Ferramentas de Gestão: veja as diferenças entre ERP e HUB

Última atualização em 6 de novembro de 2020 por Maria Alice Medeiros

Quem tem um negócio sabe quanto um bom gerenciamento e organização são fundamentais. Porém, muitas vezes os empreendedores acabam ficando em dúvida sobre a funcionalidade de cada gerenciador de negócio que existe. E um dos equívocos mais recorrentes é achar que sistemas ERP e HUB de integração são sinônimos.

E não são.

Cada sistema tem seu objetivo e é preciso analisar cada um para entender qual que se encaixa melhor no seu negócio. 

Para te ajudar a entender melhor sobre essas diferenças e qual é o objetivo do ERP e do HUB, explico abaixo sobre cada um.

O que é ERP

ERP é a sigla para Enterprise Resource Planning, que significa Planejamento dos Recursos da Empresa. 

Esse tipo de sistema tem foco na gestão da empresa como um todo, permitindo que todas as informações sejam armazenadas em um mesmo banco de dados. Com isso, fica mais fácil fazer a gestão de vendas, finanças, estoque e recursos humanos.

O ERP facilita a visualização e organização de todos os passos do seu negócio, auxiliando nas operações desde a compra do cliente até a logística de entrega. Essa funcionalidade ajuda o gestor a ter uma visão mais geral de todos os processos, podendo identificar problemas ou oportunidades de forma mais eficiente.

Independentemente do momento em que seu negócio se encontra, ter um ERP bom é uma ótima vantagem.

Em geral, empresas que precisam de um ERP são aquelas que:

  • Você gasta muito tempo com tarefas que poderiam ser automatizadas;
  • O gestor precisa ser informado sobre os dados de cada setor da empresa pelos seus colaboradores, pois não possui acesso a tudo;
  • A empresa possui vários fornecedores e precisa de um sistema de controle de cada um;
  • Os softwares da empresa não conversam entre si; 
  • Não há informação exata sobre o estoque;
  • Para se obter informações da empresa, gasta-se muito tempo
  • Não há fácil compartilhamento de informações entre os setores;

Mas não pense que só serve para quem tem uma empresa de médio ou grande porte. 

Se você está começando a empreender ou tem uma empresa pequena, não ache que esse tipo de sistema não serve para você…

Na verdade, o sistema ERP te ajuda em todo o processo de gestão, tornando as coisas mais ágeis. Assim, você consegue ter mais tempo para focar em outros pontos da empresa.

Além disso, os relatórios gerados pelo software te darão informações mais assertivas para que você crie estratégias melhores para alavancar suas vendas.

O sistema de ERP ainda tem a vantagem de eliminar as famosas planilhas de excel, facilitando o gerenciamento dos aspectos do empreendimento.

Como escolher seu ERP

Como você viu, o sistema de ERP é para facilitar a gestão da sua empresa e agilizar todos os processos. Portanto, é preciso escolher muito bem qual ERP se adequa melhor com o seu negócio, de forma que não te traga dor de cabeça no futuro.

Um dos pontos principais na hora de escolher um ERP é verificar se ele tem recursos atuais e inovadores e se fornece bons relatórios para que ajudem você a tomar decisões que melhorem o desempenho da sua loja. 

Com um ERP que suporte as demandas da sua loja, a sua preocupação poderá ser focada apenas na melhora do seu negócio para aumentar suas vendas. 

Vantagens de se ter um ERP

  • Facilitar o controle de todas as operações e todos os dados do seu negócio;
  • Integrar todos os dados em um só;
  • Aumentar a eficiência das operações;
  • Acessar diversos tipos de relatórios para ajudar na criação de estratégias que melhore o negócio;
  • Segurança das informações da empresa;
  • Menos burocracia e mais agilidade processual.
  • Reduzir custos e melhorar a análise do ROI (Retorno sobre o Investimento) das mais diversas operações. 

O que é HUB de Integração

Vender em diversos marketplaces, além de poder aumentar suas vendas, também aumenta a necessidade de um controle maior sobre tudo que está acontecendo em cada loja virtual. 

Se você tem uma empresa com poucos colaboradores ou é apenas você gerindo cada etapa do negócio, controlar o que acontece em cada marketplace é bem difícil de forma manual… 

E o HUB facilita todo esse processo, concentrando todas as informações em um só lugar.

O HUB é uma ferramenta que permite, através de uma plataforma de Ecommerce ou de um ERP, a integração de diferentes marketplaces, unindo canais de venda com o sistema de gestão de vendas. O HUB centraliza as informações de todos os marketplaces – catálogo de produtos, preço, estoque – em um só lugar.

Por exemplo:

Imagina que você tem apenas uma unidade de um produto que está sendo anunciado em três plataformas diferentes. O HUB te ajuda a gerenciar seus anúncios de forma que, quando o produto for vendido em um marketplace, automaticamente fica indisponível nos outros. 

Esse tipo de sistema evita transtornos para a sua loja e que você seja punido nas plataformas, abaixando a sua reputação.

Além disso, o HUB espelha as mudanças que você fizer nos seus produtos, como alteração de preço, em todas os marketplaces em que o seu produto está.

Todo esse processo torna a rotina mais automatizada, gerando mais tempo para que você foque na criação de outras estratégias de crescimento, como marketing de conteúdo ou melhora no seu atendimento ao cliente, por exemplo.

Como escolher o HUB ideal para o teu negócio

Automatizar certos processos é sempre uma boa escolha, pois você terá mais tempo para focar em outros processos do seu negócio. 

Mas tudo também depende de qual momento a sua empresa se encontra e se você dispõe de um orçamento que dê para cobrir esse tipo de ferramenta sem gerar transtornos financeiros.

Em caso de afirmativo, há alguns pontos que você deve levar em consideração na hora de escolher seu HUB:

  • suporte: ter uma boa equipe de suporte te ajudará a se adequar a cada marketplace;
  • frete: há alguns hubs que têm parcerias com os Correios, isso pode ser uma vantagem;
  • filtros: quanto mais filtros um hub tiver, mais facilidade para analisar o comportamento do seu público. Ex.: filtros de produtos, canais de venda, região etc.;
  • relatórios: relatórios são essenciais para avaliar o seu negócio e criar estratégias melhores. Quanto mais relatórios o hub oferecer, melhor.

Automatize o seu negócio e leve a sua marca a outro nível

Como você viu, ferramentas de gestão como o sistema ERP e o HUB de integração facilitam muito na hora de administrar o seu negócio. 

E não existe a melhor ou a pior ferramenta de gestão, mas o que melhor se adequa ao seu negócio e objetivos. Para isso, você deve avaliar bem a sua empresa para fazer a melhor escolha, de forma que esteja de acordo com o seu momento.

Todo esse processo de automatização tem tudo para melhorar o seu empreendimento, alavancar suas vendas e levar a sua marca a outro nível.

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