Por que a Renner Investiu na Abertura de um Centro de Distribuição? Entenda!

Última atualização em 11 de outubro de 2021 por Felipe Vannucci

A Renner concluiu recentemente a construção de um novo centro de distribuição, localizado na cidade de Cabreúva no estado de São Paulo. Segundo a varejista, o espaço contou com investimento de R$ 1,2 bilhão e começa a funcionar em 2022.

Ao contrário dos demais espaços logísticos da Renner, o novo foi construído com o propósito de acelerar ainda mais as vendas online. Entenda mais sobre a iniciativa da companhia do setor de moda nos próximos tópicos…

renner
(Imagem: Fabio Pedro/Renner/Divulgação)

Lojas Renner Investiu Mais de R$ 700 Milhões por Conta Própria

A aposta da Renner para o novo centro de distribuição foi feita de duas formas. A varejista investiu R$ 750 milhões do próprio cofre e R$ 520 milhões de um aporte da gestora de fundos de investimentos do Banco Itaú Kinea Investimentos.

Da quantia investida, R$ 453 milhões serão aplicados em tecnologia na aquisição de 321 robôs para gerenciar o armazenamento de caixas e roupas. 

Segundo Fabio Faccio, presidente da Renner, o novo centro de distribuição já está com uma tecnologia de ponta instalada para acelerar as vendas do marketplace:

A expectativa é impulsionar as vendas online. O novo CD foi projetado alinhado à nossa estratégia omnichannel (venda por diversos canais) e, por isso, já conta com a tecnologia mais atual para otimizar tanto o abastecimento das lojas quanto a entrega na casa dos clientes,” afirma o executivo.

Além disso, as Lojas Renner ainda têm planos de disponibilizar o serviço de entrega em até dois dias aos vendedores parceiros. Até então, 60% das vendas das Lojas Renner já acontecem dentro desse prazo. 

Por fim, Pedro Pereira, diretor de suprimentos da Renner, afirma que o novo centro de distribuição vai suportar o crescimento da varejista de moda até 2035. E também reduzir à metade o tempo de abastecimento das lojas no Brasil.

Vale destacar que até o final do 2º trimestre deste ano, a Renner tinha apenas 50 vendedores no marketplace. Isto é, uma quantidade inferior aos 120 sellers da Camicado, empresa do setor de Casa e Decoração, que faz parte do grupo Renner, e da sua concorrente direta, C&A, com 440. 

Diante disso, é importante compreender as recentes ações da Lojas Renner para analisar se o investimento bilionário em logística vai ajudar a impulsionar os números do marketplace…

Lojas Renner Aproveita Alta do Ecommerce no País 

O fato da Renner ter apostado mais de R$ 1 bilhão enfatiza sua determinação em aumentar as vendas online, o que pode acontecer considerando os recentes estudos sobre o mercado de Ecommerce em geral…

A pesquisa recente Me Envia feita pela plataforma de logística Melhor Envio aponta que os produtos da categoria de Moda foram os que mais venderam durante a pandemia. Em números, foram 1,8 bilhões de itens vendidos de janeiro a novembro de 2020.

Além disso, o Ecommerce atingiu um patamar histórico no 1º semestre de 2021, segundo o relatório Webshoppers 44. O faturamento registrado foi de R$ 53,4 bilhões em comparação aos R$ 40,8 bilhões atingido no semestre anterior. Ou seja, o contexto é totalmente propício para a Renner investir no crescimento das suas operações online…

Na verdade, a Renner já está fazendo isso há algum tempo. Somente nos últimos meses, a varejista lançou loja virtual com a Fortnite e ainda comprou a startup de roupas usadas Repassa.

Assim, em meio a todas essas ações e com a abertura no novo centro de distribuição, a Renner aumenta ainda mais as suas chances de disparar as operações do marketplace…

E isso é relevante não só por causa do crescimento exponencial do Ecommerce, mas também para deixar para trás de vez o recente ciberataque sofrido em sua plataforma. Na ocasião, o site ficou mais de 24h fora do ar. Algo problemático para quem quer elevar as vendas online, mas que, felizmente, foi devidamente resolvido.

RECEBA CONTEÚDO EXCLUSIVO NO SEU EMAIL (GRÁTIS)

Inscreva-se gratuitamente e receba as Principais Notícias do Mercado no seu e-mail toda semana!

Mais Lidas

Confira outros conteúdos:

Artboard 2 copy 2

O Ecommerce de Sucesso é um portal de informações sobre o Mercado de Ecommerce. Aqui são abordadas notícias e informações sobre os assuntos Economia, Marketing, Comércio Eletrônico, Varejo, Negócios, Mercados, Política e Tecnologia. Conteúdo independente interpretado com a visão dos nossos especialistas.

ECOMMERCE DE SUCESSO © 2020.