Mercado de Ecommerce

Americanas Fecha Compra da Rede de Mercados Hortifruti

Após especulações de uma possível compra da Marisa, a Americanas acaba de confirmar o fechamento de contrato bilionário para a aquisição integral das ações da HORTIGIL HORTIFRUTI S.A.

Por isso, a rede de Hortifruti passa a integrar o ecossistema da Americanas trazendo novos produtos ao sortimento da varejista…

(Imagem: Divulgação)

Quem é Hortifruti Natural da Terra

O Hortifruti Natural da Terra é a maior rede varejista com foco na comercialização de produtos frescos no Brasil. Até o momento, são 73 lojas presentes nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais e Espírito Santo…

Na prática, são 7 mil SKUs em unidades com diferentes formatos e 54 lojas tradicionais com 700m² com sortimento completo aos consumidores. Além de 18 lojas leves com 180 ² e 1 dark store, exclusiva para atendimento de pedidos digitais. 

Os estoques das lojas são abastecidos por uma plataforma logística da própria rede, que realiza entregas diariamente do campo para a loja. Ou seja, uma prática implementada para garantir a qualidade dos produtos frescos…

Em relação ao Ecommerce, é válido destacar que as vendas online do HNT representam 16% do total de toda a companhia. Porcentagem que logo deve crescer considerando a enorme presença digital da Americanas…

Americanas Foca no Mercado de Produtos Frescos com a Compra do HNT

De acordo com o fato relevante das Lojas Americanas, a transação custou R$ 2,1 bilhões, valor equivalente a 9 vezes o EV/EBITDA estimado do HNT para este ano.

Em meio a isso, vale ressaltar que o Hortifruti atingiu a marca de R$ 2 bilhões em receita bruta e uma margem EBITDA de 12% nos últimos 12 meses com término em 30 de junho de 2021…

Resultados que representam o foco do HNT no modelo de negócio voltado aos produtos frescos além do crescimento no volume de vendas…

Ou seja, ambos os fatores passam a ser indispensáveis para a Americanas aumentar sua capilaridade no mercado

E, como de costume, a conclusão da transação ainda aguarda a autorização por parte do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE)…

Dessa forma, a varejista conclui uma etapa de grande importância para fazer parte da vida dos consumidores brasileiros…

Por que a Americanas Comprou o Hortifruti

Ainda segundo o comunicado da Americanas, um dos propósitos da compra é elevar sua relevância no cotidiano dos indivíduos, e assim “somar o que o mundo tem de bom para melhorar a vida das pessoas”…

A varejista também reconhece a possibilidade de três importantes integrações após a compra do HNT com:

  • A plataforma digital da rede Hortifruti, atualmente gerenciada pela Supermercados Now, empresa do ecossistema Americanas;
  • A plataforma de logística LET’S;
  • A AME, a fintech de pagamentos digitais, que deve elevar a oferta de serviços financeiros presentes nas lojas HNT, assim como a periodicidade de compras.

Mas não só isso…

A companhia também espera introduzir o formato de Dark Store para acelerar o crescimento do Americanas Mercado, especificamente nas vendas online, com entregas ultra rápidas e novos itens à disposição dos consumidores…

Outro destaque da compra é a abertura de novas unidades do Hortifruti com a expertise da Americanas em expansão de lojas. Garantindo, assim, maior alcance em todo o país…

Assim, ao adquirir o Hortifruti, a varejista também amplia sua participação na jornada de consumo e, consequentemente, cresce a base de clientes ativos, além da frequência de compras e o alcance geral da companhia…

Logo, todos os pontos apresentados pela companhia reforçam a ideia de que a Americanas está alinhada aos novos hábitos de consumo dos compradores. Ou seja, uma iniciativa que tem sido comum no mercado de Ecommerce…

Recentemente, o Mercado Livre também apostou nesse sentido ao lançar mais uma edição da EcoFriday, evento que oferta produtos saudáveis no marketplace. O que constata a tese de que a mudança nos hábitos dos consumidores impactam o mercado, claro… 

Por esta razão, é seguro dizer que com a aquisição bilionária e certamente estratégica, a Americanas está determinada a garantir um destaque imenso na área de Mercado custe o que custar.

Redacao Ecommerce de Sucesso

Nós acreditamos que o empreendedorismo muda a vida das pessoas. Por isso, compartilhamos ideias de empreendimento, casos de sucesso, notícias inspiradoras e dicas para dar os primeiros passos no seu negócio, seja ele qual for.

Share
Published by
Redacao Ecommerce de Sucesso

Recent Posts

Ecommerce na Prática Lança ‘Jornada Loja Virtual do Zero’

Quem trabalha ou apenas acompanha o mercado de e-commerce sabe que o cenário atual nunca…

1 ano ago

Lojistas de Shoppings Pedem Redução de Funcionamento Diante ao Avanço da Ômicron

A Associação Brasileira dos Lojistas Satélites (Ablos) anunciou recentemente que levará um pedido aos shoppings…

1 ano ago

Twitter Inicia Testes de Reação em Vídeo e Foto Para Tweets

O Twitter iniciou recentemente a fase de testes de uma nova função para a rede…

1 ano ago

França Multa Google e Facebook Por Gestão de Dados de Usuários

A Comissão Nacional de Tecnologia da Informação e Liberdade (CNIL) da França multou recentemente o…

1 ano ago

Nubank Adere ao Pacto Global da ONU

A plataforma digital de serviços financeiros Nubank recentemente se tornou membro da Rede Brasil do…

1 ano ago

Uber Eats Encerra Entregas de Restaurantes no Brasil

A Uber anunciou nesta quinta-feira (6) o encerramento das entregas de restaurantes pelo aplicativo Uber…

1 ano ago