Mercado de Ecommerce

Natal 2021: 49% dos Consumidores Pretendem Comprar em Marketplaces, Aponta Pesquisa

De acordo com uma pesquisa desenvolvida pela plataforma de análise de dados All In | Social Miner, 49% dos entrevistados afirmam que pretendem comprar presentes em marketplaces no Natal 2021. 

Além disso, 60% dos participantes contaram que os melhores preços são os que os fazem ter confiança e querer comprar nessas plataformas. 

(Imagem: Freepik)

O levantamento ainda aponta que 43% disseram que farão compras no Natal 2021, 19% estão comprando e 4% já adquiriram presentes. É válido ressaltar que muitos brasileiros aproveitaram as ofertas e o frete grátis oferecidos nos marketplaces durante Black Friday 2021 para antecipar os presentes de natal.

(Imagem: All In | Social Miner)

Sobre a quantidade de pessoas presenteadas, 23% contam que vão comprar produtos para mais de 5 pessoas

Já em relação ao valor total das compras natalinas, o relatório indica que o ticket médio vai subir, uma vez que 21% dos consumidores pensam em gastar mais de R$ 500 e 18%, R$ 201. E os entrevistados pretendem comprar produtos das seguintes categorias: 

  • Moda e Acessórios: 51%;
  • Brinquedos: 35%;
  • Beleza e Cosméticos: 34%;
  • Casas e Decoração: 21%;
  • Supermercado: 18%.

No que diz respeito aos meios de pagamento, o cartão de crédito (parcelado) é modalidade que 54% das pessoas pretendem usar. No entanto, o PIX cresceu 14 p.p. na comparação anual e 27% dos respondentes planejam utilizá-lo no natal deste ano.

(Imagem: All In | Social Miner)

Isso é relevante, pois cada vez mais companhias estão oferecendo a forma de pagamento instantânea. Como é o caso de marketplaces como Mercado Livre, Americanas, AliExpress e Shopee, que, em alguns casos, oferecem descontos em pedidos online pagos com PIX.

Lojas Físicas Também São Opção Para Consumidores

A pesquisa apresenta dados referentes ao comportamento dos compradores em relação ao varejo físico em todo o país, indicando que os indivíduos:

  • Vão pesquisar promoções em unidades físicas: 36%;
  • Pretendem comprar em espaços físicos: 45%.

Por último, o levantamento ainda analisa os motivos que levam à desistência dos compradores em fazer compras no Natal 2021. As principais causas apontadas nesse sentido são:

  • Preços muito altos: 57%;
  • Taxas de frete ruins: 46%;
  • Prazo de entrega ruins: 38%;
  • Falta de opções de produto (numeração, tamanho, cor): 33%.

Dessa forma, analisando o contexto dos marketplaces em específico, é notável que os brasileiros estão encontrando vantagens ao comprar nessas plataformas. Mas não só isso…

Circunstância similar acontece com os empreendedores, que encontram um forte potencial para alavancar seus negócios nesses canais. Isto é, com a alta demanda de consumidores, os sellers conseguem conquistar ainda mais compradores, principalmente os que já conhecem a reputação e engrossam a alta audiência dos marketplaces.

Redacao Ecommerce de Sucesso

Nós acreditamos que o empreendedorismo muda a vida das pessoas. Por isso, compartilhamos ideias de empreendimento, casos de sucesso, notícias inspiradoras e dicas para dar os primeiros passos no seu negócio, seja ele qual for.

Share
Published by
Redacao Ecommerce de Sucesso

Recent Posts

Ecommerce na Prática Lança ‘Jornada Loja Virtual do Zero’

Quem trabalha ou apenas acompanha o mercado de e-commerce sabe que o cenário atual nunca…

1 ano ago

Lojistas de Shoppings Pedem Redução de Funcionamento Diante ao Avanço da Ômicron

A Associação Brasileira dos Lojistas Satélites (Ablos) anunciou recentemente que levará um pedido aos shoppings…

1 ano ago

Twitter Inicia Testes de Reação em Vídeo e Foto Para Tweets

O Twitter iniciou recentemente a fase de testes de uma nova função para a rede…

1 ano ago

França Multa Google e Facebook Por Gestão de Dados de Usuários

A Comissão Nacional de Tecnologia da Informação e Liberdade (CNIL) da França multou recentemente o…

1 ano ago

Nubank Adere ao Pacto Global da ONU

A plataforma digital de serviços financeiros Nubank recentemente se tornou membro da Rede Brasil do…

1 ano ago

Uber Eats Encerra Entregas de Restaurantes no Brasil

A Uber anunciou nesta quinta-feira (6) o encerramento das entregas de restaurantes pelo aplicativo Uber…

1 ano ago