O calendário editorial te ajuda a planejar o conteúdo da sua loja online longo prazo. Aliás, quando o assunto é Ecommerce, a organização da produção de conteúdo digital é fundamental para se ter uma boa visibilidade no mercado, audiência e interação com clientes.
Seja de maneira autônoma ou com uma equipe de marketing digital trabalhando com você, o planejamento das postagens nas mídias sociais é essencial para alcançar o crescimento do seu negócio…
Para te ajudar nesse sentido, neste artigo vamos te ensinar PASSO A PASSO sobre como fazer um Calendário Editorial bem organizado. Veja!
Como o próprio nome já diz, um Calendário Editorial é um cronograma. Neste caso, uma ferramenta de programação para os conteúdos que serão publicados nas redes sociais do seu negócio.
É a melhor forma de planejamento na hora de produzir as publicações que serão feitas no Instagram, Facebook, Youtube, TikTok e demais canais…
Assim, a partir do calendário editorial, você consegue otimizar tempo e ter controle sobre os temas que serão abordados em seus posts, vídeos, textos etc.
Agora que você já entendeu o que é um Calendário Editorial, vamos aos benefícios que essa ferramenta traz para uma empresa…
Afinal, gostamos de praticidade e bons resultados, não é mesmo?
O Calendário Editorial permite deixar toda a estratégia de produção de conteúdo completamente organizada…
Ajuda a ter uma visão a longo prazo dos assuntos que serão tratados nos canais do seu negócio. Não havendo margem para repetições ou erros nesse sentido…
Na prática, com um calendário editorial bem elaborado, é possível criar processos dentro da etapa de produção de conteúdo, além de organizar o fluxo de trabalho da equipe sem deixar que suas redes sociais fiquem sem publicações relevantes.
Com todos os conteúdos mais organizados no Calendário Editorial, torna-se ainda mais fácil aumentar a quantidade de publicações nos canais do seu negócio.
Para quem não sabe, existe a possibilidade de deixar conteúdos prontos e agendar publicações com datas e horários certos, evitando problemas como falta de tempo ou atrasos na publicação dos posts…
Fazendo isso, você consegue manter um bom ritmo de publicações e seus clientes não ficam sem bons conteúdos sobre a sua empresa e produtos.
E outro ponto importante:
Postar com frequência gera mais engajamento, amplia o reconhecimento da sua marca e melhora os números nas redes sociais. No Instagram, por exemplo, quanto mais você posta, mais chances você tem de atrair novos seguidores interessados na sua marca.
Quando já se sabe exatamente o que fazer e tudo está programado no Calendário Editorial, você passa menos tempo pensando e mais tempo criando.
Ou seja, você fica livre para focar em outras ações importantes para o crescimento do seu negócio, como boas estratégias de venda, ações para melhorar o atendimento etc.
As redes sociais têm diferentes formatos de publicações. Essa variedade precisa ser explorada pelo perfil da marca, com o objetivo de conquistar mais a atenção e engajamento das pessoas…
Diante disso, o seu calendário mantém em um histórico de todos os conteúdos já postados em uma determinada rede social. E você pode aproveitar para explorá-los em outros formatos.
Veja bem, se você costuma postar muitas artes produtivas em softwares de criação, analise a possibilidade de começar a postar mais vídeos ou textos, por exemplo. A ideia é sempre inovar para conquistar mais engajamento e, claro, vendas.
O Calendário Editorial, além de ajudar na execução das tarefas, auxilia na mensuração dos resultados…
Ou seja, dá para criar análises comparativas com o intuito de entender os motivos que levaram um post a ter maior alcance e visualizações que outro.
Tudo isso é fundamental na hora de decidir se vale a pena ou não continuar apostando em uma estratégia. Certifique-se de verificar os horários e os dias das publicações. Isso também faz grande diferença nesse sentido.
Quantas vezes por dia você vai publicar conteúdo nas mídias sociais? Como mencionado anteriormente, é de extrema importância ser consistente. Seus resultados dependem disso!
A dica é postar, no mínimo, 2 ou 3 vezes ao dia. Assim você gera conteúdo relevante para os consumidores, ganha credibilidade, contribui para um bom tráfego orgânico e tem grandes chances de alavancar os resultados do seu negócio.
Além disso, não se prenda apenas em posts no feed do Instagram e Facebook, mergulhe em outras ferramentas como Reels, Stories ou até mesmo vídeos no Youtube e Tik Tok.
Lembre-se, quem não é visto, não é lembrado.
Para facilitar a criação do seu calendário editorial, existem algumas ferramentas que podem te auxiliar:
O Trello é uma plataforma de gestão de tarefas que foi criada em 2013.
A ferramenta é gratuita e online. A partir dela, é possível organizar uma demanda com sua equipe e com seus clientes por meio de boards (quadros) que podem ser personalizados de acordo com o gosto e as necessidades da empresa.
Por lá, você consegue acompanhar o fluxograma de tarefas, a gestão de projetos e o desempenho do time.
O Google Docs é uma ferramenta gratuita do Google que te permite fazer algumas ações como a criação e edição de documentos de texto, apresentações e criação de planilhas eletrônicas.
E, já que estamos falando em calendário editorial, por lá você consegue criar sua própria planilha e organizar os conteúdos que deseja postar em suas mídias sociais, site e demais canais.
Outra plataforma para criação de calendário editorial, Evernote permite a organização de informações empresariais em um único lugar.
É uma solução para catalogar as informações de sua empresa de uma maneira mais eficiente…
A ferramenta está disponível em múltiplos canais como Windows, Mac, Android, iOS, Linux e Windows Phone. E o mais interessante: você também pode navegar offline, pois ela sincroniza as suas anotações com a nuvem.
Não importa se você possui uma equipe voltada para marketing de conteúdo em sua empresa ou se você produz tudo de forma autônoma. É extremamente importante planejá-los.
Dedicar tempo e estudo para a estrutura de seus posts exclusivos é uma tarefa indispensável quando o assunto é vender no Ecommerce. Isto é, não adianta copiar a concorrência!
Para isso, você precisa deixar a criatividade fluir, observar seu público-alvo, fazer anotações… Ou seja, planejar!
Em meio ao forte crescimento do Ecommerce, as empresas estão precisando ser cada vez mais organizadas e comprometidas com uma criação de conteúdo relevante para venderem mais…
O próprio crescimento avassalador do Social Commerce comprova isso. Uma pesquisa feita pela All iN | Social Miner, em parceria com a Etus e a Opinion Box, afirma que 74% dos brasileiros usam redes sociais para comprar.
Além disso, como dito antes, ser constante é um dos pilares para ter um bom alcance nas redes sociais e o sucesso nas vendas…
Por isso, tenha em mente que ter um calendário editorial vai te ajudar a planejar melhor os conteúdos da sua empresa e, com isso, vai ficar muito mais fácil atingir a constância necessária.
Você não quer deixar para criar os posts em cima da hora ou gerar atraso na publicação do conteúdo, não é verdade?
Entenda de uma vez por todas que desenvolver uma estratégia de produção de conteúdo dá mais resultado do que postar aleatoriamente. Então, aposte no Calendário Editorial!
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