Mercado de Ecommerce

Guia Prático Sobre Como Criar Loja Virtual no Instagram

Saber como criar loja virtual no Instagram pode ser uma boa oportunidade para faturar mais no seu negócio online. 

Aliás, diante do crescimento avassalador do Ecommerce nos últimos meses, investir nas redes sociais é um grande passo para garantir o sucesso e concretização de uma marca…

Com isso, não tem jeito: todo empreendedor deve aprender a como criar loja virtual no Instagram… E realizar o cadastro na plataforma é rápido e totalmente gratuito

Confira o PASSO a PASSO completo para você aprender a fazer isso o quanto antes! 

(Imagem: Freepik)

O que é o Instagram Shopping?

O Instagram Shopping, ou loja no Instagram, é um recurso criado exclusivamente para vendedores e que reúne uma série de ferramentas que possibilitam o seguidor comprar diversos produtos sem sair da rede social.

A partir dessa ferramenta, é possível criar catálogo de produtos, colocá-los à venda e informar os respectivos preços em uma etiqueta de compras. É semelhante a opção de marcar pessoas em uma foto, só que, em vez de usuários, os preços são marcados…

Fazendo isso, os clientes têm facilidade de comprar diretamente na plataforma, a partir de fotos e vídeos vistos no feed, sem precisarem ir até o link da bio, por exemplo.

Como Criar Loja Virtual no Instagram

Aprender a como criar loja virtual no Instagram pode ser mais fácil do que você imagina. Veja só:

(Imagem: Site Instagram)

1 – Faça o Cadastro no Instagram

O primeiro passo sobre como criar loja virtual no Instagram é fazer o cadastro no site ou no aplicativo e informar os dados solicitados. Como mostra a imagem abaixo:

Depois, basta clicar em “Editar perfil” e, em seguida, “Mudar para conta comercial” no canto inferior esquerdo da tela. As duas opções presentes de conta comercial são “criador de conteúdo” e “comercial”. Selecione a segunda opção para continuar o processo…

Feito isso, o passo seguinte sobre como criar loja virtual no Instagram é escolher a categoria do seu negócio entre as seguintes opções:

  • Produto/serviço;
  • Mercearia;
  • Saúde;
  • Compras e Varejo;
  • Restaurante.

Simples, certo? Mas não acabou por aqui…

2 – Vincule Sua Página ao Facebook Para Aprender a Como Criar Loja Virtual no Instagram

Vincular uma página do Facebook ao seu perfil comercial é o próximo passo sobre como criar loja virtual no Instagram. Portanto, se o seu negócio ainda não tem uma página, crie agora mesmo…

Para isso, na home do Facebook, clique na opção “Configurações”, no canto inferior esquerdo da tela e depois na opção “Instagram” e “Adicione sua conta no Instagram para começar”. Insira as informações do seu perfil e as contas estarão vinculadas.

(Imagem: Página Facebook)

3 – Crie um Catálogo

Agora vai ser preciso inserir informações dos seus produtos, fotos e o link para compra. Para isso, crie um catálogo no Facebook

Abra a página da sua empresa no Facebook e clique em “Configurações”, em seguida, clique em “Modelos e abas”, depois em “Editar” ao lado da opção “Modelo atual” e selecione a opção “Compras”, então clique em “Aplicar modelo”.

(Imagem: Página Facebook)

Feito isso, basta conferir o link de sua loja. Ao abri-lo pela primeira vez será necessário configurar algumas informações sobre o negócio. Faça estes ajustes e clique em “Ok”.

Logo, você será direcionado para uma página com o botão “Adicionar Produto”. Selecione esta opção e adicione os produtos com fotos, nome, preço, link de compra etc. Clique em “Salvar” e pronto, o cadastro estará realizado.

4 – Habilite o Instagram Shopping

Após concluir as etapas acima, o último passo sobre como criar loja virtual no Instagram é cadastrar seu perfil no Instagram Shopping.  

Para isso, perfil no Instagram, clique em “Configurações”, escolha a opção “Empresas” e em seguida clique em “Compras”. Será possível visualizar uma página do seu catálogo, é só selecioná-la…

Feito isso, será possível marcar os produtos nas publicações

Dicas Para Fazer Sucesso com Loja no Instagram

Não basta apenas aprender como criar loja virtual no Instagram, também é necessário conhecer estratégias para alcançar mais pessoas e gerar mais tráfego para o seu negócio online

Por isso, atente-se às dicas a seguir e aproveite para sair na frente da concorrência.

1 – Crie Conteúdo Relevante

Investir na criação de conteúdo de qualidade no Instagram é crucial para vender mais por lá

E o melhor caminho é focar em marketing de conteúdo, estratégia permite aumentar o engajamento da loja, gerar tráfego orgânico e até mesmo melhorar o relacionamento com clientes.

E mais do que isso…

Ter uma persona bem definida, conhecer os gostos e principais interesses do público é que vai ajudar a descobrir o que realmente postar no Instagram para atrair mais a atenção das pessoas… 

Não esqueça também de descobrir qual o melhor horário para postar no Instagram a fim de atingir ainda mais usuários com os conteúdos publicados.

2 – Feche Parcerias com Influenciadores Digitais

Na hora de pensar em como criar loja virtual no Instagram, o marketing de influência é uma boa opção para aumentar as vendas do seu negócio na plataforma…

Essa é uma estratégia comum do marketing digital e consiste em fechar parcerias com influenciadores digitais. Eles são figuras públicas que trabalham com a própria imagem na criação de conteúdo para esses canais, principalmente para o Instagram. E esses chamados influencers costumam ter uma boa audiência por lá… 

Sendo assim, para o seu negócio aproveitar todo o alcance dessas pessoas, tenha em mente que você precisa buscar um influenciador que represente bem o propósito da sua marca e seja voltado para o público que você quer atingir, certo?

3 – Utilize Hashtags

As hashtags marcam forte presença no Instagram, transformando palavras em links dentro da rede… 

Por isso, fazer o uso de hashtags pode expandir o alcance do conteúdo, tornar sua lojinha no Instagram ainda mais conhecida, posicionar seu negócio, contribuir para as estratégias de SEO e, principalmente, fazer com que sua empresa seja encontrada de maneira mais fácil

Logo, encontre as hashtags que têm mais a ver com sua loja e insira em posts no feed e stories. Alguns critérios para escolher as hashtags ideais são:

4 – Use o Instagram Ads

O Instagram Ads é uma das ferramentas de anúncios mais utilizadas no mundo e promete bons resultados quando o assunto é aumentar as vendas na rede social…

É um recurso do próprio Instagram que veicula anúncios pagos, seja no feed ou stories. Dessa forma, podem ser criados conteúdos publicitários nos formatos de foto, vídeo, carrossel e coleção

Além disso, na ferramenta é possível segmentar a audiência para direcionar o anúncio às pessoas certas, ou seja, para quem está realmente interessado em sua marca.

Por que Criar Loja no Instagram Para Vender no Ecommerce?

O Instagram tem foco nas imagens e esse é o principal mecanismo de venda. Aliás, é necessário apresentar para o cliente todos os detalhes possíveis sobre produtos ou serviços quando o assunto é vender pela plataforma…

Diante disso, não há como ignorar que saber como criar loja virtual no Instagram é uma ótima oportunidade para expandir ainda mais suas opções de canais de vendas.

Afinal, o Social Commerce (isto é, as vendas feitas direto pelas redes sociais) tem crescido incrivelmente nos últimos meses no país…

Para você ter uma ideia, um levantamento recente feito pela All In | Social Miner junto com Etus e a Opinion Box, aponta que 74% dos brasileiros usam as redes sociais para realizar compras

Por isso, não há dúvidas que criar uma loja virtual no Instagram é a estratégia perfeita para quem vende online. Crie agora mesmo a sua!

Ana Júlia Parreira

Estudante de Jornalismo e Redatora Estagiária do Ecommerce de Sucesso.

Share
Published by
Ana Júlia Parreira

Recent Posts

Ecommerce na Prática Lança ‘Jornada Loja Virtual do Zero’

Quem trabalha ou apenas acompanha o mercado de e-commerce sabe que o cenário atual nunca…

1 ano ago

Lojistas de Shoppings Pedem Redução de Funcionamento Diante ao Avanço da Ômicron

A Associação Brasileira dos Lojistas Satélites (Ablos) anunciou recentemente que levará um pedido aos shoppings…

1 ano ago

Twitter Inicia Testes de Reação em Vídeo e Foto Para Tweets

O Twitter iniciou recentemente a fase de testes de uma nova função para a rede…

1 ano ago

França Multa Google e Facebook Por Gestão de Dados de Usuários

A Comissão Nacional de Tecnologia da Informação e Liberdade (CNIL) da França multou recentemente o…

1 ano ago

Nubank Adere ao Pacto Global da ONU

A plataforma digital de serviços financeiros Nubank recentemente se tornou membro da Rede Brasil do…

1 ano ago

Uber Eats Encerra Entregas de Restaurantes no Brasil

A Uber anunciou nesta quinta-feira (6) o encerramento das entregas de restaurantes pelo aplicativo Uber…

1 ano ago