Vendas online: 6 estratégias para atrair seus primeiros clientes

Última atualização em 6 de dezembro de 2016 por Redacao Ecommerce de Sucesso

vendas online

Se você está entrando agora no mundo das vendas online, provavelmente percebeu que, sem uma boa base de clientes recorrentes, a coisa não sai do lugar.

Depois de alguns meses, quando sua marca já for reconhecida por uma parte do mercado, o próprio boca a boca pode ajudar a impulsionar as vendas. Mas e no começo? Como conseguir aqueles primeiros dez clientes que injetarão capital em seu caixa?

Se você encontra-se em uma situação parecida com a descrita acima, não se preocupe! Hoje a nossa equipe preparou um conteúdo com 6 estratégias para fazer suas primeiras vendas de forma rápida, eficiente e barata.

Confira!

6 Caminhos para as suas primeiras vendas online

Dentre todas as táticas que serão apresentadas aqui, algumas serão mais ou menos eficazes de acordo com o formato do seu negócio. Escolha (e tome ações) com inteligência!

1 – Faça uma campanha de compartilhamentos

Você acabou de entrar no mundo das vendas online e está com o orçamento apertado? Então escolha um de seus produtos — de preferência algum bastante desejado pelo público — e promova-o em uma campanha de compartilhamentos no Facebook.

Você já deve ter visto essa estratégia em algum lugar, pois ela é bastante comum nas redes sociais.

Basta criar algumas regras, do tipo “curta a nossa fanpage, compartilhe a imagem em modo público…” e depois publicar o post com uma foto bem legal.

vendas online

Seu único gasto será com o custo do produto + envio. Por outro lado, as chances de o compartilhamento alcançar milhares de pessoas é enorme, então o ROI pode compensar bastante.

Leia mais: Como definir a persona da sua loja virtual?

2 – Ofereça uma boa experiência

Se você quer fazer suas primeiras vendas online, a palavra de ordem é “experiência do usuário”.

Assim que colocar o seu ecommerce no ar, diversos usuários aparecerão para tirar dúvidas sobre os produtos do site.

Quando isso acontecer, trate de surpreendê-los com muita atenção e respeito no momento do atendimento.

Isso gera credibilidade e faz com que aquele cliente confie em sua marca, compre de você e ainda o indique para seus amigos e familiares.

3 – Invista em Facebook Ads

O Facebook Ads é uma das vias mais rápidas e baratas para conseguir os primeiros clientes do seu ecommerce.

Na verdade, pela possibilidade de segmentar o público de acordo com gênero, idade, classe social e outras características, fica bastante fácil anunciar para o seu público-alvo e encontrar pessoas que estão pensando em comprar exatamente aquilo que você está oferecendo.

Caso ainda não entenda muito sobre a plataforma, você pode ler um outro artigo onde Bruno de Oliveira, um dos maiores especialistas do país em ecommerce, fala sobre o Manual do Facebook Ads para Lojas Virtuais.

vendas online

4 – Pense em promoções atrativas

É claro que, muitas vezes, colocar promoções no ar acaba não sendo uma boa ideia por conta da diminuição drástica nas margens de lucro.

Por outro lado, principalmente no começo, pode ser muito eficiente oferecer alguns itens a um preço abaixo daquele praticado pela concorrência.

Assim sendo, você pode conseguir suas primeiras vendas online com mais facilidade! Além disso, quem comprar de você nessa ocasião provavelmente voltará a acessar o site do seu ecommerce em busca de novas promoções.

Veja mais: Vender no Mercado Livre vale a pena?

5 – Peça depoimentos aos clientes

Sempre que um cliente fizer uma compra, envie um email simpático pedindo uma pequena declaração sobre a venda e sua respectiva autorização para publicá-la no site.

Com a ajuda de alguns depoimentos de clientes, você atrai outros clientes e ainda consegue entender o que está bom e o que precisa ser melhorado no seu processo de vendas.

Lembre-se: é fundamental saber qual é a opinião dos seus clientes sobre a loja. São eles que pagam as contas!

6 – Comece algumas parcerias

No universo dinâmico das vendas online, investir em parcerias — sejam elas com instagramers, fornecedores ou outros lojistas do segmento — é fundamental.

Isso gera mais confiança na relação ecommerce/mercado e faz com que o nome da sua marca esteja sempre circulando e chegando a novos consumidores.

vendas online

E você, o que tem feito para atrair as primeiras vendas e clientes do seu ecommerce?

Conte-nos através dos comentários e ajude outros lojistas que também estão começando sua jornada em um negócio próprio na internet!

Conheça o Ecommerce na Prática

Você quer utilizar a internet para montar uma loja virtual de sucesso e poder trabalhar todos os dias diretamente da sua casa?

Então precisa conhecer o Ecommerce na Prática!

Blog com o melhor conteúdo do país sobre comércio eletrônico e empreendedorismo, o Ecommerce na Prática traz artigos semanais sobre todos os assuntos que mais interessam a quem quer montar um negócio no varejo online.

Gostou do que viu por aqui? Então não perca tempo e deixe seu email na caixa abaixo. Fazendo isso você entra para a uma LISTA VIP e passa a receber todos os nossos melhores conteúdos sempre em primeira mão!

RECEBA CONTEÚDO EXCLUSIVO NO SEU EMAIL (GRÁTIS)

Inscreva-se gratuitamente e receba as Principais Notícias do Mercado no seu e-mail toda semana!

Mais Lidas

Confira outros conteúdos:

Artboard 2 copy 2

O Ecommerce de Sucesso é um portal de informações sobre o Mercado de Ecommerce. Aqui são abordadas notícias e informações sobre os assuntos Economia, Marketing, Comércio Eletrônico, Varejo, Negócios, Mercados, Política e Tecnologia. Conteúdo independente interpretado com a visão dos nossos especialistas.

ECOMMERCE DE SUCESSO © 2020.