Store in Store: Entenda Esse Conceito de Negócios que Está em Alta no Varejo

Store in store (Loja Dentro de Loja, em português) se refere a um modelo de negócio do varejo físico. Faz parte de um movimento das empresas do mercado de abrir um espaço físico com uma ou várias outras marcas. Algo comum no Varejo atualmente…

Não importa se é no Brasil ou no exterior, as grandes varejistas estão apostando nesse conceito a fim de alcançar ainda mais consumidores. Por esta razão, é fundamental entender o que é Store in Store e como essa tendência está se expandindo no mercado.

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(Imagem: Butler)

O que é Store in Store?

O conceito também é chamado de store-within-a-store ou shop-in-shop nos Estados Unidos e em países Europeus. O termo se refere a um acordo em que uma varejista aluga uma determinada parte do estabelecimento comercial para uma outra empresa utilizá-lo de forma independente…

Dessa forma, quando um consumidor visita uma megaloja, por exemplo, pode conhecer um espaço integrado à loja principal. O propósito do modelo Store in Store é proporcionar aos compradores uma experiência compacta e, ao mesmo tempo, agradável.

Inclusive, não há restrição sobre o segmento da loja que pode ser implementada dentro de outra. Logo, o indivíduo pode experimentar e comprar produtos de categorias distintas, sem precisar sair do espaço em que está visitando.

Como Funciona o Store in Store

Um exemplo tradicional de Store in Store é quando uma livraria tem uma área exclusiva de cafeteria para os frequentadores. Ou quando um supermercado tem uma seção de floricultura ou de lavanderia gerenciada por empresas parceiras. 

Para você ter uma ideia, a Target, varejista do setor de departamento que atua nos Estados Unidos, fechou parceria com a empresa de tecnologia Apple este ano. O acordo foi fechado para implementar o conceito Store in Store e conquistar os compradores que frequentam a loja.

Não há dúvida de que os consumidores têm fortes chances de fazer mais compras enquanto estão em um espaço com outras opções de estabelecimentos. Ainda mais quando existe uma conexão entre as companhias ou se os espaços novos oferecem conveniências que atraem um grande volume de pessoas, como lanchonetes, por exemplo.

Mas quais seriam as vantagens do Store in Store para os empreendedores? De fato, há algumas razões que justificam o motivo de as companhias estarem investindo na abertura de Store in Store e não apenas na inauguração de lojas físicas

Benefícios do Store in Store Para os Empresários

Quando um empresário opta por inaugurar uma loja baseada no conceito Store in Store está ciente da possibilidade de otimizar um espaço e ampliar as opções de compra dos consumidores

O investimento para abrir um espaço dentro de uma loja pode ser inferior ao montar um estabelecimento do zero. Em alguns casos, pode não ser preciso pagar contas fixas, como água e luz, por exemplo. Ou seja, custos que não costumam faltar quando um empreendedor opta por montar uma loja física própria.

Além disso, graças a esse modelo de negócio, as pessoas compram diferentes produtos sem precisar gastar horas do dia visitando outras lojas. Em alguns casos, os consumidores podem adquirir um eletrodoméstico e uma xícara de café no mesmo espaço…

De forma geral, essa conveniência está associada a uma vantagem para o empreendedor. Isto é, o executivo aprimora a experiência do cliente e ainda pode aumentar o volume de vendas

Inclusive, a Via, dona das Casas Bahia, está fazendo um teste com 10 sellers para deixar os produtos expostos em uma nova loja física da marca, inaugurada em novembro deste ano

O espaço tem diversas lojas menores e oferece soluções atrativas para os compradores que estão no local. Considerando que uma loja que segue o conceito Store in Store atrai mais consumidores, os vendedores do marketplace também podem ser beneficiados nesse sentido.

Varejistas que Investem no Modelo Store in Store

No Brasil, algumas companhias estão ganhando destaque no mercado por apostar nesse conceito…

Casas Bahia

Recentemente, a Casas Bahia inaugurou uma megaloja na Marginal Tietê, em São Paulo, com experiências imersivas e soluções omnichannel. Empresas como Casas Bauducco, Soneda, Tress&Co e Wine contam com um espaço exclusivo na nova loja de 9 mil m² da varejista.

Em apenas 2 dias de funcionamento, a unidade atingiu um faturamento 30 vezes acima da média. A conquista mostra o potencial do modelo Store in Store, que foi uma das apostas da companhia para o lançamento da megaloja.

Magazine Luiza 

Antes de chegar ao Rio de Janeiro, o Magazine Luiza implementou quiosques em lojas físicas da varejista do setor de moda Marisa. O acordo de parceria, fechado em novembro de 2019, tornou o Magalu responsável pela seção de tecnologia em mais de 300 lojas da Marisa. 

Também nesses espaços, o Magazine Luiza possibilitou aos consumidores a retirada de produtos comprados no marketplace. No total, foram 171 quiosques abertos. Já em julho deste ano, a companhia passou a vender produtos eletrônicos, como celulares, nas 25 lojas da rede de supermercados paulista Semar.

Mobly

Em outubro, a Mobly fechou parceria com a varejista de produtos de construção Telhanorte para lançar um modelo de loja compacto chamado Mobly Zip, localizado em Barueri, no estado de São Paulo. 

Desde então, os compradores passaram a ter acesso a itens para o lar e móveis para todos os cômodos da casa. Vale destacar que a Mobly é uma das empresas que está expandindo as operações atualmente com a abertura de novas lojas físicas pelo país.

Fast Shop

A rede varejista de eletrodomésticos e eletrônicos Fast Shop também aposta no poder do conceito Store in Store. Em agosto, a loja da Fast Shop no Parque D. Pedro Shopping passou a ter um espaço exclusivo para a multinacional chinesa de tecnologia Xiaomi.

No ambiente, são vendidos produtos como smartphones, fones de ouvido e smartwatches. Assim, a Fast Shop amplia o sortimento de produtos disponíveis aos consumidores com o espaço inédito.

Store in Store é o Futuro do Varejo Físico?

Considerando que o conceito Store in Store, criado no exterior, está se expandindo no Brasil, os empreendedores devem refletir sobre o futuro desse modelo de negócio no varejo nacional.

No momento, os consumidores modernos (isto é, que agora já estão habituados a comprar online) estão retornando aos poucos às lojas físicas. Por isso, o varejo precisa trazer novas iniciativas, que despertem a curiosidade e a atenção dos clientes para conhecer os novos espaços…

O fato é que diante do crescimento das vendas online no país, a demanda por digitalização das lojas físicas tem aumentado significativamente. Nesse contexto, o conceito Store in Store fornece uma experiência de compra pensada para esse tipo de consumidor. Ou seja, um perfil interessado em soluções rápidas e eficientes.

Enquanto algumas companhias investem na abertura de lojas físicas, outras optam pela abertura de espaços menores a fim de proporcionar aos compradores uma satisfação ainda maior… 

Algo que, querendo ou não, vem acontecendo amplamente no Ecommerce. As pessoas podem comprar produtos de diversas marcas em marketplaces e lojas oficiais de marcas.

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