SEO para ecommerce: 3 estratégias para dominar os buscadores

Última atualização em 6 de novembro de 2020 por Maria Alice Medeiros

seo para ecommerce

Quando falamos sobre SEO para ecommerce, muitos empreendedores já começam a ficar entediados. Afinal de contas, isso vai demorar mais quanto tempo para começar a gerar lucro para o negócio?

Pois é, em matéria de Search Engine Optimization, os especialistas já entraram em consenso: os resultados não chegam do dia para a noite.

Por outro lado, se você estiver optando pelas estratégias erradas, eles não vão chegar nunca!

Sendo assim, resolvemos trazer hoje um conteúdo com 3 práticas que, quando executadas corretamente, vão garantir que o seu planejamento de SEO comece a gerar tráfego orgânico o mais rápido possível.

SEO para ecommerce

Está tentando fazer com que a sua loja virtual entre na dura competição com os grandes players? Talvez esta não seja a melhor opção.

Veja nossas dicas:

Trabalhe com nichos de mercado

Se o seu ecommerce conta com poucos recursos, não adianta querer “dar passos maiores que a perna”. Muitas vezes, o segredo está mais no “não fazer” que no “fazer”.

Tenha foco. Escolha um nicho de mercado, um pequeno segmento de pessoas que tenham um problema e desejam resolvê-lo.

Assim você diminui a concorrência e consegue, de forma muito mais rápida, tornar-se uma autoridade naquele mercado — aumentando seus acessos, sua audiência, seu engajamento e, consequentemente, tornando-se mais relevante aos olhos dos buscadores.

Pense no mobile

Em matéria de SEO, poucas coisas são mais importantes que ser responsivo — ou seja, ter um site que atenda a todas as necessidades dos usuários que acessam a internet via dispositivos móveis.

Segundo estudo realizado pela Ebit, nos primeiros 6 meses de 2016, 18,8% das compras feitas no ecommerce brasileiro foram provenientes de tablets e smartphones. E esse número só vai aumentar.

A internet já não dá mais espaço a empreendimentos relutantes à questão dos dispositivos móveis.

Aposte em bons conteúdos

Quantas vezes você já não ouviu por aí que “o conteúdo é rei”?

Pois é, no “novo marketing”, denominado Inbound, o conteúdo virou a moeda de troca entre empresa/consumidor.

As pessoas adoram uma boa história. Sendo assim, se você vende quadros e artigos de decoração, por exemplo, que tal criar um novo canal apenas para postar conteúdos interessantes sobre história da arte, dicas de decoração e qualquer outro assunto que possa interessar à sua persona?

Leia mais: Como definir a persona da sua loja virtual?

Fazendo isso, você ganha muitos pontos com o Google, que, por sua vez, tem um só objetivo: levar conteúdo relevante aos usuários.

seo para ecommerce

Quais das práticas acima de SEO para ecommerce você já aplica em seu negócio? Deixe um comentário abaixo, adoraríamos conhecer um pouco mais sobre a sua história!

Agora, que tal dar play no vídeo abaixo e assistir ao bate-papo de Bruno de Oliveira, um dos maiores especialistas do país em ecommerce, com Fábio Ricotta, um especialista em SEO e marketing digital?

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