Última atualização em 26 de outubro de 2021 por Ana Júlia Parreira
A Magazine Luiza chamou a atenção do mercado mais uma vez em menos de uma semana. Após divulgar a compra da SmartHint há alguns dias, a varejista agora anuncia a abertura de mais um centro de distribuição no país.
A verdade é que notícias referentes a investimentos em logística estão ficando cada vez mais comuns de uns tempos para cá…
Mercado Livre, B2W, Via Varejo e a própria Magazine Luiza não estão perdendo tempo nem poupando investimentos na hora de aprimorar todos os seus processos de entrega de produtos.
Ao longo deste artigo vamos falar exatamente sobre isso: a última iniciativa da famosa Magalu e também as ações das demais varejistas quando o assunto é fazer entregas mais rápidas para vender ainda mais…
Novo CD da Magazine Luiza Fica em Gravataí
A nova unidade será instalada em Gravataí, na região metropolitana de Porto Alegre, Rio Grande do Sul.
De acordo com a Magazine Luiza, a expansão da operação logística vai contribuir para o crescimento da malha logística da companhia no estado, otimizando ainda mais o processo de compra dos clientes.
Mas não só isso…
A varejista afirma que o novo CD vai auxiliar em todo o forte e constante crescimento de vendas nas lojas físicas e no Ecommerce Magalu. A ideia é aumentar as entregas que acontecem no mesmo dia (same day) e as que ocorrem em apenas um dia (next day delivery) – principal objetivo da área de logística da companhia.
Márcio Chammas, diretor de logística do Magazine Luiza, destacou que o objetivo da companhia é investir fortemente na área de logística em 2021:
“O Magazine Luiza tem um forte plano de expansão para este ano e um foco muito grande em logística. Será o ano do ‘piscou, chegou’. O Rio Grande do Sul é um estado estratégico nesse contexto, mas também teremos novos centros de distribuição espalhados pelo Brasil”, afirma.
Assim, a expectativa é para que o novo centro de distribuição esteja funcionando plenamente entre maio e junho deste ano. E previsão é de que sejam gerados 360 empregos diretos e mais 150 indiretos com a inauguração desses espaços logísticos…
Ou seja, uma iniciativa bem pensada e que representa muito na corrida das varejistas pela melhor logística do Brasil…
O Foco das Grandes Varejista é Expansão da Logística de Entrega
É claro que a Magazine Luiza não é a única a investir no aprimoramento de todo o seu processo de entrega de mercadorias. Todas as grandes empresas que atuam no varejo brasileiro estão fazendo isso.
O exemplo mais forte nesse quesito é o Mercado Livre. Não dá para negar que a companhia argentina fez diversos investimentos na área de logística durante o ano passado. Ao todo, foram cerca de R$ 4 bilhões direcionados para o melhorar ainda mais o serviço de entrega das encomendas feitas no marketplace…
Contudo, o montante gasto em 2020 não representa nem a metade do que está por vir…
Para 2021, o plano do Mercado Livre é investir R$ 10 bilhões no Brasil. E um dos principais objetivos é fazer com que o Mercado Envios, seu serviço de logística, cresça tanto quanto o Mercado Pago, seu braço de serviços financeiros.
Tudo isso sem contar as várias ações feitas nos últimos meses nesse sentido, que vão desde abertura de mais 5 centros de distribuição no Brasil e compra da Kangu, startup de logística que já atuava como parceira, até o anúncio de uma frota própria de aviões para realizar entregas ainda mais rápidas.
Apesar das ações extravagantes, a companhia que leva o título de ser a mais valiosa da América Latina não é a única a apostar pesado em logística…
A B2W é outra empresa que tem lançado diversas ações nesse sentido. Recentemente, a dona do site Americanas.com, Submarino e Shoptime comprou a plataforma móvel de entrega de alimentos e conveniência Shipp.
Além disso, em outubro do ano passado, a companhia inaugurou mais 3 centros de distribuição no país, em: Belém (PA), Fortaleza (CE) e Salvador (BA)…
E, em janeiro deste ano, lançou 81 lockers (ou armários inteligentes), como mais uma alternativa para a retirada de produtos comprados pela internet. Também adicionou em sua malha logística o uso de tuc-tucs, veículos inspirados nos triciclos indianos, com o intuito principal de deixar os prazos das entregas ainda mais curtos e aderir a medidas mais sustentáveis.
A Amazon, por sua vez, passou a fazer entregas no mesmo dia da compra, além de ter anunciado a chegada ao Brasil do “FBA – Logística da Amazon”, seu serviço de fulfillment, e a abertura de mais 3 centros de distribuição nas cidades de Betim (MG), Nova Santa Rita (RS) e Santa Maria (DF).
Já a Via Varejo, lançou uma plataforma de logística própria, a Envvias, e anunciou a integração de carros elétricos em sua malha logística.
Ou seja, são investimentos atrás de investimentos. Tudo para não perder nenhuma oportunidade de venda em meio a alta absurda do Ecommerce nos últimos meses. E a famosa Magalu não fica para trás nessa disputa…
Últimas Ações da Magalu
Ligadas à logística de entrega, recentemente a companhia de Luiza Trajano anunciou a compra da ToNoLucro, um aplicativo de delivery, e a GrandChef, uma plataforma voltada para pequenos e médios restaurantes…
Há alguns meses, a Magazine Luiza também informou a inauguração de um centro de distribuição e planos para abertura de lojas físicas no Rio de Janeiro.
Na prática, pode parecer que essas iniciativas não são tão expressivas quanto as de algumas de suas concorrentes. Mas quem acompanha o mercado de Ecommerce sabe bem o quanto a Magazine Luiza é conhecida por suas fortes aquisições…
Só neste ano, já foram compradas mais de 5 empresas, entre elas: Steal The Look e VipCommerce, como já comentamos aqui no Ecommerce de Sucesso.
Assim, seguindo as estratégias da empresa e a fala do próprio diretor de logística, Marcio Chammas, espera-se então a abertura de mais centros de distribuição da Magazine Luiza ao redor do país para este ano…
E isso se justifica principalmente porque hoje a lógica que norteia as grandes empresas do varejo brasileiro é de que quem vende mais rápido, consequentemente, vende mais. Por isso, não há como escapar: é certo que ainda veremos a Magazine Luiza anunciando ainda mais ações para aprimorar sua logística nos próximos meses…
E isso, sem dúvidas, torna a disputa entre as gigantes do varejo nacional ainda mais acirrada e emocionante. Resta aguardar as cenas dos próximos capítulos… Ou melhor, as compras de empresas e inaugurações de CDs que certamente irão acontecer.
Gostou do artigo? Para não perder essas e outras dicas, inscreva-se AGORA MESMO em nossa newsletter e receba mais artigos como este! É só clicar no box abaixo.