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Amazon Abre Mais 3 Centros de Distribuição no Brasil

A intensa disputa pela melhor logística de entrega ganhou mais um capítulo recentemente: a gigante Amazon simplesmente inaugurou mais 3 centros de distribuição de produtos no país. 

A verdade é que em meio a alta avassaladora do setor, as varejistas não estão poupando recursos quando o assunto é o aprimoramento de seus serviços de entrega…

Ou seja: tanto Amazon quanto Magazine Luiza, Mercado Livre, B2W – e outras líderes do varejo – estão investindo pesado em logística. E acredite, isso vai desde abertura de centros de distribuição à compra de uma frota própria de aviões!

Quer entender melhor tudo isso? É só acompanhar o artigo! Nele, vou apresentar tudo sobre os novos CDs da Amazon, além de todas os detalhes a respeito dessa disputa pela melhor logística do país.  

(Crédito: Reprodução/Amazon)

Amazon Brasil Expande sua Logística com Mais 3 CDs

A Amazon anunciou nesta segunda-feira (09) a inauguração de mais 3 centros de distribuição de produtos no Brasil…

Entre as cidades escolhidas pela varejista para as novas unidades, estão:

  • Betim (Minas Gerais);
  • Nova Santa Rita (Rio Grande do Sul);
  • Santa Maria (Distrito Federal).

De acordo com a Amazon, esses novos CDs vão receber um investimento de R$ 120 milhões… E o início de suas atividades está previsto para começar já nos próximos dias…

Assim, não há como negar: a Amazon, mais uma vez, deixa claro o seu plano de expandir suas operações no país…

Ao todo, a varejista norte-americana passa a possuir 8 centros de distribuição no Brasil.

Além disso, a Amazon não informou exatamente em quanto as suas operações vão aumentar com a abertura dos novos CDs…

Contudo, a varejista deixa claro que cerca de 100 cidades serão atendidas pelas entregas rápidas do Amazon Prime

Inclusive, a inauguração desses 3 centros de distribuição tem por objetivo suprir a demanda dos novos usuários desse serviço…

Apesar de a Amazon não divulgar números, a quantidade de assinantes do Amazon Prime está crescendo de forma avassaladora no Brasil…

Diante disso, não tinha como a companhia perder tempo – e vendas, claro – para suprir o aumento de novos usuários na plataforma. Aliás, não dava para desperdiçar todo o crescimento do Ecommerce de forma geral. 

Para você ter uma ideia, só no 1º semestre, o setor teve uma expansão de 40% no número de usuários

Mas não só isso…

Também houve um aumento de 47% no faturamento do Ecommerce, impulsionado pelos seguintes fatores:

  • Salto de 39% no número de pedidos realizados no Ecommerce, totalizando 90,8 milhões;
  • Alta de 47% nas vendas, somando R$ 38,8 bilhões.

Assim, em meio a esse cenário, a Amazon tinha 2 opções: ou aprimorava sua logística de alguma forma ou perderia espaço para suas concorrentes, que, obviamente, também estão atentas ao movimento de crescimento do Ecommerce.

Na verdade, todo o setor está em uma forte disputa para aproveitar esse cenário tão positivo…

Logística é o Foco das Varejistas

Hoje, a ideia que norteia as empresas do varejo é a seguinte: quem vende mais rápido, consequentemente, vende mais

Não é à toa que a Amazon não está poupando esforços nesse sentido…

Os 3 centros de distribuição abertos recentemente não foram os únicos este ano. Em setembro, a companhia informou a inauguração de um dos seus maiores centros para depósito e distribuição de produtos, localizado em Cajamar, região metropolitana de São Paulo…

O espaço possui mais de 100 mil m² e, segundo a Amazon, foi criado com o objetivo de conseguir atender ainda mais clientes, com entregas mais rápidas.

Entretanto, você pode estar se perguntando: mas e as outras varejistas?

Sim, elas também estão trabalhando para expandir suas logísticas de entrega…

A Magazine Luiza, por exemplo, comprou as empresas  GFL e SincLog. A primeira, é uma das principais plataformas de logística para Ecommerce atualmente, tendo com grande atuação no interior de São Paulo e sul de Minas Gerais. Já a segunda, é utilizada pela GFL e outras 30 transportadoras que atuam no país… 

Mas não só isso: a famosa Magalu também abriu um centro de distribuição no rio de Janeiro.

B2W, antecipou quase 2 anos de investimentos e abriu 3 centros de distribuição nas seguintes cidade: Belém (PA),Fortaleza (CE) e Salvador (BA). 

O Mercado Livre, por sua vez, tem investido mais fortemente em sua logística…

Recentemente, a companhia argentina anunciou que suas operações no Brasil contarão com uma frota própria, a MELI Air

E mais…

Só este ano, o Mercado Livre já fez os seguintes investimentos:

Pensa que o ML parou por aqui? Não.

Recentemente, o marketplace anunciou um investimento recorde para 2021. O foco? A sua logística, claro.

Diante disso tudo, imagino que você esteja pensando: Então, a Amazon pode sair na frente com a abertura dos 3 novos centros?

Amazon x Concorrência

Talvez esta seja um dos questionamentos mais feitos nos últimos meses…

A verdade é que, hoje, está acontecendo uma verdadeira batalha pelo melhor serviço de entrega

O mercado de varejo até nomeou a disputa como “Guerra dos Fretes”, que nada mais é do que o esforço das varejistas para serem mais eficientes. Isto é, encurtarem cada vez mais o prazo de entrega e, conscientemente, realizarem ainda mais vendas.

Assim, diante de todo esse cenário, não há como ignorar que o Mercado Livre tem certo destaque – o último anúncio, sobre a frota própria, já confirma isso…

Contudo, isso não significa que Amazon (ou até a B2W e Magazine Luiza), fica muito atrás nesse sentido…

A verdade é que líderes do mercado hoje estão disputando de igual para igual. 

Talvez a Amazon não seja tão popular entre os vendedores de marketplace brasileiros como o Mercado Livre, por exemplo. Contudo, a Amazon é uma das maiores companhias de Ecommerce do mundo…

E isso, automaticamente, já traz bastante investimentos para o Brasil. 

As recentes iniciativas da varejista provam isso. Só neste ano, a Amazon lançou no Brasil seu serviço de anúncios para os vendedores, o Amazon Ads, e trouxe para o país a primeira edição do Amazon Prime Day.

Portanto, a Amazon está conseguindo deixar claro que não vai perder tempo nem espaço no mercado quando o assunto é a sua expansão no mercado

Com os novos centros de distribuição, tanto clientes quanto os vendedores de seu marketplace podem esperar mais cidades sendo atendidas, a realização de entregas mais rápidas e, consequentemente, mais vendas. 

Maria Alice Medeiros

Maria Alice Medeiros é formada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo. Desde 2013 atua com produção de conteúdo em diversas áreas, como: Cultura, Direito, Empreendedorismo e Educação. Hoje, é Editora do Portal Ecommerce de Sucesso, e busca levar notícias e conteúdos diários para empreendedores, profissionais e investidores, sempre com uma perspectiva fundamentada e imparcial, apontando as implicações reais de cada nova informação dentro do mundo dos negócios.

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Maria Alice Medeiros

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