Como um Integrador de Marketplace Ajuda na Operação Multicanal

Última atualização em 1 de novembro de 2021 por Felipe Vannucci

Integrador de Marketplace é um sistema que unifica a operação multicanal online. Na prática, permite que vendedores do Ecommerce de diferentes marketplaces e sistemas como ERPs possam integrar todos esses canais em uma só tela, a fim de facilitar e melhorar a gestão de vendas.

Com a internet, a estratégia de operação multicanal se tornou muito acessível e lucrativa para empresas de diferentes portes. Afinal, anunciar em marketplaces é muito mais barato do que abrir lojas físicas em vários shoppings do Brasil, por exemplo. 

Inclusive, o segmento de marketplace é responsável pela maior parcela do faturamento total das vendas online. Em 2020, os marketplaces representaram 78% da receita totalmente do Ecommerce no Brasil, segundo levantamento feito pela Neotrust.

Assim, não há dúvidas de que vender em diversos marketplaces, mesmo tendo Ecommerce próprio, é uma excelente estratégia para tentar ampliar o alcance de marca e as vendas… 

A tática é aplicada tanto por microempreendedores, que não podem investir em um site próprio e começam a vender pelos marketplaces, como pelas grandes marcas que possuem lojas oficiais nos grandes sites – como a Adidas, famosa marca de artigos esportivos que vende no Mercado Livre.

Mas como vender em diferentes sites sem erros nos pedidos, unificando o estoque e com uma operação otimizada para atender aos prazos curtos de envios de pedidos? A solução para esse e outros problemas é o Integrador de Marketplace.

(Imagem: Freepik)

O que é um Integrador de Marketplace?

O Integrador de Marketplace, também conhecido como Hub de Integração, é a ferramenta que centraliza em um único sistema toda a operação do lojista que vende em diferentes canais online, como Ecommerce próprio e marketplaces, integrando também sistemas de frete, ERP e conciliadores financeiros.

O objetivo é que toda operação multicanal fique em um só local para evitar erros, unificar estoque e automatizar o cadastro de produtos em diferentes sites. Além de fazer a gestão de pedidos em uma só tela, monitorar os repasses de valores dos marketplaces, entre muitas outras funções.

Como um Integrador de Marketplace Facilita a Operação Multicanal

O objetivo da ferramenta integradora é oferecer várias funções para facilitar a operação multicanal, como:

  • Centralizar e oferecer maior controle de estoque;
  • Emissão de notas fiscais;
  • Status de rastreio do pedido (tracking);
  • Replicar anúncios nos marketplaces;
  • Importar e replicar cadastro de produtos; 
  • Facilitar e automatizar atualização nas informações de produtos em múltiplos canais;
  • Relatórios para uma visão geral das vendas;
  • Ampliar as possibilidades de venda.

Mas não só isso…

Faz a Gestão de Pedidos de Diferentes Canais em um só Sistema

Gerenciar pedidos que chegam de diferentes canais requer muito tempo e atenção dos lojistas, já que é uma prática que pode ter falhas e atrasar o envio de produtos. Isto é, uma situação que prejudica a credibilidade do vendedor e ainda pode gerar prejuízos de logística reversa ou devoluções

Por isso, a função de gerenciar os pedidos em um só local ajuda na operação multicanal de muitos vendedores.

Centraliza e Oferece Maior Controle de Estoque

Um dos principais benefícios de um integrador de marketplace é centralizar o estoque independentemente da quantidade de canais online que o vendedor utilize…

Sem um hub, é complicado gerenciar a quantidade de produtos em cada um dos sites, o que na maioria das vezes gera falhas no estoque e nos pedidos, perda de vendas e prejuízos na reputação do lojista. 

Replica e Importa Cadastro e Anúncios de Produtos

Pense em um vendedor que deseja comercializar em diferentes marketplaces. A cada nova conta criada, sem um integrador de marketplace, seria necessário cadastrar os produtos manualmente na plataforma…

Assim, toda vez que houvesse um ajuste de preços ou fosse necessário corrigir informações dos descritivos, novamente seria necessário investir muito tempo para alterar os dados em cada um dos canais…

Com o integrador de marketplace, é possível importar o cadastro de produtos para diversos canais, além de poder fazer alterações em um único anúncio que replica em todas as plataformas.

Impressão ZPL: Emissão Massiva de Nota fiscal, Declaração de Conteúdo e Etiquetas

A impressão ZPL é muito utilizada por quem vende online, pois é uma ferramenta que agiliza a operação. A função é emitir nota fiscal e declaração de conteúdo de maneira massiva.

Também há a impressão intercalada que permite sequenciar a impressão de etiquetas e notas fiscais, organizando a impressão ZPL por pedido, código de pedido do marketplace ou código de rastreio.

Para tornar esse serviço mais simplificado e intuitivo, existe a função de integração com a impressora ZPL. Isso ajuda a economizar tempo, otimizar o dia a dia de trabalho e agilizar a separação e envio de itens…

Contudo, infelizmente não são todos os integradores de marketplaces possuem essa função que facilita a operação de tantos vendedores. Por isso, fique atento na hora de escolher o integrador de marketplace ideal para o seu negócio.

Quais Critérios Utilizar na Escolha de um Integrador de Marketplace?

Para os empreendedores que precisam de um integrador de marketplace para facilitar e melhorar a operação multicanal, no momento da contração é importante checar critérios como:

  • Verificar se a ferramenta possui certificações de segurança dos marketplaces;
  • Mensure os ganhos em produtividade que o hub pode gerar para sua empresa;
  • Faça o teste grátis para conferir como funciona, caso seja possível;
  • Confira como o sistema ajuda a evitar falhas e reduzir custos na operação;
  • Verifique todas as funções disponíveis da plataforma para aproveitá-la ao máximo, e se é um sistema que está em constante evolução para atender sua empresa atualmente e no futuro.

Ou seja, é preciso analisar com calma como funciona o seu negócio na hora de pensar em utilizar um bom integrador de marketplaces. A função do sistema é justamente facilitar a vida do empreendedor, não gerar mais complexidade a tarefas simples.

Autor: Ideris.

RECEBA CONTEÚDO EXCLUSIVO NO SEU EMAIL (GRÁTIS)

Inscreva-se gratuitamente e receba as Principais Notícias do Mercado no seu e-mail toda semana!

Mais Lidas

Confira outros conteúdos:

Artboard 2 copy 2

O Ecommerce de Sucesso é um portal de informações sobre o Mercado de Ecommerce. Aqui são abordadas notícias e informações sobre os assuntos Economia, Marketing, Comércio Eletrônico, Varejo, Negócios, Mercados, Política e Tecnologia. Conteúdo independente interpretado com a visão dos nossos especialistas.

ECOMMERCE DE SUCESSO © 2020.