e com menos probabilidades de contratempos.

Danos ao Meio Ambiente

O meio ambiente é um tema que também está associado ao estágio da última milha. Uma pesquisa feita pelo World Economic Forum aponta que a quantidade de veículos de entrega deve crescer em 36% até 2030.

Consequentemente, as emissões de carbono no meio ambiente aumentarão em 6 milhões de toneladas nos próximos 9 anos. Nesse contexto, há diversas empresas que atuam com delivery no país que já utilizam bicicletas e automóveis sustentáveis para colaborar com o planeta, como iFood e Uber Eats.

Inclusive, ao longo de 2021, varejistas como Americanas e Mercado Livre implementaram iniciativas nesse sentido, como a inclusão de uma frota movida à gás e o uso de veículos elétricos.

Como Aprimorar o Serviço de Last Mile

Diante desse cenário, fica claro que a entrega de última milha é crucial para o Ecommerce. Além de entender o que é last mile, os empreendedores devem buscar soluções viáveis para as dificuldades impostas por esse tipo de entrega no Brasil…

Primeiramente, o ideal é ser transparente com o consumidor e alertá-lo sobre todas as etapas do envio. Assim, ofereça um rastreamento com detalhes e tenha canais de atendimento para resolver as dúvidas que possam surgir.

Lembre-se de agendar a entrega como uma garantia de que o comprador irá recebê-la quando o entregador levar o pedido até o destino final. Utilize também serviços tecnológicos como GPS e sistemas de gestão a fim de criar rotas mais seguras.

Por último, avalie todo o processo logístico do last mile separadamente. Desse modo, você investe seu tempo somente na etapa de última milha e pode encontrar maneiras de resolver os problemas de entrega de sua região.

O importante é dar a devida atenção ao last mile. Esse estágio não é apenas mais um das operações logísticas e é, de longe, o que mais demanda cuidados que refletem no crescimento do seu negócio e no desempenho como empreendedor.

Redacao Ecommerce de Sucesso

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