Última atualização em 9 de novembro de 2020 por Maria Alice Medeiros
A intensa disputa pela melhor logística de entrega ganhou mais um capítulo recentemente: a gigante Amazon simplesmente inaugurou mais 3 centros de distribuição de produtos no país.
A verdade é que em meio a alta avassaladora do setor, as varejistas não estão poupando recursos quando o assunto é o aprimoramento de seus serviços de entrega…
Ou seja: tanto Amazon quanto Magazine Luiza, Mercado Livre, B2W – e outras líderes do varejo – estão investindo pesado em logística. E acredite, isso vai desde abertura de centros de distribuição à compra de uma frota própria de aviões!
Quer entender melhor tudo isso? É só acompanhar o artigo! Nele, vou apresentar tudo sobre os novos CDs da Amazon, além de todas os detalhes a respeito dessa disputa pela melhor logística do país.
Amazon Brasil Expande sua Logística com Mais 3 CDs
A Amazon anunciou nesta segunda-feira (09) a inauguração de mais 3 centros de distribuição de produtos no Brasil…
Entre as cidades escolhidas pela varejista para as novas unidades, estão:
- Betim (Minas Gerais);
- Nova Santa Rita (Rio Grande do Sul);
- Santa Maria (Distrito Federal).
De acordo com a Amazon, esses novos CDs vão receber um investimento de R$ 120 milhões… E o início de suas atividades está previsto para começar já nos próximos dias…
Assim, não há como negar: a Amazon, mais uma vez, deixa claro o seu plano de expandir suas operações no país…
Ao todo, a varejista norte-americana passa a possuir 8 centros de distribuição no Brasil.
Além disso, a Amazon não informou exatamente em quanto as suas operações vão aumentar com a abertura dos novos CDs…
Contudo, a varejista deixa claro que cerca de 100 cidades serão atendidas pelas entregas rápidas do Amazon Prime.
Inclusive, a inauguração desses 3 centros de distribuição tem por objetivo suprir a demanda dos novos usuários desse serviço…
Apesar de a Amazon não divulgar números, a quantidade de assinantes do Amazon Prime está crescendo de forma avassaladora no Brasil…
Diante disso, não tinha como a companhia perder tempo – e vendas, claro – para suprir o aumento de novos usuários na plataforma. Aliás, não dava para desperdiçar todo o crescimento do Ecommerce de forma geral.
Para você ter uma ideia, só no 1º semestre, o setor teve uma expansão de 40% no número de usuários.
Mas não só isso…
Também houve um aumento de 47% no faturamento do Ecommerce, impulsionado pelos seguintes fatores:
- Salto de 39% no número de pedidos realizados no Ecommerce, totalizando 90,8 milhões;
- Alta de 47% nas vendas, somando R$ 38,8 bilhões.
Assim, em meio a esse cenário, a Amazon tinha 2 opções: ou aprimorava sua logística de alguma forma ou perderia espaço para suas concorrentes, que, obviamente, também estão atentas ao movimento de crescimento do Ecommerce.
Na verdade, todo o setor está em uma forte disputa para aproveitar esse cenário tão positivo…
Logística é o Foco das Varejistas
Hoje, a ideia que norteia as empresas do varejo é a seguinte: quem vende mais rápido, consequentemente, vende mais.
Não é à toa que a Amazon não está poupando esforços nesse sentido…
Os 3 centros de distribuição abertos recentemente não foram os únicos este ano. Em setembro, a companhia informou a inauguração de um dos seus maiores centros para depósito e distribuição de produtos, localizado em Cajamar, região metropolitana de São Paulo…
O espaço possui mais de 100 mil m² e, segundo a Amazon, foi criado com o objetivo de conseguir atender ainda mais clientes, com entregas mais rápidas.
Entretanto, você pode estar se perguntando: mas e as outras varejistas?
Sim, elas também estão trabalhando para expandir suas logísticas de entrega…
A Magazine Luiza, por exemplo, comprou as empresas GFL e SincLog. A primeira, é uma das principais plataformas de logística para Ecommerce atualmente, tendo com grande atuação no interior de São Paulo e sul de Minas Gerais. Já a segunda, é utilizada pela GFL e outras 30 transportadoras que atuam no país…
Mas não só isso: a famosa Magalu também abriu um centro de distribuição no rio de Janeiro.
Já B2W, antecipou quase 2 anos de investimentos e abriu 3 centros de distribuição nas seguintes cidade: Belém (PA),Fortaleza (CE) e Salvador (BA).
O Mercado Livre, por sua vez, tem investido mais fortemente em sua logística…
Recentemente, a companhia argentina anunciou que suas operações no Brasil contarão com uma frota própria, a MELI Air.
E mais…
Só este ano, o Mercado Livre já fez os seguintes investimentos:
- Abriu o 3º CD no país (próximo à Salvador);
- Contratou 60 carretas para auxiliarem nas entregas ao redor do país;
- Comprou a Kangu, startup brasileira de logística que já atuava como parceira do marketplace há algum tempo.
Pensa que o ML parou por aqui? Não.
Recentemente, o marketplace anunciou um investimento recorde para 2021. O foco? A sua logística, claro.
Diante disso tudo, imagino que você esteja pensando: Então, a Amazon pode sair na frente com a abertura dos 3 novos centros?
Amazon x Concorrência
Talvez esta seja um dos questionamentos mais feitos nos últimos meses…
A verdade é que, hoje, está acontecendo uma verdadeira batalha pelo melhor serviço de entrega…
O mercado de varejo até nomeou a disputa como “Guerra dos Fretes”, que nada mais é do que o esforço das varejistas para serem mais eficientes. Isto é, encurtarem cada vez mais o prazo de entrega e, conscientemente, realizarem ainda mais vendas.
Assim, diante de todo esse cenário, não há como ignorar que o Mercado Livre tem certo destaque – o último anúncio, sobre a frota própria, já confirma isso…
Contudo, isso não significa que Amazon (ou até a B2W e Magazine Luiza), fica muito atrás nesse sentido…
A verdade é que líderes do mercado hoje estão disputando de igual para igual.
Talvez a Amazon não seja tão popular entre os vendedores de marketplace brasileiros como o Mercado Livre, por exemplo. Contudo, a Amazon é uma das maiores companhias de Ecommerce do mundo…
E isso, automaticamente, já traz bastante investimentos para o Brasil.
As recentes iniciativas da varejista provam isso. Só neste ano, a Amazon lançou no Brasil seu serviço de anúncios para os vendedores, o Amazon Ads, e trouxe para o país a primeira edição do Amazon Prime Day.
Portanto, a Amazon está conseguindo deixar claro que não vai perder tempo nem espaço no mercado quando o assunto é a sua expansão no mercado!
Com os novos centros de distribuição, tanto clientes quanto os vendedores de seu marketplace podem esperar mais cidades sendo atendidas, a realização de entregas mais rápidas e, consequentemente, mais vendas.