Se você quer tráfego, fazer vendas e evoluir o seu negócio online, vai precisa aplicar algumas estratégias de marketing. Sem elas, não tem como as pessoas saberem que o seu E-commerce existe. Por isso, vou te mostrar 8 estratégias simples que trazem muitos resultados e que qualquer pessoa pode fazer.
Instagram, Facebook, Linkedin, Twitter, Youtube… cada uma dessas redes sociais podem trazer vários benefícios para o seu negócio.
Se você está começando, por exemplo, eles são perfeitos para iniciar as suas vendas.
Caso você já tenha uma loja virtual ou venda em marketplace, use as redes sociais como uma forma de gerar engajamento e atrair mais pessoas para o seu negócio.
O Instagram e Facebook são as duas maiores no Brasil e, por serem bastante visuais, sãos os lugares perfeitos para divulgar imagens e vídeos dos seus produtos.
O Linkedin é a maior rede social corporativa do mundo e com ele é possível fazer networking, contatos, parcerias e até mesmo encontrar fornecedores para o seu negócio.
E o Youtube é uma ótima plataforma para divulgar os seus produtos através de vídeos e gerar pessoalização da sua marca. Afinal, vai ter um rosto por trás da sua empresa.
Uma maneira para divulgar o seu Ecommerce e gerar tráfego é fazer parceria com influenciadores digitais.
Eles são pessoas que têm muitos seguidores, curtidas e alto engajamento nas suas redes sociais. São os famosos da internet.
A vantagem de trabalhar com eles é que todos criaram um gatilho mental que ajuda muito na hora de vender: a autoridade.
Eles não precisam ser exatamente especialistas sobre o seu produto, mas como o próprio nome sugere, eles influenciam as pessoas a tomarem certas ações.
Imagina só se uma pessoa com 1 milhão de seguidores divulga o seu negócio em seu Instagram…
Muitos desses seguidores, que acreditam fielmente nas recomendações do influenciador, iriam conferir o seu produto.
Leia mais: Passo passo para fazer parcerias com influenciadores digitais
Parece óbvio, né? Mas muitas pessoas deixam essa estratégia de marketing de lado.
Anúncios no Instagram, Facebook, Google e em Marketplaces podem gerar tráfego qualificado para o seu negócio.
Fazer o cadastro de produtos com uma palavra-chave com alta busca, por exemplo, facilita na hora de criar um anúncio irresistível. Usar imagens de qualidade para todos terem uma boa primeira impressão do seu produto também ajuda.
Além disso, use as técnicas de copywriting para convencer o seu cliente a adquirir o seu produto.
Leia mais: Como anunciar no Google Adwords e posicionar sua loja virtual na web
Você sabia que a cada 100 pessoas que chegam na sua página, apenas 3 compram? Por isso é muito importante resgatá-las e convencê-las a comprar de você.
E essa estratégia se chama remarketing.
O Remarketing consiste em impactar novamente os usuários que entraram em contato com a sua loja, mas saíram sem comprar nada.
Através do Google Ads – ou do próprio Facebook – é possível fazer essa estratégia, já que eles tem a análise de usuários que entraram na sua loja mas não compraram nada.
Email marketing é uma ótima maneira de manter a sua audiência por perto e deixá-la inteirada das novidades da sua empresa. Você pode anunciar pré-venda, oferecer conteúdos de valor, anunciar mudanças do seu negócio, oferecer ofertas e muito mais.
Ao escrever os e-mails, pense na persona que vai ler o conteúdo. Além disso, use e abuse das técnicas de Copywriting e deixe o seu texto persuasivo, incentivando os leitores a tomarem uma decisão.
Existem várias ferramentas que podem mandar essas mensagens de forma automática e ainda entregar relatórios de desempenho, como a RD Station, Active Campaign, SendGrid…
Colete os e-mails dos seus clientes e monte já a sua lista de contatos.
Outra estratégia de marketing importantíssima para gerar tráfego é o SEO.
O Search Engine Optimization é uma forma de otimizar o seu conteúdo – blog, loja virtual, Youtube – para que ele apareça em topo nas pesquisas do Google.
Quanto melhor for o seu ranqueamento, mais fácil será para as pessoas encontrarem a sua empresa.
Para isso acontecer, você precisa se preocupar com alguns pontos. Confira alguns deles no nosso artigo SEO para ecommerce: 3 estratégias para dominar os buscadores.
Produzir conteúdo é uma estratégia de marketing extremamente necessária se você quer gerar valor, atrair mais clientes e criar autoridade.
Um dos maiores poderes da criação de conteúdo é diferenciar a sua marca da concorrência. Enquanto todos eles estão postando fotos dos seus itens para vender nas redes sociais, você consegue atrair seguidores fiéis com conteúdo realmente relevantes sobre o nicho no qual está inserido.
Assim, quando você lançar um produto, certamente vai ter um público preparado para comprar de você.
Para ter um negócio de sucesso e desenvolver mais estratégias além das que você aprendeu hoje, a análise de métricas é fundamental para isso acontecer.
Elas funcionam como uma mapa que vai te direcionar para o lugar certo.
Digamos que você está em dúvida se deve investir mais em postagens de produtos ou de conteúdo. Com as métricas, você vai ver qual dessas opções geram mais resultados e pronto, já tem a resposta em mãos.
Se você tem loja virtual, o Google Analytics é o espaço gratuito onde terá essas informações.
Já no Facebook e Instagram, a ferramenta gratuita Facebook Insights te dá acesso a vários dados sobre o resultado da sua página.
Para as demais redes sociais, ferramentas como o Reportei, mLabs e Buffer podem te ajudar.
Com essas estratégias de marketing, você certamente perceberá mudanças no seu negócio.
Aplicando-as, a tendência é que mais pessoas conheçam o seu Negócio e, assim, o número de pedidos também aumentará.
Mas não adianta nada ter milhares de pedidos todos os dias se a estrutura básica do seu Ecommerce está falhando.
É por isso que montamos uma aula gratuita sobre como criar um negócio saudável.
Na aula, o Bruno de Oliveira, especialista no mercado de Ecommerce, dá o passo a passo para você preparar a sua empresa para o crescimento exponencial.
Confira a aula online e evolua o seu negócio também!
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