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Calendário Editorial: O que é e Como Criar um Para o seu Negócio

O calendário editorial te ajuda a planejar o conteúdo da sua loja online a longo prazo. Aliás, quando o assunto é Ecommerce, a organização da  produção de conteúdo digital é fundamental para se ter uma boa visibilidade no mercado, audiência e interação com clientes

Seja de maneira autônoma ou com uma equipe de marketing digital trabalhando com você, o planejamento das postagens nas mídias sociais é essencial para alcançar o crescimento do seu negócio…

Para te ajudar nesse sentido, neste artigo vamos te ensinar PASSO A PASSO sobre como fazer um Calendário Editorial bem organizado. Veja!

(Imagem: Pexels)

O que é um Calendário Editorial?

Como o próprio nome já diz, um Calendário Editorial é um cronograma. Neste caso, uma ferramenta de programação para os conteúdos que serão publicados nas redes sociais do seu negócio.

É a melhor forma de planejamento na hora de produzir as publicações que serão feitas no Instagram, Facebook, Youtube, TikTok e demais canais…

Assim, a partir do calendário editorial, você consegue otimizar tempo e ter controle sobre os temas que serão abordados em seus posts, vídeos, textos etc. 

Vantagens de Ter Um Calendário Editorial

Agora que você já entendeu o que é um Calendário Editorial, vamos aos benefícios que essa ferramenta traz para uma empresa…

Afinal, gostamos de praticidade e bons resultados, não é mesmo?

1- Melhora a Organização e o Planejamento

O Calendário Editorial permite deixar toda a estratégia de produção de conteúdo completamente organizada…

Ajuda a ter uma visão a longo prazo dos assuntos que serão tratados nos canais do seu negócio. Não havendo margem para repetições ou erros nesse sentido…

Na prática, com um calendário editorial bem elaborado, é possível criar processos dentro da etapa de produção de conteúdo, além de organizar o fluxo de trabalho da equipe sem deixar que suas redes sociais fiquem sem publicações relevantes. 

2- Maior Frequência dos Posts

Com todos os conteúdos mais organizados no Calendário Editorial, torna-se ainda mais fácil aumentar a quantidade de publicações nos canais do seu negócio. 

Para quem não sabe, existe a possibilidade de deixar conteúdos prontos e agendar publicações com datas e horários certos, evitando problemas como falta de tempo ou atrasos na publicação dos posts…

Fazendo isso, você consegue manter um bom ritmo de publicações e seus clientes não ficam sem bons conteúdos sobre a sua empresa e produtos.  

E outro ponto importante:

Postar com frequência gera mais engajamento, amplia o reconhecimento da sua marca e melhora os números nas redes sociais. No Instagram, por exemplo, quanto mais você posta, mais chances você tem de atrair novos seguidores interessados na sua marca. 

3 – Otimização do Tempo

Quando já se sabe exatamente o que fazer e tudo está programado no Calendário Editorial, você passa menos tempo pensando e mais tempo criando.

Ou seja, você fica livre para focar em outras ações importantes para o crescimento do seu negócio, como boas estratégias de venda, ações para melhorar o atendimento etc.

4 – Diversificação de Conteúdo

As redes sociais têm diferentes formatos de publicações. Essa variedade precisa ser explorada pelo perfil da marca, com o objetivo de conquistar mais a atenção e engajamento das pessoas…

Diante disso, o seu calendário mantém em um histórico de todos os conteúdos já postados em uma determinada rede social. E você pode aproveitar para explorá-los em outros formatos. 

Veja bem, se você costuma postar muitas artes produtivas em softwares de criação, analise a possibilidade de começar a postar mais vídeos ou textos, por exemplo. A ideia é sempre inovar para conquistar mais engajamento e, claro, vendas.

5 – Comparação do Alcance das Publicações

O Calendário Editorial, além de ajudar na execução das tarefas, auxilia na mensuração dos resultados…

Ou seja, dá para criar análises comparativas com o intuito de entender os motivos que levaram um post a ter maior alcance e visualizações que outro.

Tudo isso é fundamental na hora de decidir se vale a pena ou não continuar apostando em uma estratégia. Certifique-se de verificar os horários e os dias das publicações. Isso também faz grande diferença nesse sentido. 

Como Fazer Calendário Editorial

1 – Defina a Frequência de Publicação

Quantas vezes por dia você vai publicar conteúdo nas mídias sociais? Como mencionado anteriormente, é de extrema importância ser consistente. Seus resultados dependem disso!

A dica é postar, no mínimo, 2 ou 3 vezes ao dia. Assim você gera conteúdo relevante para os consumidores, ganha credibilidade, contribui para um bom tráfego orgânico e tem grandes chances de alavancar os resultados do seu negócio.

Além disso, não se prenda apenas em posts no feed do Instagram e Facebook, mergulhe em outras ferramentas como Reels, Stories ou até mesmo vídeos no Youtube e Tik Tok.

Lembre-se, quem não é visto, não é lembrado

2 – Faça Uso de Ferramentas

Para facilitar a criação do seu calendário editorial, existem algumas ferramentas que podem te auxiliar:

Trello

O Trello é uma plataforma de gestão de tarefas que foi criada em 2013.

A ferramenta é gratuita e online. A partir dela, é possível organizar uma demanda com sua equipe e com seus clientes por meio de boards (quadros) que podem ser personalizados de acordo com o gosto e as necessidades da empresa. 

Por lá, você consegue acompanhar o fluxograma de tarefas, a gestão de projetos e o desempenho do time.

Google Docs

O Google Docs é uma ferramenta gratuita do Google que te permite fazer algumas ações como a criação e edição de documentos de texto, apresentações e criação de planilhas eletrônicas

E, já que estamos falando em calendário editorial, por lá você consegue criar sua própria planilha e organizar os conteúdos que deseja postar em suas mídias sociais, site e demais canais.

Evernote

Outra plataforma para criação de calendário editorial, Evernote permite a organização de informações empresariais em um único lugar. 

É uma solução para catalogar as informações de sua empresa de uma maneira mais eficiente…

A ferramenta está disponível em múltiplos canais como Windows, Mac, Android, iOS, Linux e Windows Phone. E o mais interessante: você também pode navegar offline, pois ela sincroniza as suas anotações com a nuvem.

3 – Planeje seus Conteúdos

Não importa se você possui uma equipe voltada para marketing de conteúdo em sua empresa ou se você produz tudo de forma autônoma. É extremamente importante planejá-los.

Dedicar tempo e estudo para a estrutura de seus posts exclusivos é uma tarefa indispensável quando o assunto é vender no Ecommerce. Isto é, não adianta copiar a concorrência! 

Para isso, você precisa deixar a criatividade fluir, observar seu público-alvo, fazer anotações… Ou seja, planejar! 

Um Calendário Editorial Pode Mesmo Fazer a Diferença no meu Negócio?

Em meio ao forte crescimento do Ecommerce, as empresas estão precisando ser cada vez mais organizadas e comprometidas com uma criação de conteúdo relevante para venderem mais…

O próprio crescimento avassalador do Social Commerce comprova isso.  Uma pesquisa feita pela All iN | Social Miner, em parceria com a Etus e a Opinion Box, afirma que 74% dos brasileiros usam redes sociais para comprar.

Além disso, como dito antes, ser constante é um dos pilares para ter um bom alcance nas redes sociais e o sucesso nas vendas… 

Por isso, tenha em mente que ter um calendário editorial vai te ajudar a planejar melhor os conteúdos da sua empresa e, com isso, vai ficar muito mais fácil atingir a constância necessária.

Você não quer deixar para criar os posts em cima da hora ou gerar atraso na publicação do conteúdo, não é verdade? 

Entenda de uma vez por todas que desenvolver uma estratégia de produção de conteúdo dá mais resultado do que postar aleatoriamente. Então, aposte no Calendário Editorial!

Leia Também: Gestão de Redes Sociais: Tudo o que Você PRECISA Saber

Ana Júlia Parreira

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Ana Júlia Parreira

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