Cadastro de Produtos Perfeito: como Criar um Anúncio Vendedor?

Última atualização em 6 de novembro de 2020 por Maria Alice Medeiros

Se o seu objetivo é aumentar o tráfego de clientes e o faturamento da sua loja virtual, você chegou ao lugar certo! Neste texto, vamos falar sobre cadastro de produtos, uma etapa extremamente importante para a boa performance de vendas no Ecommerce. 

É por meio dos anúncios que o público conhece a marca e decide (ou não) pela compra do item. Por isso, dedicar a devida atenção ao cadastro é fundamental para o sucesso de qualquer loja na internet.

Continue a leitura para entender por que o cadastro de produtos é tão relevante e descubra como criar um anúncio de alta qualidade em apenas quatro passos!

cadastro de produtos

Por que investir na qualidade do cadastro de produto?

Vender é o ato de negociar com clientes, certo? 

No varejo físico esse processo de negociação é mais fácil porque o vendedor fica frente a frente com o consumidor. Já no comércio eletrônico, convencer alguém a adquirir um item é tarefa árdua. 

Por isso o cadastro de produto é tão importante: ele tem o papel de apresentar detalhes da mercadoria e, ao mesmo tempo, cativar o público.

Na prática, um cadastro otimizado melhora o posicionamento dos produtos nos buscadores e aumenta a taxa de conversão. Junto a isso, tende a estimular a fidelização dos clientes, que ganham confiança na marca.  

Entretanto, apenas 4% das lojas virtuais brasileiras oferecem uma boa experiência de compra no que diz respeito ao cadastro, conforme aponta a pesquisa E-commerce Quality Index (EQI) 2019. Ou seja, ainda há muito (muito mesmo!) espaço para melhoria no comércio eletrônico brasileiro. 

Foi pensando nisso que separamos 4 dicas infalíveis para você melhorar a qualidade dos cadastros da sua loja e, assim, se destacar da concorrência. Confira abaixo o passo a passo e alavanque as suas vendas online!

Como criar um anúncio vendedor em 4 passos

1. Use um título completo e objetivo

titulo dos produtos cadastrados

O passo inicial da pessoa que compra pela internet é digitar o nome do produto em uma barra de pesquisa, seja ela do Google ou de um site de vendas. A partir dos primeiros resultados, o consumidor decide então qual opção se adequa melhor à sua necessidade. 

Isso significa que o título influencia totalmente a decisão do cliente de clicar em determinado anúncio ou página. É por esse motivo que o título dos produtos deve ser otimizado para os motores de busca, uma técnica chamada SEO (Search Engine Optimization). 

Com base no SEO, o título do seu produto deve apresentar as principais informações buscadas pelo público, tais como nome do item, marca, modelo e cor, por exemplo. Assim, o consumidor saberá exatamente o que vai encontrar. 

Mais algumas recomendações são criar títulos que tenham entre 100 e 200 caracteres, não incluir caracteres especiais (@, $, #, ! etc.) e ter atenção aos erros gramaticais.

2. Escreva uma descrição detalhada e cativante

A descrição, por sua vez, é o espaço perfeito para você apresentar todas as características e vantagens do produto. Especifique os atributos técnicos e destaque os benefícios diretos e indiretos que a mercadoria pode gerar aos clientes. 

Outra estratégia interessante é ensinar o passo a passo de montagem e/ou uso. Tenha em mente que a descrição deve responder às possíveis dúvidas do público.

Além de clara e esclarecedora, a descrição precisa ser cativante, já que o objetivo é convencer o público a adquirir a mercadoria. Por isso, invista na criatividade e faça um texto dinâmico e de qualidade. Uma boa descrição deve ter, no mínimo, 300 palavras e, assim como o título, não pode conter erros gramaticais.

3. Use imagens de alta qualidade e, se possível, vídeos

Exemplo de anúncio com vídeo e imagens profissionais, elementos que aumentam a taxa de conversão.

A qualidade e a quantidade das imagens cadastradas têm grande influência na performance de vendas. Como no comércio eletrônico o cliente não tem contato prévio com o produto, as fotografias ficam responsáveis por garantir uma boa primeira impressão. Para você ter ideia, cerca de 88% dos clientes concordam que não comprariam um produto que não tenha pelo menos uma imagem (dados do estudo EQI 2019).

Sendo assim, recomendamos que lojistas tenham atenção com três pontos principais:

O primeiro deles é usar imagens de alta definição para melhorar a experiência dos clientes. Já o segundo é cadastrar três ou mais imagens, mostrando diferentes ângulos e aplicações do produto. Por fim, recomendamos o uso de vídeos, caso seja possível, já que esse tipo de mídia aumenta ainda mais as taxas de conversão.

4. Faça a categorização adequada do produto

A última recomendação da lista é ter cuidado ao fazer a categorização das mercadorias. Ao incluir o produto na categoria adequada, você otimiza a jornada de busca do cliente. 

Por outro lado, fazer a categorização incorreta prejudica fortemente as vendas, já que o público não conseguirá encontrar o que procura com facilidade. 

Dica extra: tente incluir o produto em mais de uma categoria, de modo a aumentar ainda mais a visibilidade do item. Um smartphone, por exemplo, pode ser agrupado nas categorias Celulares, Telefonia, Eletrônicos e até Informática.

Capriche no cadastro de produtos e alavanque as vendas!

Apesar de ser extremamente relevante para o desempenho das vendas, o cadastro de produtos ainda é negligenciado por muitos lojistas. Não à toa, é comum encontrarmos no Ecommerce títulos confusos, descrições superficiais e imagens de baixa qualidade. 

Por essa razão, investir em cadastros de qualidade é uma estratégia que fará a sua loja se diferenciar dos concorrentes e ganhar visibilidade online. E o melhor: sem gastar nada. Use as dicas deste post como ponto de partida para otimizar a criação de anúncios e veja a performance da sua loja virtual melhorar significativamente!

Este artigo é exclusivo e foi escrito por Camilla de Oliveira, jornalista e produtora de conteúdo no Olist.

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