O Drop Off é um tema recorrente nas operações logísticas das varejistas que vendem pela internet no Brasil. Com tantos investimentos para tornar o processo de entrega mais veloz, as companhias estão apostando fortemente nesta modalidade que visa reduzir o prazo para o comprador receber seu pedido.
Tudo isso tem sido importante principalmente porque, de acordo com uma recente pesquisa feita pela NielsenIQ, os consumidores afirmam que estão tornando a velocidade de entrega a principal prioridade quando fazem compras online. Logo, o contexto é o ideal para as empresas disponibilizarem aos lojistas esse serviço que tem tudo para estar ainda mais presente no cenário nacional nos próximos anos…
O Drop Off é uma modalidade de entrega em que os vendedores depositam a mercadoria vendida online em um ponto de coleta para o próprio cliente buscar o item. Geralmente está atrelado a marketplaces que oferecem o recurso, como Magazine Luiza e Via.
Na prática, o serviço não requer que os Correios ou as transportadoras façam a retirada do produto, o que tende a acrescentar um pouco mais de tempo ao processo de entrega. Assim, os lojistas economizam tempo e, ao mesmo tempo, aproveitam para vender e enviar mais itens mais rapidamente.
Lembrando que, quando o comprador faz um pedido pela internet, o vendedor precisa deixar os itens vendidos no local determinado previamente, que também pode ser em uma loja física local ou lockers, conhecidos como armários inteligentes.
Ou seja, um serviço que contempla agilidade e praticidade para o dia a dia das empresas que vendem no Ecommerce. Mas não só isso…
Devido à redução no custo do frete, os consumidores são automaticamente atraídos por essa modalidade de entrega mais econômica. Algo crucial para os empreendedores ficarem atentos na hora de aumentar as vendas…
O prazo de entrega mais curto também é algo que favorece os lojistas, que podem vender mais em menos tempo e ganhar destaque nos marketplaces. Afinal, é comum que os compradores estejam interessados em receber os produtos comprados online o mais rápido possível.
No caso da Via, todos os itens entregues por meio desse recurso são exibidos com ‘Entrega Feita por Casas Bahia, Ponto ou Extra.com.br’. Fator que deixa alguns consumidores mais seguros para comprar na plataforma, sabendo que há menos chances de problemas no envio.
Além disso, não há como negar que hoje as empresas estão mais atentas à redução da emissão de gases poluentes na atmosfera. Ou seja, ao optar por utilizar o Drop Off, os vendedores também colaboram com a redução de veículos emissores desses gases e atuam com uma pegada sustentável para proteger o meio ambiente.
Apesar do Drop Off ser uma solução acessível e econômica, o recurso ainda está em expansão no Brasil. Porém, é válido ter em mente que algumas grandes companhias já disponibilizam o recurso para lojistas…
No 2º trimestre de 2021, o Magazine Luiza anunciou o Agência Magalu, com o objetivo de fornecer Drop Off nas lojas físicas da varejista. Já no 3º trimestre, a companhia habilitou 250 unidades como pontos de coleta e de retirada e já contabiliza 3 mil vendedores parceiros utilizando o serviço.
No caso da Via, os pontos de Drop Off são disponibilizados em lojas selecionadas para itens dos sellers do marketplace desde o 2º trimestre de 2021. Já em setembro de 2021, a dona das Casas Bahia contabilizou 100 unidades físicas com a solução.
Outra varejista que acredita no potencial do Drop Off é a Americanas. No balanço do 3º trimestre, a companhia afirmou que pretende atingir a meta de 800 pontos da Agência Americanas Entrega, especializada na modalidade, até o final de 2021.
Desde setembro de 2020, a companhia conta com pontos de Drop Off para os vendedores parceiros depositarem os produtos. Nesse caso, o Mercado Livre recolhe a mercadoria e realiza a entrega de última milha ao consumidor a partir do depósito feito pelo empreendedor.
Diante da expansão do Drop Off entre os principais players que operam no país, vale a pena entender o que está por trás dessa solução que chama a atenção do mercado no geral…
Um dos diferenciais do Drop Off é o fato de a solução ser uma combinação do ambiente digital e físico, também conhecida como Phygital. Esse é um termo que está em alta e diversas varejistas acreditam no potencial que a união de ambos os espaços podem trazer para o seu negócio…
Nesse contexto, os empreendedores lidam com uma outra estratégia que tem sido aplicada pelas companhias que acreditam no poder da digitalização dos serviços: o omnichannel. Ser uma empresa multicanal é quase indispensável para quem busca atender aos novos hábitos dos consumidores…
A tecnologia da integração de canais é bastante utilizada por empresas como C&A, Via e Magazine Luiza para aprimorar a experiência do cliente e, ao mesmo tempo, fidelizá-los de maneira mais precisa. Assim, conduzindo os compradores a um relacionamento mais duradouro e de confiança. Isto é, um propósito de grande importância para conquistar novas vendas e alavancar o faturamento do empreendimento com iniciativas rentáveis…
Embora o omnichannel seja um conjunto de táticas que está em destaque desde 2020, a estratégia é considerada uma das tendências do Ecommerce para 2022. Por isso, os empresários devem ficar atentos às novidades de integração e conteúdo relacionadas à multicanalidade que podem surgir nos próximos anos.
Diante disso, ao oferecer o serviço de Drop Off, as varejistas investem em uma inovação com perspectiva de crescimento. Para você ter uma ideia, 68% dos consumidores disseram que uma entrega rápida seria um motivo para fazer uma compra online, segundo dados da pesquisa Digital Commerce 360 2021 da empresa de análise de mercado Bizrate Insights…
Sendo assim, o Drop Off, que tem fortes chances de garantir uma entrega rápida, pode ser vista como uma opção para os empreendedores venderem ainda mais. Logo, é provável que cada vez mais grandes nomes do varejo nacional invistam nesse sentido. E, em paralelo a isso, colaborem com a expansão de um recurso com benefícios alinhados aos desejos dos consumidores modernos.
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