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Divulgação de Loja Virtual: o que Você Não Pode Deixar de Fazer

A divulgação de loja virtual pode ser uma das maiores dificuldades encontradas por quem empreende no Ecommerce. Porém, saiba que diante da grande competitividade no mercado hoje, focar em estratégias para divulgação de um negócio digital é crucial para o crescimento, sucesso e concretização da marca.

Até porque, não adianta você ter boas ideias, oferecer os melhores produtos do mercado a preços estratégicos e o melhor atendimento, se não investir na divulgação de loja virtual, não é mesmo?

Nesse sentido, existem muitos canais para divulgação de loja virtual e cada um deles possui um propósito e um tipo de público. Por isso, é preciso criar estratégias diferentes para cada uma dessas plataformas.

Se você deseja entender melhor sobre o assunto, assim como saber mais detalhes sobre divulgação de loja virtual, continue a leitura do artigo e confira as melhores dicas…

(Imagem: Pexels)

Principais Plataformas Para Divulgação de Loja Virtual

Redes Sociais

As redes sociais são indispensáveis quando o assunto é divulgação de loja virtual. Justamente porque essas plataformas acumulam milhões de usuários circulando por elas todos os dias

Um levantamento da We Are Social, agência de marketing digital especializada em mídias sociais, mostra que 58% da população brasileira acessa as redes sociais pelo menos uma vez por mês

Então, não importa se você está começando a empreender no Ecommerce ou se já possui uma empresa de sucesso, as redes sociais cumprem um importante papel para divulgação da loja virtual, além do aumento do fluxo de visitantes para sua página.

Entre as redes sociais mais utilizadas no Brasil, temos: 

  • Instagram;
  • TikTok;
  • Facebook;
  • Twitter;

Além disso, saiba que as redes sociais são ótimos espaços para a realização de compras. Para você ter uma ideia, uma pesquisa feita pela All iN | Social Miner, em parceria com Etus e a Opinion Box, afirma que 74% dos brasileiros usam as redes sociais para comprar.

Marketplaces

Os marketplaces desempenham um papel importante para divulgação de loja virtual. Principalmente porque esses espaços, ou shoppings virtuais, como também são conhecidos, contam com um enorme fluxo de pessoas todos os dias…

Ou seja, eles possuem uma forte audiência. Existe um alto número de pessoas dentro desses canais em busca de opções de lojas e produtos.

Por isso, investir na divulgação de loja virtual em marketplaces ajuda esses clientes a encontrarem com mais facilidade os produtos que você oferece, assim como a tornar o seu negócio mais conhecido nessas plataformas.

E mais do que isso, é esperado um crescimento de mais de 500% da publicidade em marketplaces até 2023. Fator que apenas comprova como esses shoppings virtuais são interessantes quando o assunto é divulgação de loja virtual.

Whatsapp

Se você pensa que o Whatsapp é apenas um aplicativo voltado para troca de mensagens, saiba que a plataforma também é uma ótima ferramenta para divulgação de loja virtual…

Esse aplicativo é uma possibilidade para divulgar de maneira rápida e personalizada todas as novidades do seu negócio online. Para isso, basta criar uma lista de transmissão com clientes, de modo que você possa compartilhar ofertas, promoções e divulgar seus produtos ou serviços.

Além disso, o Whatsapp é promissor não apenas para divulgação de lojas virtuais, mas também para as vendas e atendimento aos clientes…

Um levantamento da Loja Integrada, plataforma voltada para criação de lojas virtuais, mostra que quase 80% dos pequenos e médios empreendedores usam o aplicativo como canal direto de vendas e 68% dos entrevistados afirmam utilizar a plataforma como principal ferramenta para atendimento ao cliente.

Google

Independente do segmento do seu negócio, estar no Google é importante para divulgação de loja virtual. Nesse caso, o Google ADS pode ser um bom aliado. Isto é, a plataforma de anúncios do Google, na qual empreendedores podem pagar para ganhar destaque na internet.  

Outra maneira de fazer a divulgação de loja virtual é por meio de técnicas de SEO. Essas técnicas nada mais são que ferramentas valiosas que tem o objetivo de  posicionar seu negócio na primeira página do Google e atrair cada vez mais a atenção das pessoas para a sua loja virtual.

Basicamente, essas ferramentas otimizam a página da sua loja, para posicioná-la entre os primeiros resultados de busca do Google, aumentando, assim, o tráfego do seu site.

Youtube

O Youtube é uma plataforma de compartilhamento de vídeos que desempenha um papel muito importante quando o assunto é divulgação de loja virtual…

Isso porque milhões de pessoas por todo o país acessam o site todos os dias. Logo, não ignore o poder do Youtube para divulgação de loja virtual. 

Nesse sentido, crie um canal na plataforma para lançar promoções, mostrar as características de seus produtos, dar dicas, esclarecer possíveis dúvidas dos consumidores, e, claro, fazer vendas. Dessa forma, você estará divulgando seu negócio e gerando engajamento para sua loja virtual.

Uma dica de ouro para isso é investir em vídeo marketing, uma estratégia que vem crescendo nos últimos meses e é usada para aumentar conversão. Para você ter uma ideia, dados do Viver de Blog mostram que 52% dos consumidores dizem que vídeos de produtos os ajudam a tomar decisões na hora de comprar

Agora que você já conhece as principais plataformas para divulgação de loja virtual, é necessário estar atento às estratégias para aplicar nesses canais…

Dicas Para Divulgação de Lojas Virtuais

Invista em Tráfego

Investir em tráfego, seja pago ou orgânico, é o que vai ser crucial para divulgação de loja virtual. Porém, é comum ter dúvidas entre esses dois tipos de tráfego…

A diferença entre o tráfego pago e o tráfego orgânico é que o tráfego pago consiste em levar visitantes até a loja virtual ou demais canais do seu negócio por meio de anúncios pagos. Já o tráfego orgânico não possui nenhum custo direto e os visitantes chegam até a sua página de maneira natural, através de um conteúdo que os atraiu. 

Então, se você busca aprimorar a divulgação da loja virtual, conte com o tráfego para impulsionar seus resultados. Para isso, basta conhecer melhor esses dois tipos e, claro, realizar testes para descobrir qual funciona melhor para o seu negócio.

Utilize Estratégias de Marketing Digital

Como você já deve saber, as estratégias de marketing digital andam lado a lado com o Ecommerce. Além disso, é quase impossível pensar em divulgação de loja virtual sem mencionar tais estratégias, pois são elas que ajudam os negócios a manter uma boa presença no mercado. 

O marketing de conteúdo é uma dessas estratégias. Essa técnica consiste na atração de clientes por meio da criação de conteúdo relevante, que os desperte interesse. 

Além disso, também vale mencionar o marketing de influência. Outra estratégia do marketing digital muito eficaz para divulgação de loja virtual. Basicamente, o marketing de influência consiste em praticar ações com indivíduos que exercem influência sobre públicos engajados, esses indivíduos são chamados de influenciadores digitais ou influencers.

Não Ignore E-mail Marketing

De acordo com um estudo realizado pelo E-commerce Brasil, o e-mail marketing é uma das estratégias que geram maior taxa de conversão na internet. 

Caso você não saiba, esta técnica é uma estratégia de marketing digital que foca em interferir na decisão de compra do consumidor, mas pode ser também uma boa forma para divulgação de loja virtual.

A partir de uma lista de e-mails, é possível manter uma proximidade maior com o cliente, saber quais são seus gostos e hábitos de consumo para trabalhar campanhas com benefícios e ofertas exclusivas. 

Dessa forma, não há como negar que o  e-mail marketing é uma excelente ferramenta para aproximar, atrair e fidelizar clientes, além de gerar tráfego.

Afinal, Como Obter Sucesso na Divulgação de Loja Virtual?

A partir do que foi apresentado neste artigo, realizar divulgação de loja virtual será uma tarefa mais fácil no seu negócio. Contudo, é interessante estar atento aos resultados a fim de não cometer erros ou desperdiçar tempo e investimentos.

Nesse sentido, escolher as plataformas, assim como as estratégias utilizadas é crucial para divulgação de loja virtual. Realize testes e tenha constância nas tentativas. 

Lembre-se, o que pode funcionar para um negócio, pode não funcionar para o seu. Logo, considere utilizar mais de uma plataforma ou técnica para otimizar seus processos.

E mais do que isso…

É indispensável acompanhar as métricas e os resultados da divulgação. Use ferramentas de automação para otimizar o seu trabalho. Ou seja, softwares que organizam tarefas, automatizam ações, processos e são usados para acompanhar os resultados das empresas.

Além disso, após cada ação de divulgação, faça uma análise através dessas ferramentas, para entender o que gera vendas, taxas de conversão, ticket médio e a origem das visitas.

Ana Júlia Parreira

Estudante de Jornalismo e Redatora Estagiária do Ecommerce de Sucesso.

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Ana Júlia Parreira

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