Estou começando

Gestão Financeira Para Ecommerce: Você Sabe Tudo o que Precisa?

Gestão Financeira é um tema recorrente na rotina de quem atua no Ecommerce. E isso não é à toa… É por meio da gestão financeira que é possível manter os gastos de forma equilibrada e a empresa sempre crescendo. 

Existem diversos fatores que influenciam o setor financeiro de um negócio: produtos disponíveis, eficiência no envio de encomendas, emissão de comprovantes e notas fiscais, relação com fornecedores e por aí vai…

E não tem como ignorar: tudo isso PRECISA ser acompanhado de perto pelos gestores para manter uma boa organização e controle das finanças.

Mas, afinal de contas, o que é e como realizar uma gestão financeira eficiente de um Ecommerce? É o que vamos mostrar ao longo deste artigo. Dá só uma olhada nos próximos tópicos…

(Imagem: Freepik)

O que é Gestão Financeira?

A gestão financeira engloba um conjunto de iniciativas ligadas aos recursos econômicos de uma empresa. Ou seja, abrange o planejamento, o controle e a análise das atividades financeiras de um negócio.

É por meio destas etapas que dá para saber a quantidade exata de dinheiro que entra e saí, além da administração de custos, pagamento de colaboradores, gerenciamento de estoque etc. 

Na prática, é o processo que permite que o gestor acompanhe de perto o fluxo de caixa da empresa, conseguindo planejar as despesas e estruturando novas estratégias, como qual produto direcionar mais verba para divulgação na loja virtual, por exemplo. 

Assim, ao saber o que é gestão financeira, há um outro ponto crucial a ser compreendido: a sua relevância para as empresas de Ecommerce… 

Qual a Importância da Gestão Financeira Para os Negócios?

Não há muito como escapar: a gestão financeira empresarial é ESSENCIAL para o sucesso de uma empresa e PRECISA estar entre as prioridades dos gestores, assim como o gerenciamento de riscos, por exemplo… 

Leia Mais: Saiba Como Fazer Gestão de Riscos Para o seu Negócio

Basta refletir um pouco: você conhece algum negócio que cresceu ou se manteve em expansão sem a devida atenção aos recursos financeiros? Pois é…Certamente não. 

Para uma companhia crescer – independentemente do tipo de produto ou serviço que forneça -, é preciso que haja uma certificação de que os gastos estejam sendo realizados da maneira mais adequada possível…

Isto é, a boa gestão financeira faz com que os empresários entendam se a quantidade de dinheiro direcionada a um determinado setor da empresa está correta. Além de contribuir para fatores, como:

  • Aumento da receita;
  • Acompanhamento da folha de pagamento dos funcionários;
  • Disponibilização de comissões justas para as vendas realizadas;
  • Boa relação com fornecedores;
  • Atração de investidores;
  • E muito mais.

Resumindo?

A gestão financeira é importante, pois traz equilíbrio para a saúde financeira de uma empresa, algo extremamente importante hoje em dia. Principalmente em meio ao cenário de forte alta do Ecommerce nos últimos meses, em que lojistas estão conseguindo alavancar cada vez mais suas vendas no setor…

Contudo, não adianta apenas saber o que é e qual é a importância da gestão financeira e orçamentária de uma empresa. É preciso entender como fazê-la de maneira eficaz…

Como Implementar uma Boa Gestão Financeira

1. Separe as Contas (Empresarial e Pessoal)

A conta bancária do seu negócio não pode ser utilizada como se fosse a sua pessoal. Misturar as duas é um caminho fácil para você se perder nos gastos e acabar atingindo negativamente o fluxo de caixa e os lucros da empresa. 

Por isso, estabeleça um salário (ou pró-labore) para você, enquanto dono ou sócio do negócio, e defina a sua gestão financeira pessoal de forma separada. Acredite, ter um salário definido vai te ajudar a compreender melhor de onde o dinheiro está vindo e como organizar as despesas…

Leia Mais: Pró-labore Entre Sócios: Aprenda a Calcular

E uma dica importante: se você tem loja física e vai começar a atuar no Ecommerce (ou vice-versa), também tenha duas contas. É uma forma de o andamento de um não afetar o do outro. 

2. Faça um Planejamento Financeiro

Basicamente, o planejamento financeiro serve para definir quais serão os investimentos traçados para a empresa fazer durante um determinado período

Algo fundamental nesta etapa é definir metas palpáveis, desenhando estratégias para alcançá-las de forma realista…

Pense também nos KPIs (Key Performance Indicator ou Indicador-chave de Desempenho, em português) que serão utilizados para acompanhar os resultados das ações planejadas. Não adianta nada criar metas e não acompanhar se estão funcionando, certo?

São esses indicadores que vão permitir a análise de todos os processos e também vão ajudar nas tomadas de decisões. 

3. Automatize os Processos

Não tem jeito: a tecnologia é uma das maiores aliadas dos empreendedores do Ecommerce. E isso se justifica por inúmeras razões…

A principal delas é que a gestão financeira tem por objetivo o corte de gastos desnecessários, por exemplo. Assim, automatizando os processos, vai ser muito mais fácil compreender e lidar com questões referentes a pagamentos e recebimentos de dinheiro.

Um bom exemplo disso são as plataformas de pagamento, que possibilitam a automatização de todo o processo de cobrança de um cliente, emissão de notas fiscais etc.  

4. Monitore o Estoque do seu Negócio

Não ter uma noção da quantidade de produtos que estão estocados é uma falha grave. Por isso, a gestão de estoque é mais uma iniciativa para você adotar o mais rápido possível…

O monitoramento das mercadorias armazenadas deve existir para ajudar no equilíbrio das vendas. Isto é, você precisa saber quais itens têm maior saída para não deixar que eles faltem, os produtos que estão parados no estoque por algum motivo… 

Fora todas as questões sobre o armazenamento em si, a logística etc. 

E mais do que isso…

Quando o assunto é o gerenciamento de estoque e os efeitos disso no setor financeiro, vale a pena você também checar as condições de logística reversa do seu negócio. Afinal de contas, produtos que foram devolvidos por algum motivo também refletem gastos para a empresa… 

E como fazer o controle de estoque de forma prática? Uma boa opção é usar um sistema ERP. Há algumas boas opções no mercado, como Tiny ERP e Bling ERP, por exemplo. 

5. Controle o Fluxo de Caixa

Pense assim: sem caixa, nenhuma empresa cresce e os prejuízos só tendem a aparecer… 

Por isso, o controle do fluxo de caixa PRECISA acontecer. Nem que você o verifique de forma mais aprofundada apenas uma vez por semana…A gestão financeira e orçamentária do seu negócio depende diretamente do controle do fluxo de caixa. 

Na prática, esse processo nada mais é que o balanço entre as saídas e entradas de dinheiro de um negócio…

E, com um fluxo de caixa bem estruturado, você consegue manter uma constância financeira para continuar evoluindo nos negócios sempre. 

Sendo assim, fica claro o quanto a gestão financeira é importante para o crescimento consolidado e constante do negócio, certo?

O Foco é Ter uma Gestão de Finanças Eficiente

Como vimos, uma boa gestão financeira pode impactar diversos setores de uma empresa, é como se fosse o coração do negócio…

Por exemplo:

Se você quer verificar o orçamento disponível para campanhas de marketing digital, como descobrir isso? Por meio da gestão financeira! E o mesmo acontece em casos de aumento de salário para funcionários, viabilidade para vender um outro tipo de produto, possibilidade de fornecer frete grátis, definição se vai optar pelos serviços dos Correios ou de Transportadoras e por aí vai…

Dessa forma, independentemente de o seu negócio estar no início ou já ter algum tempo de funcionamento, não deixe de aplicar as ações para ter uma gestão de finanças eficiente

É isso o que vai garantir o bom desempenho das atividades do seu negócio no dia a dia, além do destaque necessário entre os concorrentes e, claro, da escalabilidade das vendas. 

Ou seja: o foco é o seu negócio estar no topo!

Gostou do artigo? Para não perder essas e outras dicas, inscreva-se AGORA MESMO em nossa newsletter e receba mais artigos como este! É só clicar no box abaixo

Maria Alice Medeiros

Maria Alice Medeiros é formada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo. Desde 2013 atua com produção de conteúdo em diversas áreas, como: Cultura, Direito, Empreendedorismo e Educação. Hoje, é Editora do Portal Ecommerce de Sucesso, e busca levar notícias e conteúdos diários para empreendedores, profissionais e investidores, sempre com uma perspectiva fundamentada e imparcial, apontando as implicações reais de cada nova informação dentro do mundo dos negócios.

Share
Published by
Maria Alice Medeiros

Recent Posts

Ecommerce na Prática Lança ‘Jornada Loja Virtual do Zero’

Quem trabalha ou apenas acompanha o mercado de e-commerce sabe que o cenário atual nunca…

1 ano ago

Lojistas de Shoppings Pedem Redução de Funcionamento Diante ao Avanço da Ômicron

A Associação Brasileira dos Lojistas Satélites (Ablos) anunciou recentemente que levará um pedido aos shoppings…

1 ano ago

Twitter Inicia Testes de Reação em Vídeo e Foto Para Tweets

O Twitter iniciou recentemente a fase de testes de uma nova função para a rede…

1 ano ago

França Multa Google e Facebook Por Gestão de Dados de Usuários

A Comissão Nacional de Tecnologia da Informação e Liberdade (CNIL) da França multou recentemente o…

1 ano ago

Nubank Adere ao Pacto Global da ONU

A plataforma digital de serviços financeiros Nubank recentemente se tornou membro da Rede Brasil do…

1 ano ago

Uber Eats Encerra Entregas de Restaurantes no Brasil

A Uber anunciou nesta quinta-feira (6) o encerramento das entregas de restaurantes pelo aplicativo Uber…

1 ano ago