Mercado de Ecommerce

Por que as Varejistas Estão Atentas à Redução da Emissão de Carbono? Entenda!

A redução da emissão de carbono é um assunto que tem ganhado cada vez mais relevância entre as empresas do varejo como um todo, principalmente diante do crescimento exponencial do Ecommerce nos últimos meses…

Para você ter uma ideia, hoje o setor já representa 11,6% do varejo nacional, segundo pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm). Além disso,a estimativa é que o Ecommerce atinja marca US$ 910 bilhões mundialmente até o final de 2021 de acordo com a Adobe.

Dessa forma, o crescimento das vendas online, querendo ou não, tem gerado um maior impacto no meio ambiente, já que está ocorrendo um aumento considerável da demanda por entregas. Por esse motivo, cada vez mais companhias têm adotado medidas focadas na redução da emissão de carbono no meio ambiente.

Quer entender o assunto em mais detalhes? Acompanhe os tópicos a seguir…

(Imagem: Pexels)

Por que Empresas Estão Apostando em Medidas Para Redução da Emissão de Carbono

Segundo dados do Sistema de Estimativas de Emissões de Gases de Efeito Estufa (SEEG), o Brasil teve um aumento de 9,5% nas emissões de gases poluentes em 2020. Ou seja, ano em que a pandemia teve um forte efeito no gosto dos consumidores, que passaram a comprar mais online e, por sua vez, receber os itens em casa.

Diante disso, não teve muito como fugir: a redução da emissão de carbono passou a fazer parte das pautas abordadas por empresas de diversos setores. Principalmente porque, as companhias que demonstram interesse em questões que envolvem a redução da emissão de carbono e acabam ganhando ainda mais vantagem competitiva e conquistam a preferência de muitos consumidores…  

Prova disso é um estudo realizado pela Union + Webster, agência de pesquisa norte-americana, que apontou que 87% da população brasileira prefere comprar produtos e serviços de empresas sustentáveis. E 70% dos entrevistados disse que não se importa em pagar um pouco mais por isso.

Além disso, a pesquisa aponta que as instituições que adotam práticas mais favoráveis ao meio ambiente são mais bem vistas por funcionários e fornecedores, que passam a valorizar cada vez mais o espaço de trabalho. Assim como os clientes, que enxergam essas marcas com mais credibilidade…

Nesse sentido, grandes companhias pelo Brasil e pelo mundo vêm demonstrando real preocupação com os efeitos climáticos. E, consequentemente, também apostando em medidas mais sustentáveis para redução da emissão de carbono na atmosfera…

Empresas que Promovem Ações Para Redução da Emissão de Carbono

Americanas S.A.

A Americanas S.A., resultado da fusão entre a B2W e as Lojas Americanas, está cada vez mais focada em iniciativas para redução da emissão de carbono. A empresa dona das marcas Americanas.com, Submarino e Shoptime tem investido em ações voltadas para proteger o ecossistema e promover uma maior sustentabilidade em suas atividades.

Em maio deste ano, a empresa foi a primeira varejista brasileira a adotar o uso de caminhões movidos biometano e GNV. A implementação de veículos movidos a gás natural é uma das medidas fundamentais para redução da emissão de carbono no meio ambiente.

Além disso, em julho, a Americanas expandiu sua malha logística com carros elétricos. Tal medida faz parte da iniciativa da companhia em promover ações mais sustentáveis e eliminar as emissões de CO² de toda a empresa até 2025.

Vale lembrar ainda que a companhia tem um plano de ESG (Environmental, social and corporate governance), sigla que em português significa Ambiental, Social e Governança, com foco em amenizar as consequências das mudanças climáticas

Ou seja, não há como negar que a Americanas S.A deixa explícita sua preocupação com questões ambientais e, principalmente, com a redução da emissão de carbono na atmosfera, certo?  

Via

A Via é mais uma empresa que está promovendo medidas sustentáveis para redução da emissão de carbono. A antiga Via Varejo, detentora de marcas como Casas Bahia, Extra.com e Ponto, apostou recentemente na adoção de veículos elétricos para realização de entregas em seus marketplaces…

Com isso, o foco principal da empresa é a redução da emissão de carbono até 2025, além de fazer com que processos de logística dos marketplaces fiquem cada vez mais sustentáveis.

Vale mencionar ainda que hoje a companhia já conta com um programa de economia circular. Isto é, modelo econômico baseado na redução, reutilização, recuperação e reciclagem de materiais e energia.

Mercado Livre

A companhia mais valiosa da América Latina não deixa desejar quando o assunto é redução da emissão de carbono. Assim como as principais varejistas do país, Mercado Livre também deseja utilizar cada vez mais veículos que causem menos impacto ao meio ambiente…

Para você ter uma ideia, a empresa anunciou em dezembro de 2020 a inserção de carros elétricos para realização de entregas, a fim de diminuir o impacto ambiental causado pelo crescimento do Ecommerce nos últimos meses e fortalecer sua logística de entregas… 

Além disso, o Mercado Livre implementou uma frota com caminhões movidos gás. Medida que, assim como a adotada pela Americanas S.A, é crucial para a redução da emissão de carbono no meio ambiente. 

Entretanto, mesmo com diversas excelentes iniciativas, ainda existem alguns desafios encontrados por empresas para a redução da emissão de carbono…

Desafios Para a Redução da Emissão de Carbono Pelas Empresas

A redução da emissão de carbono por empresas está sujeita a uma série de obstáculos que são específicos para cada companhia. As questões vão desde a necessidade de desenvolvimento de novas tecnologias a grandes investimentos financeiros

Nesse sentido, os planos para a redução da emissão de carbono das companhias são, quase sempre, a longo prazo. Principalmente porque existem adversidades complexas a serem superadas, como a mudanças nos processos produtivos.

Um exemplo é o plano da Amazon. Basicamente, a varejista deseja zerar a emissão de carbono até 2040. Só que, para que isso aconteça, será necessário um amplo planejamento e investimentos milionários. Para realizar o projeto, hoje a empresa também conta com veículos elétricos em sua malha logística, por exemplo.

Diante disso, fica claro que, mesmo diante de desafios, as grandes companhias que atuam no Ecommerce não poupam esforços na implementação de ações eficientes voltadas para a redução da emissão de carbono. Principalmente porque a preocupação com questões ambientais é uma forte tendência para os próximos anos do setor

Busca Por Sustentabilidade é Uma Tendência Para o Futuro do Ecommerce

Não há como negar: cada vez mais varejistas buscam iniciativas sustentáveis para o cotidiano de suas atividades…

Nesse sentido, as medidas não estão focadas apenas na redução da emissão de carbono em si, mas em outras iniciativas com pegada ecologicamente correta. Um bom exemplo disso é a Renner, que, recentemente, investiu em uma loja circular com o objetivo de gerar um impacto ambiental positivo.

Além disso, desde 2014, a empresa neutralizou 100% das emissões de CO2 e aumentou o consumo de energia de fontes renováveis de baixo impacto. Ações como essa melhoram a maneira como a marca é vista por clientes no mercado e, sem dúvidas, favorecem a performance da empresa.

Dessa forma, a preocupação com a redução da emissão de carbono, assim como com outras iniciativas sustentáveis, não vão deixar de ser pauta importante dentro das empresas nem tão cedo…

Hoje, com o crescimento expressivo do Ecommerce, além do prognóstico de crescimento para o setor nos próximos anos, espera-se realmente que as companhias do varejo não ignorem essa temática. 

O assunto, inclusive, não se aplica apenas às grandes varejistas. Pelo contrário, as pequenas e médias empresas muitas vezes também podem contribuir nesse sentido. E as ações seriam inúmeras… 

Desde adoção de embalagens sustentáveis, redução do uso de papéis e plásticos no dia a dia de trabalho, até mesmo a escolha por uma logística mais sustentável. No caso de transportadoras, por exemplo, trabalhar com aquelas que estejam atentas a medidas para a redução da emissão de carbono. 

Em todo esse contexto, o importante é avaliar o quanto o setor tem crescido, claro, e o que fazer deixar a própria atuação no mercado mais consciente e dentro das diretrizes mais sustentáveis. 


Leia Também: Pesquisa Aponta as Principais Tendências do Ecommerce Para 2022

Ana Júlia Parreira

Estudante de Jornalismo e Redatora Estagiária do Ecommerce de Sucesso.

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Ana Júlia Parreira

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