O Google Analytics é a ferramenta certa para você que deseja melhorar as estratégias de marketing digital da sua empresa, mas não sabe por onde começar ou os pontos que precisam mudar. Na prática, a análise das métricas fazem toda a diferença na hora de pensar novas ações para a sua empresa.
A ferramenta disponibilizada pelo google te ajuda justamente a analisar os dados do seu site, fazendo com que você descubra as ações dos usuários que navegam por lá…
Para você ter uma ideia, o google analytics permite saber qual hora e dia os usuários estão acessando a sua loja, por quais dispositivos e de onde eles estão fazendo isso. Fora todos os outros recursos importantes para você entender melhor o funcionamento do seu site no geral…
Neste artigo, vamos te explicar o que é o google analytics e apresentar as principais métricas disponíveis na ferramenta. Acompanhe!
O Google Analytics é uma ferramenta criada pelo Google que auxilia na gestão de marketing digital para sites e empresas diversas, inclusive as de Ecommerce, que precisam focar ao máximo possível em estratégias de vendas online.
Lançado em 2005, o serviço possui a vantagem de monitorar o perfil dos usuários que acessam os sites, mostrando quais são as páginas mais visitadas, além de qual dispositivo e até mesmo a cidade essas pesquisas estão sendo feitas…
Ou seja, com o google analytics, você consegue otimizar sua página de acordo com os dados mostrados pela ferramenta. Por exemplo:
Se mais usuários acessam a sua loja virtual pelo celular, então é crucial que você invista na otimização das páginas para dispositivos móveis, isto é, a versão mobile do site.
Mas para isso acontecer você precisa conhecer minimamente as métricas disponíveis na ferramenta gratuita do Google, certo?
Antes de te apresentar as principais métricas do google analytics, você precisa entender em mais detalhes um ponto crucial: a diferença entre elas e kpi’s.
Tanto as métricas quanto as KPI’S (Key Performance Indicator) são usadas como indicadores de gestão para o seu negócio, a diferença entre as duas está basicamente na forma como são usadas.
As métricas servem como indicadores do comportamento do usuário em um site, como as visitas e as páginas que mais acessam etc.
Já as KPI’s funcionam como indicadores criados a partir das métricas, ela serve para mostrar o desempenho do seu negócio. Como as taxas de conversão de vendas do seu site, por exemplo.
Ou seja, se as métricas mostram as informações, as KPI’s mostram os resultados obtidos. Percebe a diferença?
Agora que você já entendeu a diferença, vamos te mostrar no próximo tópico como começar a usar o google analytics…
O primeiro passo para usar o google analytics é criar uma conta do google. Depois de criada, acesse o site da ferramenta e comece a configurar sua conta, informando o nome da sua empresa e as configurações de compartilhamento de dados.
No segundo passo será preciso criar uma propriedade para o seu site e informar o fuso horário e a moeda que será usada…
Depois disso, você deve responder algumas informações comerciais sobre o seu negócio, como: o tamanho da sua empresa e para que você pretende usar o google analytics. Essa parte é importante para a ferramenta entender quais informações serão prioridades para a sua empresa.
Feito isso, a próxima etapa é configurar o fluxo de dados do seu site. Escolha a plataforma que vai utilizar: Web, Android ou IOS.
Agora que você já escolheu a plataforma, é hora de configurá-la. No nosso caso, escolhemos a Web. Nessa etapa, informe a URL do site e o nome dele.
Após isso, você receberá a tag do site global, responsável por fazer toda a comunicação do seu site com o google analytics e enviar os dados para monitoramento da ferramenta. Para instalar a tag, basta adicioná-la diretamente na seção <head> de todas as páginas do seu site…
Simples, não é mesmo?
Agora chegou a hora de você conhecer as principais métricas para começar a utilizar e extrair os melhores insights do Google Analytics hoje mesmo…
Com a ferramenta é possível acompanhar o número total de usuários que visitaram o site da sua loja. Esse recurso é extremamente importante na hora de saber o número de acessos ao site de maneira recorrente…
Ou seja, um número baixo de visitas pode significar que os consumidores entraram no seu site uma única vez e não voltaram.
Já nessa métrica, é possível saber o número de visitas que o seu site recebe, mesmo que seja a mesma pessoa entrando uma vez ou de forma recorrente.
Na prática, a cada vez que um usuário acessar o seu site, será considerada uma sessão. Com isso, você poderá saber o volume de visitantes do seu site.
É a porcentagem de usuários que saem do seu site logo após navegar pela primeira página. Ela é muito importante para que você se preocupe em capturar a atenção do seu consumidor por mais tempo e o faça navegar no site até encontrar o que está procurando.
Uma das formas de fazer isso, se você tem um blog, por exemplo, é a produção de conteúdo relevante. Isto é, você vai criar conteúdos que agregam valor para sua persona.
Ideal para saber quanto tempo os visitantes passam no seu site. Por exemplo, se os consumidores estão entrando e saindo do seu site de forma rápida significa que algum problema está acontecendo…
Será que as imagens estão pesadas demais, dificultando o carregamento da página? Enfim, são várias possibilidades…
Acompanhar esse recurso junto com a taxa de rejeição é muito importante para o bom funcionamento do seu site.
Essa métrica é muito importante para você saber quantos usuários estão navegando pelo o seu site em tempo real e em quais páginas eles estão acessando. Também é possível saber por qual país está sendo feito o acesso, qual a palavra-chave procurada e muito mais.
Dá para saber a porcentagem de quem está chegando através de campanhas pagas, como por exemplo anúncios no Google Adwords, ou através de busca orgânica, tráfego direito e redes sociais. Esse recurso é muito importante para saber em qual ação investir para trazer mais usuários para a sua loja.
Com essa métrica, é possível saber se os usuários de quais regiões ou até mesmo de quais países a sua loja está sendo visitada…
Uma informação essencial para quem está querendo ampliar os seus negócios por outros estados ou de forma internacional. Saber isso é o básico para começar a definir novas estratégias para o seu negócio.
No google analytics também é possível saber quando você recebe visitas dos seus consumidores…
Através dos dados disponibilizados sobre os dias e os horários que seu site recebe o maior número de visitantes, é possível escolher o melhor momento para criar suas ações de marketing, como promoções, lançamento de coleções novas e até publicações nas redes sociais.
Essa métrica mostra quantas exibições uma página da sua loja teve mais visualizações em um determinado período. Com esse recurso, é possível descobrir quais os produtos foram os mais acessados no seu site, por exemplo.
Assim, você consegue identificar as páginas mais visitadas e investir em possíveis melhorias para atrair mais clientes, se este for o caso.
A ferramenta do google analytics também mostra por qual dispositivo eletrônico os usuários estão acessando a sua loja. É através de desktops, tablets ou smartphones?
Essa informação é valiosa na hora de definir estratégias de otimização e, consequentemente, gerar uma navegação mais confortável para o seu usuário.
O ticket médio apresentado pelo google analytics, nada mais é do que um indicador de performance do seu negócio. Isto é, o valor médio que os seus clientes estão gastando na sua loja.
Para saber esses valores, o cálculo feito é simples: divide o total do faturamento pelo número total de compras realizadas em um período.
Relaciona os valores investidos nas estratégias e o número de novos negócios. Assim, essa métrica te permite determinar o valor do custo por clique em diversas campanhas de marketing da sua empresa…
Como por exemplo: os anúncios nas mídias sociais, ações de email marketing, anúncios no próprio google e entre outros.
Sendo assim, depois de conhecer as principais métricas disponíveis no google analytics, saber por que usar essa ferramenta no seu negócio é o próximo passo…
O google analytics é basicamente uma das ferramentas de marketing digital mais importantes do mercado e disponibiliza diversos recursos valiosos para a sua loja virtual.
É através dos dados fornecidos por ele que você pode entender o motivo pelo qual as suas vendas podem não estar indo bem e conseguir tirar insights valiosos para mudar esse cenário…
Ou então saber qual produto está sendo mais acessado pelos usuários e investir no reposicionamento dele na página principal ou na divulgação nas redes sociais para atrair mais clientes, por exemplo.
Além disso, você pode saber se as duas estratégias de marketing digital estão dando certo nas redes sociais e o que você deve fazer para melhorar os números ainda mais.
Portanto, percebe o quanto de informações essenciais você pode extrair desta ferramenta?
A verdade é que o google analytics pode ser o seu grande aliado para entender as necessidades do seu negócio e o que o seu público mais procura quando acessa a sua loja no Ecommerce.
Por isso, analise todas as informações que essa ferramenta pode te fornecer e aproveite cada dado para fazer a diferença no seu negócio!
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