Mercado de Ecommerce

A Importância do Pós-venda no Ecommerce: o que Você AINDA Não Sabe

Em meio ao forte crescimento do Ecommerce, identificar importância do pós-venda e desenvolver um bom relacionamento com o cliente é algo CRUCIAL para os negócios. Isto é, dar assistência ao consumidor mesmo após o ato da compra é fator determinante para fidelizá-lo e até mesmo atrair mais clientes.

E você sabe por quê?

Por que uma venda NÃO termina no momento que o cliente adquire um produto no seu Ecommerce!

Por isso, entender a fundo a importância do pós-venda é o que vai contribuir para o para o crescimento e consolidação de sua marca em meio à alta concorrência no mercado hoje. E é sobre isso que vamos falar neste artigo!

(Imagem: Pexels)

O que é o Pós-venda?

Como mencionado, uma venda não termina após a aquisição de um produto. Após vender, você precisa satisfazer ainda mais o seu cliente. Ou seja: realizar um pós-venda eficiente.

A importância do pós-venda precisa ser compreendida, visto que é o que determina se o consumidor vai manter o relacionamento com o seu negócio ou procurar a concorrência após a experiência de compra no seu Ecommerce… 

Com isso, o atendimento pós-venda é uma maneira de mostrar ao cliente que a satisfação dele com o produto ou serviço é significativo para a sua marca. Na prática, a boa experiência de atendimento do consumidor é tão importante quanto a venda efetuada… 

Essa iniciativa torna a relação da marca com as pessoas ainda mais próxima e humana. Mas vamos por etapas…

Tipos de Pós-Venda

Existem 2 tipos de pós-venda e é fundamental saber diferenciá-los:

  • Pós-venda ativo: tem o foco em tentar aproximar os consumidores da marca e também fidelizá-los;
  • Pós-venda receptivo: tem objetivo de dar suporte ao cliente. Geralmente é feito por meio de canais de comunicação disponibilizados pela empresa para o esclarecimento de dúvidas, realização de reclamações etc.

Ou seja, duas formas valiosas de se reconhecer a importância do pós-venda no Ecommerce…

O que Acontece Quando Não se Tem um Pós-venda Eficiente?

Tenha em mente que fidelizar o cliente é crucial para vender mais. Logo, quando uma empresa não prioriza a importância do pós-vendas com meus clientes, fecham-se caminhos para novas oportunidades de negócio e um crescimento significativo ou escalável.  

Para você ter uma ideia, de acordo com pesquisa realizada pela Opinion Box, 71% dos brasileiros recomendam marcas para amigos e familiares quando ficam satisfeitos

Por isso, é essencial oferecer um bom atendimento pós-venda para clientes a fim de fazê-los comprar novamente em seu Ecommerce garantir o sucesso de sua loja virtual.

Dicas Para Melhorar o Pós-Venda do seu Negócio

1 – Realize uma Pesquisa de Satisfação

A pesquisa de satisfação é uma das formas mais básicas do pós-venda para saber a opinião do cliente quanto ao produto adquirido ou serviço prestado. A partir dela fica possível entender pontos os quais o seu negócio precisa melhorar.

Entre os principais tópicos que não podem faltar em uma pesquisa de satisfação, estão:

  • Avaliação da qualidade do produto ou serviço;
  • Avaliação do preço;
  • Avaliação da garantia;
  • Avaliação do prazo de entrega;
  • Avaliação do atendimento;

Esses pontos são cruciais para você conseguir avaliar como fazer um pós-venda adequado e eficiente!

2 – Ofereça Ofertas Para o Cliente

Mostre ao consumidor que ele é importante para sua marca, trate-o com atenção e respeito. Para isso, demonstre que a intenção da empresa é oferecer as melhores soluções para a necessidade dele…

Uma boa forma de fazer isso é oferecer oportunidades exclusivas. Assim, além de descontos ou brindes, disponibilize algo que agregue valor a esse cliente. 

3 – Fique Atento às Reclamações

Para ter um bom pós-venda, é fundamental investir em ferramentas de análise do nível de satisfação do consumidor em relação aos produtos, entrega e atendimento

Aliás, não ficar atento às reclamações de sua loja pode diminuir as vendas, manchar a reputação do seu negócio virtual e dificultar a fidelização e retenção de clientes

Por isso, não ignore as reclamações!

Atente-se ao feedback do consumidor e, se for o caso, sempre busque medidas para que quaisquer problemas sejam resolvidos o quanto antes. É isso que vai mostrar ao cliente que a empresa está devidamente preocupada com a sua satisfação e opinião. 

4 – Use Canais de Comunicação

A importância do pós-venda é manter uma conexão com o cliente. Para isso, você pode utilizar espaços básicos como as redes sociais e demais canais de comunicação, como blogs e sites…

Esteja disponível para responder e interagir com as pessoas em diferentes plataformas. Instagram, Whatsapp, Twitter e Telegram são alguns exemplos.

Além disso, não deixe nenhum cliente sem resposta. Isso é extremamente importante para que o indivíduo retorne a sua loja online para comprar ainda mais!

A Importância do Pós-Venda Para Quem Vende Online

A importância do pós-venda está diretamente ligada à necessidade de a sua loja virtual ser lembrada pelos usuários, além de transformá-los em seus clientes fiéis.

O consumidor que teve uma boa experiência vai recomendar o seu empreendimento para amigos e conhecidos, aumentando as suas chances de novas vendas

Sendo assim, atentar-se à importância do pós-venda vai gerar benefícios como:

  • Melhora a organização quanto ao mapeamento da satisfação do cliente;
  • Facilita a identificação problemas no processo de vendas;
  • Mantém a credibilidade e reputação do negócio;
  • Gera diferencial competitivo;
  • Aumenta o lucro da empresa.

Ou seja, sem dúvidas, é uma estratégia muito eficiente para criar promotores da marca, estimular a recompra e, claro, aumentar as vendas…

Fatores que nenhum empreendedor do Ecommerce pode ignorar, certo?

Ana Júlia Parreira

Estudante de Jornalismo e Redatora Estagiária do Ecommerce de Sucesso.

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Ana Júlia Parreira

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