Google muda Política de Anúncios para Competir com a Amazon

Última atualização em 19 de agosto de 2020 por Maria Alice Medeiros

O forte poder que a Amazon tem hoje no Ecommerce é indiscutível. O seu alcance no mercado online é tão grande que tem feito com que empresas se desdobrem para atingir os mesmos resultados que a varejista. E a Google é uma dessas companhias…

A verdade é que Google não tem um desempenho tão bom assim quando o assunto é pesquisas iniciais por produtos…

Em contrapartida, é algo que a Amazon dos Estados Unidos consegue liderar com folga entre as outras plataformas do mercado digital…

Ao longo deste artigo, vou te explicar qual novidade a Google anunciou para competir mais fortemente com a Amazon…

Google Shopping Sem Tarifas

Há algum tempo a Google vem lançando uma série de medidas para atuar no mercado online de forma ainda mais competitiva…

Recentemente, a empresa norte-americana lançou o Shoploop, plataforma interativa que centraliza todo o processo de compra e venda online…

Agora, a aposta é a retirada da cobrança de comissões de venda para anúncios feitos na plataforma de vendas da empresa, o Google Shopping. Antes, os valores das tarifas variavam entre 5% e 15%.

Outra estratégia da companhia foi acabar com os pagamentos feitos pelos vendedores pelos anúncios e exibições de seus produtos. Agora tudo isso será gratuito…

A empresa também vai permitir que os vendedores utilizem outros serviços de pagamento, como o Shopify, e de gerenciamento de pedidos, que antes eram monopolizados pela própria Google.

A medida vai acontecer apenas nos Estados Unidos inicialmente e pode chegar ao Brasil no futuro.

Mas o que chama mais atenção não é somente a redução de tarifas, o que beneficia os lojistas. É o objetivo real de conquista de mercado por trás da ação. Afinal, com isso, fica claro a intenção da Google de competir com outra gigante do mercado nos Estados Unidos

Google quer frear Amazon

Segundo pesquisa feita no ano passado pela CivicScience, praticamente metade dos consumidores estadunidenses utilizam primeiramente a Amazon para buscar produtos.

O gráfico abaixo mostra isso:

Ou seja, embora a Google seja a número 1 em termos de buscas em todo o mundo, esse cenário é bem diferente quando o assunto é pesquisas iniciais de mercadorias…

Apenas 22% das pessoas afirmam que o site da Google é o seu ponto de partida na hora de pesquisar mercadorias.

Diante desses resultados, era de se esperar mesmo que a companhia tentasse frear de alguma forma todo o potencial que a Amazon tem no Ecommerce…

Para você ter uma ideia, a Amazon teve no 2º trimestre um lucro 7 vezes maior do que o estimado pelos especialistas na época…

Tudo isso, obviamente, vem chamando a atenção da Google para ampliar seus alcance no comércio online.

No entanto, a empresa ainda está longe de atingir resultados parecidos com os obtidos pela Amazon EUA nos últimos anos. Para chegar lá, espera-se que mais novidades estejam no radar da Google para o futuro.

RECEBA CONTEÚDO EXCLUSIVO NO SEU EMAIL (GRÁTIS)

Inscreva-se gratuitamente e receba as Principais Notícias do Mercado no seu e-mail toda semana!

Mais Lidas

Confira outros conteúdos:

Artboard 2 copy 2

O Ecommerce de Sucesso é um portal de informações sobre o Mercado de Ecommerce. Aqui são abordadas notícias e informações sobre os assuntos Economia, Marketing, Comércio Eletrônico, Varejo, Negócios, Mercados, Política e Tecnologia. Conteúdo independente interpretado com a visão dos nossos especialistas.

ECOMMERCE DE SUCESSO © 2020.