Montar uma floricultura online pode ser uma excelente ideia para quem deseja empreender. O mercado está em constante crescimento e o custo inicial para começar um negócio de flores é bastante baixo…
Se você ainda está decidindo sobre qual produto vender, o Ecommerce baseado em flores, sementes e até plantas está ganhando demanda no mercado.
Segundo o Instituto Brasileiro de Floricultura (Ibraflor), o mercado de flores cresceu 10% em 2020 na comparação anual, o que totalizou uma receita de R$9,6 bilhões…
Muito desse crescimento está relacionado aos avanços tecnológicos e à popularização das vendas pela internet. Hoje, é mais fácil e muito mais barato encontrar bons fornecedores de flores, o que torna o preço final dos produtos mais atrativos para os clientes…
Se fazer parte de um mercado que movimenta R$ 9,6 bilhões ainda não te convence a abrir sua floricultura online, confira outras vantagens do segmento:
Quando pensamos no mercado da floricultura, é muito comum que imaginemos estruturas arcaicas, com processos que pouco evoluíram nas últimas décadas.
Muitos empreendedores que atuam no segmento com lojas físicas sofrem, diariamente, com questões como gerenciamento de estoque e dificuldades com os custos fixos do negócio.
Entretanto, muitas dessas dores não são sentidas quando a empresa opera na internet…
Em uma floricultura física, não existe possibilidade de se abrir mão do estoque, pois ele é crucial para questões de vitrine e vendas…
Já no comércio eletrônico, isso não acontece. Aliás, é bastante comum que lojas virtuais de flores trabalhem em parceria com fornecedores ou prestadores de serviço.
A vitrine é feita simplesmente por meio de fotos, o que ajuda o Ecommerce de uma forma bastante interessante: ao mesmo tempo em que eles diminuem seus custos fixos, ainda conseguem oferecer maior variedade de produtos.
Além disso, quem está no comando de uma floricultura física precisa ainda manter-se atento ao equilíbrio nos custos fixos…
Por tratar-se de um produto frágil e perecível, é necessário tomar precauções para que o ambiente esteja sempre climatizado.
No caso de uma floricultura online, é possível reduzir esses custos, uma vez que a logística, o armazenamento e os gastos com manutenção podem ser todos terceirizados
Se você realmente decidir por não ter estoque e logística próprios, é fundamental que encontre bons fornecedores. Seja em floricultura ou qualquer segmento do Ecommerce, entregar produtos de qualidade é a melhor forma de alcançar o sucesso.
Se o que você quer é montar uma floricultura online, vamos a algumas dicas que podem se tornar os grandes diferenciais do seu negócio:
Há muitos tipos de flores e plantas. Você não pode querer vender tudo para todo mundo. Especialmente porque, nesse caso, você acabaria tendo que concorrer com varejistas gigantes, que já vendem todo tipo de flor na internet.
Existem diversos micro nichos que podem ser abordados, garantindo uma especialização e maior facilidade de criar seu mercado. Alguns exemplos de lojas segmentadas são:
No ramo da floricultura online, há algumas funcionalidades e opções técnicas que podem tornar sua loja virtual ainda mais lucrativa. Duas das mais importantes são:
Um Ecommerce de flores não precisa vender apenas flores. Ou seja, o seu negócio pode também ser conhecido como uma floricultura que vende buquês, rosas, plantas e arranjos…
Além desses, há muitos outros produtos que podem agregar valor e aumentar o tíquete médio da sua empresa.
Se a sua ideia de vendas é focar em datas comemorativas, outros produtos possíveis são vinhos, bombons, bichos de pelúcia etc.
Caso o foco seja em paisagismo e decoração, produtos para manutenção, terra, adubo e qualquer outro item para cuidar e manter um jardim florido.
Uma floricultura online precisa de imagens incríveis. O apelo das flores é extremamente visual. Você precisa focar nas fotos e conteúdo audiovisual…
Além das fotos, um Ecommerce focado em flores também deve apostar em conteúdo que engaje e agregue valor para o público. Uma boa ideia é ter um blog e postar nas redes sociais os cuidados necessários para manter as flores em bom estado ou até mesmo ensinar a cultivar os mais diversos tipos de plantas. Mas vamos falar mais sobre esses canais adiante…
Independentemente do segmento do seu negócio, estar atento às tendências do Ecommerce é totalmente indispensável para ter sucesso online. E, uma das principais iniciativas nesse sentido são as promoções como estratégia para o empreendedor vender mais em menos tempo…
Não importa se o seu negócio é uma floricultura que vende apenas flores ou tem um catálogo extenso. É possível implementar promoções como cupom de desconto, cashback e ofertas especiais aos consumidores, como os preços atrativos na primeira compra…
Já que são tantas opções, cabe ao proprietário da floricultura online decidir a opção mais conveniente ao seu negócio. Porém, fato é que os consumidores vão se sentir atraídos quando ofertas estiverem à disposição…
As redes sociais jamais devem passar despercebidas no que diz respeito à divulgação de lojas virtuais. Afinal, o empreendedor precisa encontrar os clientes justamente onde eles estão…
O ideal é ter um perfil corporativo para o seu negócio nas mídias sociais mais utilizadas pelos usuários, como Instagram e Facebook.
E, claro, mantê-las atualizadas regularmente com conteúdo relevante para atrair novos clientes para a página virtual da sua floricultura online…
Assim, você aumenta a visibilidade do seu empreendimento graças à alta quantidade de usuários ativos nas plataformas. No fim das contas, o seu negócio passa a ser uma floricultura que vende de verdade!
Não adianta começar ou migrar para o ambiente digital e esperar que as vendas caiam no céu…
Tenha uma floricultura que vende e MUITO no Ecommerce!
Não desanime nos primeiros obstáculos, enxergue-os como uma oportunidade de crescimento para o seu negócio…
Lembre-se de seguir todas as dicas sobre como montar uma floricultura online.Por exemplo, investindo em um estoque diversificado, divulgando seu empreendimento virtual e aproveitando os picos de venda em datas importantes para o varejo em geral…
O importante é jamais desistir e sempre acreditar no potencial de crescimento do seu negócio. Somente assim, será possível ter uma floricultura que vende e lucra ALTO no online, não somente nas datas comemorativas, mas em todo o ano.
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