Magalu Finalmente Aposta no Rio de Janeiro

Última atualização em 17 de novembro de 2021 por Felipe Vannucci

Para competir de igual para igual com as outras grandes empresas do varejo, como Via Varejo, B2W e o Carrefour, a Magalu decidiu agora apostar em algo que vinha postergando há anos: investir no alto potencial de vendas do Rio de Janeiro. 

A Magazine Luiza era uma das poucas varejistas de grande porte sem operação no estado, o que não era nada bom, já que os fluminenses estão entre os principais compradores do Magalu pela internet

Agora, com a aposta da varejista no Rio de Janeiro, a empresa pretende diminuir custos e fazer entregas cada vez mais rápidas. 

Nos tópicos a seguir, explico tudo isso em detalhes. Acompanhe. 

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Magalu no Rio de Janeiro

A gigante do varejo nacional, Magazine Luiza, anunciou recentemente a abertura de um centro de distribuição em Xerém, Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, com inauguração prevista para outubro. 

A princípio, o novo espaço terá cerca de 30.000 m². Contudo, há planos para que as instalações aumentem em até 100.000m², dando a capacidade de a Magalu também atender às demandas do Espírito Santo. 

O centro será o 18º da companhia. Há também mais de 15 unidades de transição, instaladas entre as unidades de distribuição e os grandes mercados urbanos…

Além disso, em 2021, a empresa também pretende abrir lojas físicas no estado como forma de integração com toda a sua cadeia do Ecommerce. 

Em recente entrevista, Luís Fernando Kfouri, diretor de Logística do Magazine Luiza, disse essa é a maior oportunidade de crescimento de loja que a empresa tem hoje, e  acrescentou:

“Mesmo sem a rede física, o estado já está entre os três ou quatro primeiros no e-commerce do Magalu. São vários pontos (físicos) sendo avaliados ao mesmo tempo. Já está desenhado o futuro do Rio para os próximos dois, três anos. É uma entrada forte”.

Sendo assim, fica claro que a Magazine Luiza também faz parte da chamada “Guerra do Frete”, em que varejistas se esforçam para encurtar cada vez mais o prazo de entrega e, conscientemente, realizarem ainda mais vendas. 

Entregas rápidas para vender mais 

Com a nova aposta no Rio de Janeiro, a Magalu segue a atual lógica do varejo:

As empresas que têm bases perto dos principais mercados e maior capilaridade, conseguem entregar mais rápido e com menor custo de frete.

O que não vem acontecendo com a Magalu no Rio de Janeiro…

Hoje, os pedidos feitos pelos consumidores do Rio de Janeiro são retirados de loja e centros de São Paulo. E isso é um problema, pois gera mais tempo para e entrega e um frete mais caro para os consumidores. 

Até o momento, a empresa tem conseguido realizar entregas em até 48 horas. Mas o foco agora é diminuir este prazo para 24h – como já vem sendo feito na cidade de São Paulo, por exemplo.

Tudo isso faz parte da estratégia da empresa de expandir ainda mais seu alcance no ambiente digital. A ideia é seguir os passos de gigantes internacionais como Amazon e Alibaba

O fato é que não é novidade para ninguém que a empresa investe pesado nesse sentido. Principalmente nos últimos meses, em que o site Magalu e o aplicativo Magalu ganharam protagonismo no faturamento da total da varejista… 

Expansão Digital é o Foco da Magalu

Só entre abril e junho deste ano, as vendas online da Magazine Luiza apresentaram um salto de 182%, em comparação com mesmo período de 2019.

Em julho – o 3º melhor mês da história do Ecommerce, com as lojas físicas reabrindo em diversos estados, as vendas totais da Magalu subiram em 82% em relação ao mesmo mês do ano passado…

Só o Ecommerce da Magazine Luiza teve uma alta de 162%, nos cinco sites de vendas do grupo: Netshoes, Zattini, Shoestock, Estante Virtual e Época Cosméticos. 

Para tudo isso acontecer, um dos focos principais da Magalu foi a compra de empresas com potencial para elevar a participação da empresa no varejo nacional…

No que diz respeito ao setor de entregas, a primeira iniciativa aconteceu em 2018, com a aquisição da Logbee, uma startup logística, que passou a ser usada nas unidades de transição, da Magalu. 

Mas a compras de empresas não pararam por aí…

Só neste ano, a Magalu investiu na aquisição de startups, como Hubsales, especializada em ligar fornecedores diretamente a compradores, e Stoq Tecnologia, sistema responsável por reduzir filas e eliminar fricções no processo de compra.

Ou seja, tudo para melhorar a logística, expandir seu alcance no âmbito digital e, como consequência, firmar o nome da Magalu entre as líderes do varejo brasileiro. 

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