Buscadores são responsáveis por 49% do tráfego no ecommerce

Última atualização em 17 de agosto de 2017 por Redacao Ecommerce de Sucesso

tráfego no ecommerce

Se você já tem o Google Analytics integrado à sua loja virtual, provavelmente sabe que existem diversos tipos de tráfego, como o orgânico, o pago, o referente às redes sociais, ao email etc.

Caso ainda não faça uso dessa ferramenta, aprenda a instalá-la assistindo ao vídeo abaixo:

Depois de fazer isso, analise a aquisição de tráfego do seu site e se faça uma pergunta importante: como anda o meu tráfego orgânico, aquele proveniente dos buscadores?

Continue lendo e você já entenderá por que isso é tão importante…

Buscadores e o tráfego no ecommerce

Segundo um levantamento realizado pela VTEX em parceria com a Semrush, uma companhia especializada em ferramentas de SEO, cerca de 49% do tráfego no ecommerce brasileiro é decorrente de pesquisas em buscadores como o Google.

Em entrevista ao portal Ecommerce News, Rafael Campos, sócio diretor da VTEX, afirmou também que as pequenas lojas virtuais têm uma dependência ainda maior do tráfego orgânico. “Para as empresas de pequeno porte a dependência é ainda maior, já que 52% de todo o tráfego vem dos buscadores”, diz.

Leia mais: Minha loja virtual não vende: os 6 motivos mais comuns

Por quê?

Ok, já entendemos que pequenas lojas virtuais dependem mais dos buscadores que as grandes… Mas por quê?

Se você ainda não conseguiu decifrar a questão, a resposta é relativamente simples: quanto maior o ecommerce, mais conhecido ele é e, consequentemente, mais tráfego direto (aquele em que o usuário digita o nome do site diretamente no endereço de busca) tem.

É assim que, segundo o que afirma a pesquisa, os grandes players do mercado conseguem gerar, proporcionalmente, cerca de 20% mais tráfego direto que as lojas menores. Aí está o segredo para serem menos dependentes dos buscadores (isso não quer dizer que estes deixem de ser relevantes em sua estratégia).

tráfego no ecommerce

Outra descoberta bastante interessante do estudo, que contou com a participação de mais de 500 lojas virtuais espalhadas pelo país, é que os ecommerces andam utilizando bastante mal as suas redes sociais.

Na ânsia de compartilhar ofertas atrás de ofertas, os empreendedores esquecem o elemento fundamental de qualquer estratégia de sucesso nas redes sociais: conteúdo relevante.

Prova do trabalho mal feito é a baixíssima representatividade das mídias sociais no tráfego total do ecommerce brasileiro: cerca de 4%. Menos de 10% dos negócios estudados apresentaram 10% ou mais de tráfego proveniente das redes sociais e menos de 3% apresentaram um volume acima de 20%.

Como melhorar?

Para melhorar o tráfego orgânico da sua loja virtual, muitas atitudes podem ser tomadas, tais como:

  • Melhorar as descrições dos produtos
  • Aumentar a velocidade de carregamento do site
  • Torná-lo responsivo (caso ainda não seja)
  • Criar um blog
  • Planejar uma estratégia de link building

 

Já no quesito redes sociais, o único jeito de conseguir mais sucesso é investindo na criação de conteúdos realmente relevantes e que engajem o público. Confira o artigo “6 ideias de conteúdo que vão bombar na fanpage da sua marca“!

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