Consumidores Querem Antecipar Compras de Natal na Black Friday 2021

Última atualização em 22 de novembro de 2021 por Felipe Vannucci

Segundo pesquisa feita pelo Cuponomia, portal de ofertas e cupom de descontos, 6 em cada 10 consumidores querem antecipar as compras de presentes de Natal na Black Friday 2021. Isto é, um cenário que chama a atenção em meio à alta da inflação que já atinge 10,65% em 12 meses.

Além disso, um relatório feito pela Ebit | Nielsen indica que 40% dos compradores estão na expectativa de encontrar preços mais baixos no evento de ofertas

A intenção de compra teve um aumento de 31% para 33% na comparação anual. Também houve uma alta na porcentagem de indivíduos interessados em antecipar as compras para presentear outras pessoas, de 19% em 2020 para 23% este ano. 

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(Imagem: Freepik)

No que diz respeito às categorias mais procuradas pelos compradores, a de Eletrônicos ocupa o topo da lista, seguida por:

  • Eletrônicos (43% em 2020, 44% em 2021);
  • Eletrodomésticos (37% em 2020, 39% em 2021);
  • Casa e Decoração (29% em 2020, 30% em 2021);
  • Informática (29% em 2020, 29% em 2021);
  • Moda (27% em 2020, 28% em 2021);
  • Cosméticos e Perfumaria (21% em 2020, 24% em 2021);
  • Telefonia / Celulares (25% em 2020, 23% em 2021);
  • Livros (18% em 2020, 18% em 2021);
  • Games (13% em 2020, 15% em 2021);
  • Alimentos e Bebidas (12% em 2020, 14% em 2021).

Embora Alimentos e Bebidas esteja no final do top 10, a categoria ainda é uma das que mais desperta o interesse dos compradores. Segundo informações da Nielsen ao OGLOBO, 55% das compras devem ser direcionadas para bebidas alcoólicas. Os produtos mais vendidos desse segmento entre 1º e 18 de novembro de 2021 foram:

  • Vinho;
  • Cerveja;
  • Whisky.

É válido destacar que as bebidas são um dos produtos que mais contribuem com a inflação, com base em dados do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) do IBGE. A cerveja, por exemplo, teve um crescimento de 7,62% em 12 meses. As outras bebidas alcoólicas tiveram alta de 8,56% no mesmo período.

Diante disso, há fortes chances de os brasileiros fazerem compras online para aproveitar os descontos em produtos consumidos em festas de fim de ano. Por exemplo, Natal e Ano Novo, a fim de fugir da alta de preços. 

De acordo com Keine Monteiro, Gerente de Inteligência da Nielsen, o consumidor moderno encontra vantagens pontuais ao fazer compras pela internet:

“Isso com certeza mexe no bolso do consumidor. Ele vai para o on-line porque consegue comparar preços e itens, e ainda consegue obter o produto muitas vezes com frete grátis, o que é um grande impulsionador de vendas. É o momento em que ele consegue economizar e fazer uma compra consciente”, explica.

Na prática, o ambiente digital é mais propício para o comprador fazer análise de preços e ter acesso a benefícios exclusivos, como entrega gratuita e cashback. Principalmente durante a semana da Black Friday, que é um dos momentos mais lucrativos do ano para o Ecommerce global.

15% dos Consumidores Começaram a se Programar Para a Black Friday com 1 mês de Antecedência 

O levantamento ainda aponta que 89% dos consumidores devem comprar online na Black Friday. Ou seja, uma porcentagem significativa considerando que o Ecommerce nacional ganhou força em 2020 e passou a fazer mais parte dos hábitos de consumo dos brasileiros.

Em relação ao planejamento para o evento de ofertas, 27% dos compradores já começaram a programar as compras desde setembro. Isto é, no mês em que a Ebit | Nielsen realizou as entrevistas com os consumidores:

  • Já começou (27%);
  • Não planejo (26%);
  • 1 mês antes (15%);
  • 3 meses antes (9%);
  • 1 semana antes (9%);
  • 2 meses antes (7%);
  • No dia (5%).

Independentemente do prazo, é notável que a Black Friday 2021 é uma data muito aguardada por consumidores e também pelos empreendedores que comercializam produtos online. Especialmente os lojistas que anunciam itens com maior intenção de compra, como eletrônicos e eletrodomésticos…

Logo, os empresários devem se planejar com o máximo de antecedência possível para alertar aos compradores sobre as ofertas que estão por vir. Afinal, muitos brasileiros pretendem comprar pela internet durante a Black Friday e ainda aproveitar a data para antecipar as compras de presentes de natal.

Por esta razão, o evento de ofertas é o ideal para colocar em prática as promoções mais atrativas a fim de atrair um alto volume de compradores e, consequentemente, alavancar as vendas do seu negócio durante o final do ano.

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